Centro de Inovação de São José- Divulgação Folha de Santa Catarina

Centro de Inovação de São José terá início das atividades neste semestre!

São José terá um novo Centro de Inovação da ACATE em 2019

Espaço será inaugurado no primeiro semestre deste ano e ficará localizado na Avenida Presidente Kennedy, no bairro Campinas.

A cidade de São José se prepara para entrar na rota nacional do mercado de inovação e tecnologia a partir do primeiro semestre de 2019 com a inauguração do novo Centro de Inovação com o selo de qualidade da ACATE (Associação Catarinense de Tecnologia), uma das maiores fomentadoras de inovação do Brasil. A iniciativa faz parte da gestão estratégica da prefeita Adeliana Dal Pont que junto à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, busca voltar os esforços para desenvolvimento do Ecossistema de Inovação local.

As primeiras ações para o desenvolvimento do espaço no Município vieram em 2017, com os eventos realizados pela Prefeitura de São José, como Meetups, Cursos, Palestras, Startup Weekend, Hackathons, entre outros com o intuito de conhecer os players locais de inovação e tecnologia, e criar redes de colaboração e desenvolvimento de políticas públicas de inovação na cidade.

“Em paralelo a todo esse movimento, a prefeitura tratou de buscar os parceiros estratégicos para investir e operar um Centro de Inovação, um ambiente que terá, por exemplo, a instalação de startups, incubação e aceleração de novos negócios, laboratórios de inovação, laboratório de prototipagem, realização de eventos e muito mais”, explica o secretário de Desenvolvimento, Waldemar Bornhausen Neto.

Um dos destaques dentro do Centro de Inovação será a instalação do projeto Link Lab, da ACATE. Este é um laboratório de inovação aberto que conecta grandes empresas tradicionais com startups inovadoras em um mesmo ambiente, e permite a troca de experiências, realização de negócios e desenvolvimento conjunto. Das grandes empresas patrocinadoras do Link Lab, oito já estão confirmadas no Centro de Inovação, como a Intuitiva Digital; Koerich;Centro de Inovação-Divulgação Folha de Santa Catarina

“Nos próximos meses enquanto as obras de instalação do Centro de Inovação acontecem, será o momento de abrir inscrições para startups interessadas em participar do projeto, afinal 2019 será um grande ano para o mercado de inovação em São José”, enfatiza Waldemar.

Responsável por administrar o espaço, a ACATE vai contar com salas para locação, ambientes para palestras e coworking, que é uma tendência que permite aos profissionais independentes, de diferentes empresas, freelancer estartups, trabalharem em um ambiente inspirador, movimentando também o entorno do Centro de Inovação.

O vice-presidente de Mercado da ACATE, Silvio Kotujansky, conta que desde 2015, a associação possui um centro de inovação inédito em Santa Catarina, localizado em Florianópolis. O Centro de Inovação Primavera ampliou a visão do grupo e, desde então, ao desenvolver os projetos dos centros, pensam na estrutura do espaço. “A importância dos centros e habitats, que são componentes importantes para promover a inovação, sendo construídos em locais estratégicos da cidade, são importantes para a criação deste Centro de Inovação em São José, pois nosso objetivo é desenvolver o ecossistema de Santa Catarina, apoiando os empreendedores, criando oportunidades e gerando economia. E cada região tem suas vocações, assim, estaremos trabalhando com a cidade para acelerar a economia dessas vocações”, pontua Silvio.

O Centro de Inovação ACATE São José será instalado na Avenida Presidente Kennedy, no bairro Campinas, ao lado da concessionária Ford Dimas que é a principal investidora do projeto.

“Estamos focados em trazer novas ideias e tecnologia para o nosso mercado nos últimos anos, e quando a prefeitura abriu a oportunidade da criação do Centro de Inovação, o grupo Dimas aceitou fazer parte deste projeto, pois a interação com outras empresas e o cenário de inovação permitem trocas de experiências, que são boas para o grupo, e também para ingressar no ecossistema local”, conta o gerente de Marketing do grupo Dimas, Edson Santana.

Imagens: Divulgação Secom/PMSJ- EdiçãoFolha de Santa Catarina

Governo deSanta catarina Prevê fim do uso de papel

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *