Ensino Médio Técnico: O IFSC está com inscrições abertas

Ensino Médio Técnico: inscrições terminam nesta segunda

Ensino Médio Técnico: O IFSC está com inscrições abertas

O IFSC está com inscrições abertas até 14 de maio para cursos técnicos gratuitos. São 494 vagas para o Ensino Médio Técnico nas cidades de Florianópolis, Gaspar, Jaraguá do Sul, Chapecó, Joinville e São José. Para o Câmpus Itajaí, além de 75 vagas para os cursos técnicos integrados, também estão abertas 120 vagas para cursos técnicos concomitantes e subsequentes ao Ensino Médio.

Processo Seletivo

O processo seletivo para os cursos é por meio de exame de classificação a ser realizado em 10 de junho, com exceção dos cursos do Câmpus Itajaí em que a seleção será por sorteio público. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet no Portal de Inscrições. Quem não tiver acesso a um computador com internet, pode ir a um dos câmpus do IFSC, onde há telecentros disponíveis para a realização das inscrições (veja horários e endereços nos editais).

Para os cursos em que a seleção é por meio de prova, há uma taxa de inscrição de R$ 55,00 que deve ser paga até 15 de maio.

Para saber mais, clique aqui.

 Alunos com deficiência

A Coordenadoria de Ações Inclusivas do IFSC, atenta às necessidades de alunos com deficiência, está auxiliando alunos cegos ou com baixa visão a terem acesso ao material didático adaptado. A Reitoria dispõe de uma impressora com um software específico para escanear livros em um formato que possa ser lido por softwares de leitura para cegos. O primeiro livro acessível já foi produzido, a partir de demanda de uma aluna da especialização (veja depoimento).

Número de Alunos

A coordenadora de Ações Inclusivas, Ivani Cristina Voos, explica que vem crescendo o número de alunos com deficiência no IFSC. Atualmente, são 159 alunos atendidos pelos Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napnes) dos câmpus. Somente de deficientes visuais são duas pessoas com cegueira, 18 com baixa visão e dois surdocegos. Por isso a preocupação em desenvolver ações para este público, em especial o material didático adaptado.

“Se para uma pessoa vidente retirar um livro na biblioteca para pesquisar é algo corriqueiro e de fácil acesso, as pessoas com deficiência visual ainda enfrentam dificuldades. Grande parte das editoras ainda não disponibilizam ou comercializam livros no formato acessível. Desde a chegada desses alunos CAI e a Diretoria de Assuntos Estudantis tem recebido muitos chamados dos câmpus para assessorar o processo de inclusão”, explica Ivani. Segundo ela, a produção do primeiro livro acessível representa um passo importante na inclusão de alunos com deficiência visual.

Alunos do IFSC que queiram obter os livros em formato acessível podem entrar em contato com a Coordenadoria de Ações Inclusivas pelo e-mail cai@ifsc.edu.br ou telefone (48) 3877 9019.

inscrições para o Sepei 2018

Terça-feira (15) inicia o prazo de inscrições para o 7º Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do IFSC (Sepei 2018) . Com o tema “ConsCiência: a escola que transforma”, o evento acontece de 18 a 20 de setembro, aberto à comunidade externa, com o objetivo de divulgar as experiências práticas e os resultados, bem como as tendências na área da inovação tecnológica, desenvolvidos pela comunidade acadêmica do IFSC nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. As inscrições estarão abertas até 2 de julho.

O Sepei 2018 será realizado no Câmpus Florianópolis-Continente e reunirá relatos de experiências nas modalidades “apresentação oral” e “mostra digital de pôster”. Para integrar as abordagens e promover reflexões e troca de experiências, o evento reunirá resumos expandidos dos trabalhos em quatro Divisões Temáticas (DT): Formas de comunicar, discursos, movimentos culturais e mediação educacional; Meio ambiente, tecnologias e os desafios à sustentabilidade no contemporâneo; Desafios educacionais no Brasil de hoje, inovação didática e fazer profissional inclusivo; e Processos produtivos, tecnologias e tendências para o presente e o futuro.

Cada câmpus contará com um estande para exposição de sua atuação enquanto unidade de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Para saber sobre submissão de trabalhos e outros detalhes do evento, acesse https://bit.ly/2KfO490

Ferinhas da Matemática

Três alunos do Câmpus Xanxerê foram premiados na Olimpíada Canguru de Matemática de 2018. A prova é realizada todos os anos, no mês de março. Neste ano, mais de 2 mil escolas e quase 330 mil alunos participaram da competição no Brasil. Em todo o mundo, mais de 80 países se inscreveram.

Os alunos do câmpus participaram do Nível J (1º e 2º anos do Técnico Integrado) e estudam no Ensino Médio Técnico oferecido gratuitamente pelo IFSC em Xanxerê. Uma medalha de prata foi conquistada pelo aluno Felipe Lorenzzon; uma medalha de bronze por Gabriel Gois e uma menção honrosa pelo estudante Jonas Fontanella Moroso.

Felipe estuda no Ensino Médio Técnico em Alimentos e começou a gostar das disciplinas Exatas na infância. Apegou-se por Física e Matemática e recentemente inclusive conquistou a medalha de ouro na etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas e a prata na etapa nacional. “A Física e a Matemática me auxiliam a pensar, entender e resolver problemas”, afirma o aluno.

O professor de Matemática do Câmpus Xanxerê Daniel Ecco conta que os alunos do câmpus já participavam da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e inclusive alguns já foram premiados. Mas na Canguru de Matemática foi a primeira vez que o câmpus foi inscrito, participou e já conseguiu premiações.

Incentivo

Para obter resultados positivos, o incentivo dos professores tem sido fundamental para a participação dos alunos do IFSC nas competições. O próprio professor Daniel, além de incentivar os alunos do câmpus, desenvolve um projeto de preparação para as Olimpíadas de Matemática especificamente na Escola Municipal Dom Bosco de Xaxim (SC). “Esta escola também participou pela primeira vez da Canguru de Matemática (alunos de sexto ao nono ano) e obteve um ouro, uma prata e um bronze”, conta.

Já as professoras de Matemática Rosângela Ramon e Aline Marca possuem um projeto para preparação dos alunos do câmpus e de outras escolas públicas de Xanxerê.

Saiba mais em https://bit.ly/2KVPoij

Câmpus São Carlos faz parceria com escolas para desenvolver 
projeto Protagonismo Infanto-Juvenil

O Câmpus São Carlos e a Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria de Educação, realizaram uma parceria através do projeto de extensão “Protagonismo Infanto-Juvenil”, que pretende estimular o desenvolvimento de projetos já existentes nas escolas.

O projeto terá duração de 10 meses e a partir deste estímulo ao longo de todo o ano, os alunos das escolas participantes apresentarão o resultado dos projetos no Instituto Federal, durante a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCT), no mês de outubro.

A iniciativa nasceu ainda em outubro do ano passado, quando o professor do IFSC Felipe Schmidt procurou a Secretaria de Educação. Após as conversas, a parceria foi definida para ocorrer em quatro escolas participantes do Programa A União Faz a Vida – PUFV: Padre Jorge Annecken de Bela Vista; professor Mario Xavier dos Santos de São João; Nicolau Gouverneur de Pratas; e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV.

Garopa Literária acontece na próxima semana

com programação totalmente gratuita

Já está na agenda: 14 a 18 de maio, acontece no Câmpus Garopaba a 2a edição do Garopa Literária. Nomes como Fabrício Carpinejar; Valéria Lamego, vencedora de mais de 20 prêmios literários; Carlos Henrique Schroeder, Santiago Nazarian, Daniel Galera, Thalita Coelho, Rossano Lopes Bastos, superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) na região sul do país, e o escritor gaúcho Paulo Scott, que ministrará uma oficina de criação literária para iniciados e não iniciados, estão confirmados entre outros destaques do evento.

O Garopa Literária de 2018 tem como tema a Diversidade e terá uma programação, totalmente gratuita, ainda mais extensa e abrangente que a edição passada. Neste ano novamente acontecerão oficinas de escrita criativa, com Paulo Scott e Thalita Coelho, sendo esta última direcionada só para mulheres. Representantes da literatura indígena, negra, LGBT, escritoras falando do lugar de fala da mulher na literatura estarão presentes.

Criado pela atriz e dramaturga Morgana Kretzmann, o Garopa Literária conta com apoio institucional do IFSC Câmpus Garopaba, através da reitora Maria Clara Kaschny Schneider, da diretora do Câmpus, professora Sabrina Villela Pacheco, e do coordenador do curso Superior de Gestão Ambiental, professor João Henrique Quoos.

Leia Também

Senado aprova a divulgação detalhada de tarifas de concessionárias na internet

Sistema de Ensino deve sofrer mudanças em todo o País até 2020

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *