Celesc e EDP apresentam investimento de R$ 1,2 bi em SC

Representantes do Consórcio Aliança, formado pela Celesc e a EDP Energias do Brasil, realizam encontros com prefeitos das 28 cidades catarinenses por onde passará o traçado de cinco novas linhas transmissão e uma subestação a serem construídas em Santa Catarina. O empreendimento representa um dos maiores investimentos na expansão do sistema elétrico catarinense.

O diretor de Geração, Transmissão e Novos Negócios da Celesc, Ênio Branco, é quem tem liderado as visitas às prefeituras, juntamente com diretores da EDP, para apresentar os detalhes do projeto, que está em fase de licenciamento ambiental. Os encontros envolvem municípios do Planalto Serrano, Sul catarinense e Grande Florianópolis.

Orçadas em R$ 1,265 bilhão, as obras estão previstas para iniciar em agosto deste ano e finalizarem após 24 meses. O pacote inclui a construção de cinco trechos de linhas de transmissão de energia com mais de 480 quilômetros de extensão, além de uma subestação 525/230kV em Siderópolis. De acordo com o presidente da Celesc, Cleverson Siewert, o objetivo é melhorar a confiabilidade da rede básica nas regiões Sul e Extremo-Sul catarinense, criando uma nova conexão com o Sistema Interligado Nacional e reduzindo, inclusive, a dependência do despacho térmico local para o fornecimento de energia.

A participação da Celesc no leilão foi baseada nas diretrizes do Plano Diretor da companhia. Conforme explica Siewert, por meio de novos negócios, a Celesc pode criar alternativas de receita sem “depender apenas e tão somente da distribuição, que hoje responde por 97% do seu faturamento”.

Obras a serem executadas:

São três Linhas de Transmissão de energia em 525 mil volts, ligando:

  • Abdon Batista – Siderópolis 2, com 261 Km;

  • Biguaçu – Siderópolis 2, com 149 Km; e

  • Campos Novos – Abdon Batista, com 39 Km.

Mais duas Linhas de Transmissão de energia em 230 mil Volts entre:

  • Siderópolis 2 – Forquilhinha, com 28 Km; e

  • Siderópolis 2 – Siderópolis, com 7,5 Km

Além da uma subestação de 525/230 mil Volts em Siderópolis 2.

Informações adicionais para a imprensa
Lau Macarini
Assessoria de Imprensa
Centrais Elétricas de Santa Catarina S.A. – Celesc
E-mail: laumacarini@celesc.com.br
Atendimento 24h: 0800-480120
Site: www.celesc.com.br

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *