Floripa de frente para o Mar com o projeto do Parque Urbano e Marina

Floripa de frente para o Mar com o projeto do Parque Urbano e Marina

O Parque Urbano e Marina Beira Mar trará para espaço de lazer mais utilizado pelos florianopolitanos novas possibilidades de usos e espaços para a prática de esporte, lazer e contemplação. Totalmente executado com recursos privados a partir da concessão do espaço a empresas privadas, o Projeto Parque Urbano e Marina Beira Mar surgiu de uma manifestação das entidades empresariais de Florianópolis que entregaram estudos que mostravam a viabilidade inicial do empreendimento. A partir de então a Prefeitura Municipal avaliou a pertinência da proposta e instaurou um Procedimento de Manifestação de Interesse ( PMI) para ter mais informações sobre a viabilidade do projeto.

A área contará com um parque urbano público, de convivência, com espaço para a realização de eventos, estacionamento de veículos, quiosques, área de lazer e espaço para práticas esportivas que envolvam o mar. Haverá a integração de modais, já que a parte de marina abrigará vagas molhadas destinadas ao uso público, sendo uma parte designada a uma futura instalação de transporte náutico e na Avenida Beira Mar Norte está em implantação o BRT – Bus Rapid Transit.

Objetivos

  • Implantação de Parque Urbano e Marina na Avenida Beira Mar Norte e através dele:
  • Resgatar a relação da Cidade com o Mar;​
  • Ampliar as opções de lazer na região de maior densidade demográfica da cidade;​
  • Gerar de empregos e oportunidades com os novos negócios a serem implantados
  • Favorecer o desenvolvimento náutico do Município;​
  • Promover a integração de modais de transporte, como os futuros BRT e transporte marítimo;
  • Incrementar o turismo;
  • Atender a demanda reprimida por este tipo de equipamento que hoje não existe na cidade;​
  • Fortalecer as atividades econômicas existentes no entorno como estabelecimentos​ comerciais, educacionais, de hotelaria, serviços e gastronomia.
  • Plano de Ordenamento Náutico de Florianópolis ressalta a condição física da costa oeste como seu principal atributo para a instalação de empreendimentos náuticos. A linha da costa nesta região é derivada de intervenções humanas com aterros e enrocamentos, configurando um sítio com menores interferências no meio ambiente, bem como menos impactos ambientais e conflitos;
  • Estudos Geofísicos, Batimétricos e Geotécnicos indicaram a área proposta como a mais apta da região para a implantação do Parque e Marina, visto a inexistência de rochas e calado mais profundo, exigindo menos dragagens;​
  • Pelo público a que atende diariamente a estrutura de lazer da Beira Mar Norte demanda da criação de uma área mais ampla para a disposição de uma maior variedade de atividades esportivas e de recreação, já prevista pelo IPUF em projeto desde a década de 90.
  • As primeiras descrições sobre a Ilha de Santa Catarina, onde localiza-se grande parte do Município de Florianópolis, vieram de navegantes que por muito tempo utilizaram-na como base em suas expedições para o sul do continente. Sua importância estratégica como ponto de atracação e abastecimento provocaram a fundação de um povoado, que posteriormente se tornou Vila, Capitania e finalmente Município. Durante séculos a principal atividade econômica da cidade foi baseada em sua relação com o mar e especialmente com a navegação. Navegação essa por várias motivações: por expedições, para pesca, como exportador dos produtos do interior do Estado, como ligação entre as freguesias do interior da Ilha e com o continente. A região onde será implantado o Parque Marina Beira Mar era povoada de barcos, trapiches e vida relacionada ao mar até os aterros necessários a construção do sistema viário da Avenida Beira-mar Norte. 
    LOCALIZAÇÃO
    A área indicada para a execução do Parque Urbano e Marina localiza-se na Avenida Rubens de Arruda Ramos – Beira Mar Norte, bairro Centro, em Florianópolis,entre as coordenadas 27°35’10.27″S e 48°33’13.31″O, iniciando onde hoje encontra-se a Praça de Portugal, estendendo-se até a Praça do Sesquicentenário. Em direção ao mar adentra por cerca de 315 metros, com profundidades médias variando de 1,5 a 4 metros.
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