A influência das cores nas nossas emoções - rosélia costa - colorismo

A influência das cores nas nossas emoções

Rosélia Costa

Especialista em Coloração

Escola de Colorismo Capilar

A natureza revela cores diferentes para cada estação do ano: primavera, verão, outono e inverno, assim já afirmava Itten, artista e professor da escola de artes Bauhaus. Você sabia que também nasceu com uma harmonia cromática natural entre a cor da pele, olhos e cabelo? E que existem cores que valorizam você e outras que te deixam com um ar de cansada ou pálida? A cor do seu cabelo, roupas e acessórios devem combinar (semelhança) ou contrastar (oposição) com o seu tom de pele e olhos.

A cor é uma sensação. Ela exerce grande influência nas nossas emoções e por isso é um fator importantíssimo na construção da imagem pessoal, junto com a forma e a textura. A maneira como você usa seus cabelos orquestrando estes três elementos e a escolha do tipo de harmonia cromática revela muito sobre você!

Assim como um músico usa as notas para compor uma música, o colorista capilar usa o círculo cromático capilar e as harmonias das cores (monocromática, análoga, complementar, triádica e tetrádica) para criar uma imagem personalizada para sua cliente.

Sua imagem pessoal revela sua identidade, e os cabelos hoje, mais do que nunca, ganharam uma importância muito maior do que apenas ser a moldura do rosto. Por muitas vezes, ele rouba a cena.

Conscientemente ou de forma intuitiva percebemos que uma pessoa que usa os cabelos curtos e coloridos de vermelho vivo é ousada, com muita atitude e faz questão de ser vista. Ela é como uma música vibrante e com ritmo quente. Quando vemos uma pessoa com cabelos loiros, longos e ondulados percebemos que é romântica e com grande poder de sedução. Ela é como uma música doce e apaixonante. Já ao ver uma pessoa com os cabelos naturais e castanhos pensamos ser ela bem tradicional, resistente a mudanças, e confiante. Ela é como uma música clássica. Falam por aí que “Os homens fogem das mulheres ruivas, desfilam com as loiras e casam com as morenas” (risos).

Brincadeiras à parte, mas, o fato é que, na psicologia, as cores quentes como vermelho, cobre e dourado sugerem luz, calor, fogo e sensualidade. Além disso, proporcionam uma sensação de atividade e dinamismo, assim como as músicas mais alegres. As cores frias como o cinza (azul), mate (verde) e o irisado que estão associadas ao frio e à água, transmitem a sensação de conforto, tranquilidade, maturidade e mistério, assim como as músicas mais introspectivas. Já as cores neutras como os castanhos, marrons e beges expressam estabilidade, maturidade, conforto, e simplicidade, assim como a música ambiente.

É importantíssimo saber escolher a cor do cabelo, roupa e acessório, que melhor combina com o tom de pele e olhos, e  principalmente que expresse a mensagem que você quer passar com o seu visual.  Cores que não combinam com sua harmonia cromática natural podem deixá-la com um aspecto de cansada, abatida e sem brilho. Quando as cores escolhidas estão adequadas com sua harmonia cromática natural você parecerá mais saudável, bela e poderosa.

Experimente fazer suas combinações cromáticas livre, respeitando sua intuição e seu gosto próprio. Caso não saiba quais as cores que lhe favorecem, procure um profissional colorista capilar para fazer uma consultoria e descobrir quais as cores que farão você ganhar muitos elogios e se sentir maravilhosa e em sintonia consigo mesma!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *