Escola: Um lugar de aprendizado e convivência
Artigo produzido por
Lívia Salgado
Diretora e Psicopedagoga do CELS
No último dia 15 de março comemoramos o dia da escola, data em que não costumamos ver muitas festividades.
Este ano esse fato me fez refletir da importância deste dia, pois vem logo depois do início do ano letivo, momento de grande desafios e muito trabalho, afinal um novo ano acabou de começar.
As professoras recebendo uma nova turma, as famílias voltando ou entrando na rotina da vida fora do seio familiar, afinal entregar seu bem mais precioso a alguém não deve ser fácil! E como deve ser estar sempre buscando suprir as necessidades de várias pessoas tão diferentes?
Por parte das famílias diferentes critérios, pois alguns querem que o filho tenha atenção em tempo integral, outros que a brincadeira esteja acima de tudo, tem aquelas que buscam na escola o conhecimento científico, enquanto outras valorizam o crescimento social. São inúmeras as necessidades, pois estamos lidando com o verdadeiro significado “do corte do cordão umbilical”.
Imaginem o tamanho desta responsabilidade por parte dos pais, que buscam a melhor escolha e por parte da escola, que busca suprir as necessidades que cada um traz.
Quando estamos buscando uma escola precisamos elencar primeiramente quais os motivos temos para colocar a criança na escola, em seguida quais as necessidades que tenho. Depois desta lista feita, chegou a hora de colocar os pés na estrada e visitar, se possível sem marcar horários, o maior número de escolas, pessoalmente. Após esta maratona, você vai fazer uma nova lista, elencando os prós e contras, para eliminação de acordo com suas prioridades.
Aí chega o momento mais importante entre as duas que se classificaram: é hora de levar a criança para que ela possa escolher. Afinal você escolheu o que acha melhor para seu pedacinho de amor, agora é a hora dele escolher onde vai se sentir bem. O local onde irá passar parte do seu dia, em que estará longe da família, mas perto de muitos amigos.
Aproveite o início de um novo mês para refletir o quão importante é a escola na vida das crianças e das famílias. Uma escola que acredite nos mesmos valores que os seu. Uma escola que possa ser uma extensão do seu lar.
Em 2018 a comemoração foi feita de uma forma bem diferente. Os alunos e suas famílias reproduziram uma maquete da escola.