O Instituto Brasileiro do Turismo (Embratur) e a Tanzânia vão intensificar as relações para troca de experiências na área de promoção turística internacional. A parceria foi discutida durante visita de uma delegação do país africano à autarquia para conhecer de perto as estratégias adotadas pelo Brasil para atração de turistas estrangeiros. No encontro, a Embratur foi convidada a participar da feira internacional de turismo de Zanzibar, em outubro. Liderada pelo cônsul honorário do Brasil em Zanzibar, Abdulsamad Abdulrahim, a comitiva com 11 representantes do setor público e privado da Tanzânia assistiu a uma apresentação sobre a política de promoção do Brasil, mercados prioritários de atuação, ferramentas digitais e principais atrativos. “Essa visita é uma experiência única para ampliarmos nossa colaboração. Gostaríamos muito de apreender com o Brasil”, afirmou o cônsul honorário, ao ressaltar que o país africano recebe 2 milhões de turistas por ano, menos de um terço do número registrado pelo Brasil (6,6 milhões em 2018).
Um dos pontos discutidos foi a ampliação da conexão aérea, como forma de estimular o fluxo turístico entre a África e a América do Sul. Para o cônsul honorário, é preciso intensificar a promoção da rota mais rápida entre os dois países, atualmente por meio de conexão em Johanesburgo, na África do Sul. Em outra agenda internacional nessa quinta-feira (04), a Embratur recebeu o futuro embaixador do Brasil no Paraguai, o diplomata Flávio Damico, atualmente responsável pela representação brasileira em Singapura. Na pauta formas de intensificar a promoção turística no Paraguai, quarto maior emissor de turistas para o Brasil, atrás apenas da Argentina, EUA e Chile.
TRAVEL ACE NOS JOGOS PANAMERICANOS DE LIMA
A 18ª edição dos Jogos Pan-Americanos, acontece em Lima, capital do Peru, de 26 de julho a 11 de agosto e é a maior competição esportiva das Américas. A Travel Ace Assintance, líder em seguro aos viajantes na América Latina, é apoiadora oficial do Comitê Olímpico do Brasil e é a seguradora da equipe brasileira. Desde 2017, Travel Ace é parceira do COB e protege toda a delegação. Mais de 480 atletas estarão segurados durante o evento esportivo, além de toda a delegação técnica. Os bons resultados conquistados pelos atletas brasileiros contam com a contribuição especial da Travel Ace, que acredita ser essencial apoiar projetos que promovem o crescimento do meio esportivo.
O produto esportivo é um benefício desenvolvido para as Confederações. Atende às demandas específicas como, por exemplo: assistência médica e odontológica, fisioterapia, cobertura de despesas farmacêuticas, extravio de bagagem, regresso antecipado, entre outras. Desde março de 2018, a Travel Ace é a filial brasileira do Cover More Group, sediado na Austrália e braço global de seguro viagem do Zurich Insurance Group. A gigante do setor de seguros, sediada na Suíça, com 54 mil colaboradores e presente em mais de 210 países e territórios.
CÉUS ABERTOS BRASIL & PORTUGAL
Nós ainda teremos preços justos para voar. A concorrência só vai aumentar e nós só temos a ganhar. Agora o Brasil e Portugal fecharam acordo de céus abertos. As negociações do novo acordo de serviços aéreos elimina restrições para ligação aérea entre os dois países, seja para transporte de passageiros, ou de cargas. O acordo de céus abertos, assinado pela Agência Nacional de Aviação Civil do Brasil (Anac) e pela Autoridade Nacional de Aviação Civil de Portugal, possibilita a ampliação imediata do número de voos internacionais e a criação de rotas entre qualquer destino de Brasil e Portugal, além de permitir ligações com outros países. O acordo, segue os mesmos moldes dos entendimentos firmados com Reino Unido, Espanha, Holanda, Dinamarca, Grécia, Suécia, Luxemburgo e Finlândia. O acordo alcançado entre os países inclui direitos de tráfegos até a 5ª liberdade do ar (empresas aéreas dos dois países poderão explorar serviços regulares entre os respectivos territórios, combinando pontos intermediários ou além em outros países, utilizando o chamado tráfego acessório); capacidade livre (sem limitação dos voos que podem ser oferecidos); abertura total do quadro de rotas (sem restrição de localidades a serem atendidas); regime de liberdade tarifária; e amplo compartilhamento de códigos entre empresas aéreas.
ENCATHO & EXPROTEL – DO NETWORK AOS NEGÓCIOS
Em sua 30ª edição, a Exprotel tem como principal objetivo aproximar fornecedores e compradores dos meios de hospedagem. Considerada uma das maiores vitrines de lançamentos e divulgação da marca para toda cadeia produtiva do turismo, a feira já tem mais de 100 marcas confirmadas, mas ainda restam espaços disponíveis para quem ainda não garantiu vaga no evento. A feira promovida pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina- ABIH-SC é um dos espaços mais procurados pelos empresários, durante o Encontro Catarinense de Hoteleiros – ENCATHO, que este ano acontece de 13 a 15 de agosto no CentroSul, em Florianópolis com entrada gratuita, justamente por proporcionar um contato direto com fornecedores. Confira a programação completa no site www.encatho.com.br e inscreva-se agora mesmo. O acesso é gratuito!
15º FESTIVAL GASTRONÔMICO DE POMERODE
A boa comida e o ambiente aconchegante já são marcas registradas do Festival Gastronômico de Pomerode (SC). Mas a edição deste ano vai além: com o tema Viajando Pelos Sabores da Alemanha, o evento tem como objetivo ressaltar preparos típicos de cada região, mostrando a riqueza dos ingredientes e a versatilidade desta culinária. A programação acontece de 3 a 21 de julho, no Centro de Eventos da cidade (Avenida 21 de Janeiro, 2700, Centro). Foram mais de seis meses de pesquisa, estudos e testes. Os 12 restaurantes participantes do evento trarão pratos que vão desde clássicos como carne de porco com batatas até itens inusitados mesmo para quem é da região, como sardinha com molho à base de bacon. Os chefs dos espaços gastronômicos passaram por workshops e oficinas para se aprofundarem no tema. A partir disso, foram criados preparos bem diferentes, com uma riqueza de sabor sem igual.
Outra novidade da 15ª edição do Festival Gastronômico de Pomerode (SC) será o menu de drinks. Desenvolvidos especialmente para o evento, eles foram inspirados na gastronomia germânica. Um dos destaques é a bebida baseada no Apfelstrudel – uma sobremesa típica alemã – que leva maçã e especiarias. Além disso, duas cervejarias e uma carta de vinhos especial estarão disponíveis para o público. Os visitantes que passarem pelo festival poderão aprender mais sobre o universo das comidas. Workshops com especialistas em áreas de gastronomia estão confirmados na Cozinha Mueller. Os assuntos variam de culinária regional a temas contemporâneos e, entre os convidados, estão chefs que atuam no Vale Europeu e cozinheiros renomados. As aulas-show acontecem todas as noites. O 15º Festival Gastronômico de Pomerode (SC) funcionará de segunda a sábado, a partir das 18h e aos domingos das 10h às 15h. Os ingressos terão valor de R$ 10,00 e, de segunda a quarta, pomerodenses não pagam. Entre os destaques da estrutura está a climatização do espaço, com aquecedores e mantas para os visitantes.
PACOTES DE FÉRIAS DE JULHO BROCKER TURISMO
Criança Fre, a boa novidade já começa por aí com a Brocker Turismo. E tem mais: Três 3 noites de hospedagem com café da manhã em apto DUPLO; Transfer Ida e Volta (via Aero POA) e Ticket Bustour – Um dia de Uso. Reservas confirmadas mediante disponibilidade. Valores válidos exclusivamente para reservas dentro do período de 01/07/19 a 31/07/19 – Valores podem variar de acordo com o período escolhido para a reserva. Consulte valores para noites extras. Promoção válida exclusivamente para estadia nos hotéis da Rede Laghetto em Gramado ou Canela.
IGUASSU MEETING PLANNERS EXPERIENCE
Entrar num bar de gelo, com temperatura a -11ºC, dançar quadrilha embalada por forró e até provar pinhão, presença marcante na culinária da região sul. Essas foram algumas das experiências vividas pelos participantes do Iguassu Meeting Planners Experience. A segunda edição do encontro promovido pelo Visit Iguassu, em parceria com empresas associadas e a Latam, reúne executivos de agências organizadoras de eventos associativos e corporativos de Santa Catarina, Goiânia, São Paulo, Brasília e Belo Horizonte.
Entre os 23 profissionais convidados para o IMPE está Sabrina Alves, da Projecta Eventos, em Florianópolis. Com 31 anos de experiência na organização de congressos técnicos científicos, lançamentos de produtos, eventos náuticos e feiras, ela está à frente do XXX Congresso dos Tribunais de Contas do Brasil que será realizado em Foz do Iguaçu no mês de novembro e nos últimos dias está tendo a oportunidade de conhecer atrativos e a estrutura que o Destino oferece aos turistas. “Tem o lado da troca de experiências e se relacionar com empresas de outros estados, mas essa também é a oportunidade de novas experiências. Estamos acostumados a apenas organizar os eventos e aqui temos a chance de viver essas experiências e isso é incrível”, avaliou Sabrina.
São quatro dias dedicados a lazer, conhecimento e novas descobertas. Desde a última quinta-feira (04) até a manhã de domingo (07) eles visitarão os principais atrativos como as Cataratas do Iguaçu, Complexo Dreamland, Macuco Safari, Itaipu Binacional e Parque das Aves. Entretanto, a proposta do Iguassu Meeting Planners Experience é de ir além de passeios e palestras. Degustação de drinks, apresentações culturais e até uma aula de yoga tendo como cenário o Marco das Três Fronteiras fazem parte da programação. “Todo o roteiro do IMPE foi elaborado para que eles conheçam a estrutura disponível no Destino Iguassu para trazer futuros eventos de seus clientes para cá, as nossas opções de entretenimento, gastronomia e, principalmente, para que eles tenham momentos significativos conosco”, destaca o diretor-executivo do Visit Iguassu, Basileu Tavares.
Outro aspecto importante do IMPE é a possibilidade dos organizadores de eventos conhecerem fornecedores capazes de atendê-los. Isso significa que o Iguassu Meeting Planners Experience pode gerar negócios às empresas associadas ao Visit Iguassu. Com uma convenção de vendas de uma multinacional francesa marcada para o mês de agosto em Foz do Iguaçu, Hebert Lacava, da agência A Cuca, contratará prestadores de serviços locais. Segundo ele, a participação nesse encontro serviu para mostrar que Foz do Iguaçu tem fornecedores de dança, cenografia e equipamentos. “Trazer fornecedores de São Paulo, por exemplo, encarece muito a logística de um evento e se identificamos empresas e profissionais qualificados, é muito melhor”, argumenta.
NOVA ZELÂNDIA – BRASILEIROS PRECISARÃO DE VISTOS
Antene-se ! A partir de 1º de outubro de 2019, interessados em conhecer ou em estudar na Nova Zelândia precisarão de visto para entrar no país, o chamado Eletronic Travel Authority (ETA). Atualmente, brasileiros não precisam de autorização para entrar no país e permanecer até três meses.Ao contrário do visto americano que é caríssimo, O visto irá custar cerca de 9 dólares neozelandeses, cerca de R$ 23,40, se feito pelo celular e NZD $ 12,50, cerca de R$ 32,50, caso emitido pelo site do governo da Nova Zelândia. Além dessa taxa, o turista deverá pagar NZD $ 35, cerca de R$ 91,00, para a taxa de proteção ambiental, que foi anunciada em junho de 2018.
Outra necessidade para ter acesso ao país é o preenchimento de formulário com dados pessoais e objetivo da viagem, e a apresentação de uma declaração de antecedentes criminais. De acordo com o governo Neozelandês, a medida foi tomada para melhorar a segurança e agilidade de entrada no país, além de melhorar a experiência do viajante e apoiar as relações internacionais com mais de 60 países que possuem atualmente a isenção de aplicação de visto de visitante. O ETA também será necessário para quem estiver apenas de trânsito na Nova Zelândia.
DEVOLUÇÃO DE TAXAS PARA ESTRANGEIROS
Tomara que seja aprovada a medida provisória que que permitirá aos turistas estrangeiros que obtenham reembolso dos impostos embutidos no preço de produtos comprados no Brasil. Com o justo argumento de estimular a atividade econômica e aquecer o mercado de trabalho, quer criar uma espécie de “tax-free” para não residentes no país. Com isso, turistas estrangeiros poderiam pedir o reembolso em aeroportos, zonas de aduana e fronteiras acessadas por carro. “Tal cenário poderia gerar maior fluxo nos shoppings de fronteira nos lados brasileiros, fazendo com que esse hábito não seja apenas unilateral. É como o brasileiro que vai à Foz do Iguaçu (PR) para comprar no Paraguai. O paraguaio também poderia comprar em Foz, o que abre uma perspectiva fantástica para os estrangeiros de cidades limítrofes”, avalia Sampaio.
O reembolso, no entanto, pode ir além das áreas de fronteira. Caso o tax-free seja implementado nacionalmente, turistas estrangeiros poderão solicitar reembolso de impostos sob produtos brasileiros adquiridos em qualquer loja, desde que o empreendimento esteja cadastrado como tax-free no Ministério da Fazenda. “Países da Europa têm esse sistema de tax-free, mas lá o cálculo é mais simples porque trabalham com taxa de imposto única. Ao meu ver, essa medida mais abrangente seria mais facilmente implementada após a Reforma Tributária e a definição de um imposto único”, complementa.
PRÊMIO BRAZTOA DE SUSTENTABILIDADE
Refletindo o dinamismo, a ousadia e a criatividade que marcam a atuação da Braztoa, o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, primeiro no mundo a receber a chancela da OMT (Organização Mundial do Turismo), e o principal reconhecimento em turismo sustentável no Brasil, acaba de abrir as inscrições para a edição 2019/2020. Lançado em 2012 pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo – Braztoa, o Prêmio conta com mais de 430 iniciativas inscritas e 79 premiadas, provenientes de todas as regiões do Brasil. Nesta oitava edição, todo o processo de seleção foi redesenhado a partir de uma escuta ativa, abrangente e detalhada dos associados e equipe Braztoa, em parceria com ex-vencedores e jurados, além da expertise técnica da ponteAponte, consultoria especializada em premiações socioambientais, responsável pelo lançamento de mais de 35 edições de prêmios, concursos, desafios e editais no Brasil e no México, em parcerias com empresas como Google, Folha de S.Paulo, Citi e UBS.
“Fizemos esse grande trabalho de imersão, debates e mudanças em conjunto, para que possamos catalisar a atuação responsável do turismo brasileiro, unindo o setor em torno do propósito da sustentabilidade em suas dimensões social, ambiental e econômica. O Prêmio Braztoa de Sustentabilidade tem como objetivo incentivar, reconhecer e dar visibilidade à iniciativas que se destaquem como as melhores práticas de sustentabilidade em toda a cadeia do turismo nacional, contribuindo com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável no Brasil“, reforça Roberto Haro Nedelciu, presidente da Braztoa.
Leia ainda: Temperaturas despencam em Santa Catarina para abaixo de zero