JAPÃO CONHECE A FORÇA DO TURISMO BRASILEIRO
O apoio institucional do Instituto Brasileiro de Turismo foi fundamental para a participação e a exposição durante a JATA Tourism EXPO Japan. O evento aconteceu na capital do país, Tóquio. Nos dois dias subsequentes ao evento, foram promovidos roadshows em duas das mais importantes cidades japonesas: Nagoya e Osaka. A Embratur marcou presença para apresentar seu trabalho de promoção, que tem o objetivo de atrair mais turistas para o Brasil. Cerca de 50 agentes de viagens, operadores de turismo e profissionais do segmento MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions, em tradução livre: Reuniões, Incentivos, Conferências e Exposições) se reuniram em cada cidade, com o intuito de aprofundar seus conhecimentos e criar oportunidades de novos negócios.
O país asiático é considerando um mercado promissor, uma vez que, somente em 2017, destinou mais de 60 mil turistas ao Brasil. De acordo com o Panorama de Comercialização da Embratur, material que apresenta a percepção do trade turístico internacional em relação ao receptivo brasileiro, no Japão, há poucos dias de férias, por isso, eles consideram que as viagens de longa distância ficam mais difíceis. Além disso, em janeiro deste ano, os turistas japoneses passaram a poder emitir os vistos de entrada no Brasil de maneira eletrônica. No terceiro trimestre de 2018, o crescimento nas solicitações de vistos deste país cresceu 12%, em relação ao mesmo período do ano passado.
FESTIVAL JPA NA FIT ARGENTINA
Breno Mesquita, Diretor do Festival JPA
Após o encerramento da 46ª ABAV EXPO e 50ª ENCONTRO BRAZTOA, os diretores do maior festival de turismo do Norte/Nordeste do Brasil levantaram voo para Buenos Aires onde participaram da Feira Internacional de Turismo que aconteceu entre os dias 28 e 29 de setembro em Buenos Aires Argentina. Segundo Claudio Jr; “A feira foi excelente e estreitamos ainda mais nossos laços de amizade com nosso país vizinho, que estará com um estande de m² em nosso festival que acontece entre nos dias 19 e 20 de outubro na capital paraibana”.
Clique na Imagem para ampliá-la
Ainda segundo Claudio Jr; “Somente a Secretaria de Turismo de Ushuaia, através do seu Secretário de Turismo José Luis Recchia está trazendo 10 e isso pode aumentar, empresários do trade de turismo fueguino. O voo direto entre Buenos Aires/João Pessoa tem fortalecido imensamente o turismo na Paraíba e na Argentina. Nós temos um produto fenomenal, o sol, isto é, verão o ano todo e Ushuaia tem a melhor temporada de neve e a melhor estação de esqui da América latina e, no verão costumam receber mais de 400 cruzeiros. Vale comentar que Ushuaia ainda promoverá durante a feira, dia 18, um evento gastronômico”.
Tambaú Hotel – João Pessoa – PB
TRADE ARGENTINO
Falando nisso, a Embratur apresentou na FIT, os novos produtos digitais do instituto voltados tanto para o público final, quanto para o trade internacional. O primeiro deles é o Visit Brasil Market Place, plataforma que pode ser considerada a versão digital das feiras de turismo tradicionais. As outras novidades são dois portais – Parques Temáticos e Surf Brasil, que trazem dados segmentados para os turistas argentinos, e de todo o mundo, que desejam obter informações sobre os dois nichos específicos. O encontro contou também com a presença do representante da Embaixada Brasileira em Buenos Aires, Maurício Bernardes. As três novas ferramentas digitais da Embratur podem ser acessadas pelos endereços eletrônicos: Parques temáticos: http://themeparks.visitbrasil.com/ Surfe Brasil: http://surf.visitbrasil.com/ Visit Brasil Market Place: http://marketplace.visitbrasil.com/.
Cilene del Faro – A casa dos brasileiros na Terra do Fogo
TEMPORADA DE VERÃO EM USHUAIA
Falando nisso, a temporada de inverno (ainda segue nevando em Ushuaia) só termina em 21 de outubro, quando então a cidade já está pronta para o verão, que é fantástico com suas temperaturas amenas. Uma delícia ! Além dos pinguins, a natureza cinematográfica, a espetacular Laguna Esmeralda, começa também a temporada dos cruzeiros, onde mais de 450 deles são esperados. Durante o verão, os dias chegam a ter até 17 horas de sol. Isso mesmo! É comum amanhecer por volta das 5hs e o sol só ir embora pelas 22hs.
Clique na imagem para ampliá-la
Para quem gosta de claridade, essa é a temporada ideal, mas vale lembrar que mesmo com sol, não vai estar tão calor! No verão além dos brasileiros que chegam de carros, motos e até de bike, Ushuaia atrai pessoas do mundo inteiro e pelas ruas você vai ver muita gente, de diferentes lugares e costumes, e ter a chance de conhecer um pouco de cada lugar, caso faça amizade com essas pessoas. A Criollos Turismo é quem recebe toda essa gente. A equipe de Ushuaia depois do Festival JPA e Nordeste, desembarca em Florianópolis (Novembro) e daqui segue para Gramado, para o FESTURIS, o último festival do ano na cidade mais charmosa do Brasil.
SALÃO PARANAENSE DE TURISMO
E 2019 o trade já tem data marcada para se encontrar no 25º Salão Paranaense de Turismo que já tem data confirmada para a para os dias 3 e 4 de maio, em Curitiba. O encontro compreende a uma feira de exposições, programação com qualificação profissional, além de eventos sociais e paralelos. Vale destacar que a feira será realizada no Expo Unimed Curitiba, situado na Avenida Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 – Campo Comprido. O evento é organizado e promovido pela Associação Brasileira das Agências de Viagens do Paraná (Abav-PR).
INFINITY BLUE
Não passaram nem três meses e o Eduy de Azevedo não é mais o diretor geral do Infinity Blue Resort em Balneário Camboriú (SC). O que a Embraed pretende? Tinha a frente Alberto Cestrone e uma super equipe que definitivamente colocou o resort no mapa dos melhores resorts do Brasil. O que de fato está acontecendo é que o setor financeiro da Embraed está controlando o resort. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa e, segundo o Grupo Embraed, a decisão foi tomada “Devido a divergências com as políticas financeiras do grupo”. Proprietário do meio de hospedagem desde 2011, o Grupo Embraed garantiu que o projeto de retrofit em andamento segue inalterado, apesar da modificação na liderança.
“A mudança na gestão da diretoria geral do Resort se realizou devido a divergências com as políticas financeiras do grupo. Diante de nossos planos já estabelecidos, diz a nota divulgada pela companhia”. Vale ressaltar que não é um fato pontual, mas a repetição do mesmo fato. Antes de chegar ao Infinity Blue, Azevedo atuava na CVC Corp. Antes ainda, exerceu funções de liderança em redes e hotéis como Blue Tree Hotels, Tivoli, THG (Transamérica Hospitality Group), Sauipe Hotéis & Resorts e Il Campanário Villagio Resort.
BETO CARRERO WORLD
Por conta do momento delicado que se encontra a economia argentina, o Beto Carrero decidiu realizar uma ação exclusiva neste mercado. O parque está com condições especiais até o dia 31 de outubro, praticando tarifa de média temporada durante o verão para os operadores que comprarem de forma antecipada. O ingresso passa de 1.650 para 1.350 pesos para quem adquirir de forma antecipada para o verão. A estratégia está totalmente ligada a uma maior penetração de mercado, o que depende de parcerias com as operadoras. O mercado argentino ama o Brasil e a equipe do parque esteve recentemente em Salta, Tucumán e Córdoba, além de terem realizado, ações no Uruguai, Paraguai, Chile, Peru e Bolívia. Possuem uma agenda muito forte junto a mercados que possam lhes dar sustentabilidade não só no verão, mas durante o ano inteiro. De fato, o parque tem batido do recordes de público constantemente.
Pensou em reformar? Tudo o que você precisa para construir/reformar sua pousada/hotel/resort, vale a pena no mínimo, consultar
VILLA FRANCIONI TEM RÓTULOS PREMIADOS
A vinícola catarinense Villa Francioni, comemora a participação na 7ª edição da GRANDE PROVA VINHOS DO BRASIL, que colocou em evidência na Categoria Ouro, três vinhos de seu portfólio: Os tintos Villa Francioni – safra 2011, Villa Francioni Francesco – safra 2013 e Villa Francioni Rosé – safra 2017. Os rótulos produzidos em Santa Catarina foram avaliados num universo de mais de 870 vinhos de várias regiões do país. Promovido pelo Grupo Baco, a cerimônia de entrega dos prêmios, certificados e medalhas, aconteceu durante a Wine South America – Feira Internacional do Vinho, realizada em Bento Gonçalves no Rio Grande do Sul.
A presidente do Conselho da Villa Francioni, Daniela Borges de Freitas, acompanhada pelo enólogo Nei Rasera e pelo gerente comercial Batista Mendes Torres, marcaram presença. O resultado consolidado de todas as categorias será publicado no Anuário Vinhos do Brasil 2018/2019, junto com o panorama do setor, tradicionalmente divulgado no início do ano. Confira detalhes da premiação conquistada pelos 3 rótulos produzidos pela Villa Francioni: Tinto Cortes villa Francioni 2011, Tinto Cortes villa Francioni Francesco 2013 e Villa Francioni Rosé 2017. Confira a ficha técnica de cada vinho premiado pelo site: www.villafrancioni.com.br.
CAFÉ CULTURA FLORIPA
Esse café de Floripa será a Starbucks brasileira? Com este título, a Revista Exame publicou na sua versão on line uma extensa reportagem sobre a rede de franquias Café Cultura, de Florianópolis. Assinada pela jornalista Lucas Amorim, o texto destaca a história da marca, sua impressionante história de sucesso e o arrojado plano de expansão para todo o país. A matéria numa das mais conceituadas revistas de economia e negócios do país mostra o interesse que o Café Cultura está gerando na grande mídia nacional e também por parte de investidores e empreendedores.
Foto: Michel Téo
O repórter conta a saga dos empresários radicados em Florianópolis que são os responsáveis pela empresa, uma rede fundada em 2004 e atualmente com 11 unidades em Santa Catarina. O grupo reúne os fundadores, a mineira Luciana Melo e o californiano Joshua Stevens; e três veteranos do mercado de franquias, Carlos Zilli, Nanina Rosa e Cecilia Rosa, ex-sócios da rede varejista Imaginarium. “A marca já tinha uma reputação construída, e cada vez mais pessoas buscavam um lugar para sentar, ligar o computador, trabalhar, bater papo”, diz Zilli. “Pensamos num negócio em que as pessoas venham e fiquem, se sintam em casa”, explica Zilli, de olho na explosão dos coworkings no Brasil.
Foto: Michel Téo
“Queremos aproveitar esse Brasil mais conectado com o mundo, e que ainda não tem uma rede de cafés nacional”, diz Zilli. Em março, a empresa inaugurou o que considera um marco de sua expansão, uma loja âncora de 700 metros. E o plano é ambicioso: 200 lojas em cinco anos (a Starbucks opera hoje com 112 unidades). “Nosso desafio é levar essa atmosfera descontraída para lojas de vários tamanhos, em várias cidades”, diz Zilli. Se o plano sair como o planejado, ele prevê a abertura de um centro de distribuição e de uma indústria de torrefação. Está nos planos também a venda de seus cafés em supermercados e empórios especializados. Confira aqui a matéria na íntegra.
OLIVOTURISMO EM GRAMADO
É em meio a área rural de Gramado, na Linha Nova, que o primeiro parque de olivocultura do Rio Grande do Sul abre suas portas para uma experiência inédita no estado. Cercado pela mata nativa acima do cânion da Pedra Branca e a apenas 14km do centro da cidade, o Olivas de Gramado reúne em um mesmo empreendimento turismo rural, fazendinha, pomar, horta orgânica, bistrô, loja com grife exclusiva e uma experiência completa em torno da olivocultura com visita à plantação de oliveiras, degustação e tour pela fábrica de azeite.
São mais de 150 hectares com 10 mil mudas de oliveiras plantadas de seis diferentes variedades em uma das vistas mais arrebatadoras da região. Localizado na área rural de Gramado, o Olivas de Gramado resgata os hábitos, paisagens e a identidade do estilo de vida do interior justamente onde a cidade, que hoje é considerada o segundo melhor destino do Brasil, teve origem. O Olivas de Gramado apresenta atrações variadas para contemplar seus dois principais conceitos: rusticidade e sofisticação.
Além de vivenciar de perto todo o processo de produção do azeite de oliva, desde a plantação ao envase, quem visitar o empreendimento poderá desfrutar ainda de passeios pelo parque entre pomares com 100 espécies de árvores frutíferas nativas e exóticas, horta orgânica, viveiro de plantas, fazendinha com animais de pequeno porte como mini vaca, mini porco, pônei, patos e ovelhas, e ainda fazer piqueniques, trilhas e passeio de jardineira. Um dos principais atrativos turísticos ao redor do mundo, a gastronomia terá um espaço de destaque. O ousado projeto está em fase final de implantação e deverá estar aberto ao público até o fim de 2018.
BELLA DA SEMANA