As árvores desempenham um papel fundamental na qualidade de vida das pessoas, contudo, o plantio delas só se tornar realmente efetivo nas cidades com um bom planejamento de arborização. Em São José, a Prefeitura desenvolve um trabalho contínuo de produção, plantio e distribuição de mudas de árvores nativas em busca da qualidade ambiental no município. Desenvolvido pela Fundação Municipal do Meio Ambiente, o trabalho é realizado no Parque Temático dos Sabiás, em Forquilhas, e instrui os cidadãos sobre a forma adequada de semear cada muda.
O cidadão contemplado com uma das mudas distribuídas no Parque Temático dos Sabiás recebe uma cartilha produzida pela Prefeitura com instruções e cuidados que devem ser respeitados na hora de plantar. “O plantio de árvores no meio urbano está sob a responsabilidade da gestão pública de cada município, desta forma, é importante instruir o cidadão para que ele não execute um plantio inadequado que acabe causando o confronto das árvores com equipamentos urbanos, fiações elétricas, encanamentos, muros, postes de iluminação, entre outros”, explica a superintendente da Fundação Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Fernanda Farias.
A cartilha traz dicas importantes para orientar a escolha da espécie, cita os benefícios da arborização urbana para a melhoria da qualidade do meio ambiente, e explica alguns problemas que podem surgir caso o plantio da muda não seja efetuado de forma adequada.
Atualmente existem cerca de 40 mil mudas no Parque. Em média a Prefeitura chega a distribuir mais de 2 mil mudas ao mês, contemplando cerca de 700 pessoas. Parte das mudas produzidas é usada pelo Município na arborização de áreas urbanas como praças e avenidas, e no reflorestamento de áreas degradadas. Entre as mudas doadas no parque estão às árvores frutíferas e ornamentais, como pitanga, araçá, goiaba, cereja, palmeira, entre outras. Cada cidadão tem autorização para levar até 10 mudas durante a semana.
Fotos divulgação Secom/PMSJ