Primeiro dia da conferência de inovação recebeu palestrantes como Pequena Lo, Edu Lyra, Eco Moliterno, Monique Evelle e Maya Gabeira
Iniciou hoje o primeiro dos três dias da maior conferência de inovação, tecnologia, empreendedorismo e negócios do país. Durante a cerimônia de abertura, a Gramado Summit contou com a presença do CEO da Gramado Summit, Marcus Rossi, e de autoridades como o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e o prefeito de Gramado, Nestor Tissot, que destacaram a importância de espaços que fomentem o ecossistema de inovação.
O primeiro dia de evento foi marcado pela presença de mais de 10 mil visitantes de praticamente todos os estados brasileiros e por palestras de grandes nomes. Passaram pelos palcos palestrantes como João Branco, Edu Lyra (Gerando Falcões), Eco Moliterno (Accenture Interactive), Monique Evelle (Inventivos), Pequena Lô (influenciadora digital) e Maya Gabeira (surfista profissional).
Marcando o primeiro dia de feira, também foi dado o pontapé inicial para diversas ações, como a Batalha de Startups, organizada pela Ventiur Aceleradora; o Código Aberto, competição em parceria com a rede Laghetto; o Investor Lounge, espaço de conexões investimentos da Wow Aceleradora; e o Sebrae Like a Boss, desafio preparado para startups em fase operacional ou pré-operacional pelo Sebrae.
Reunindo mais de 500 expositores, a feira se destaca como uma oportunidade de conexão com tendências de tecnologia e empreendedorismo. “Eu sou fã da Gramado Summit, estou com um estande aqui mais uma vez. Já conheço muitos eventos no Brasil e fora do Brasil, e eu nunca vi nada parecido com a Gramado Summit. Posso afirmar que especialmente essa edição está incrível. A quantidade de pessoas, a qualidade dos leads que estamos captando no nosso estande é impressionante. Atribuo muito isso à qualidade do produto, do conteúdo e também do valor que a empresa dá ao seu próprio ingresso, que é o mais importante. Na minha opinião, hoje a Gramado Summit é o melhor evento do Brasil indiscutívelmente”, afirma Jônatas Abbott, CEO e fundador da Dinamize.
Durante o discurso de abertura, Marcus Rossi, CEO da Gramado Summit, destacou pontos de grande importância e os diferenciais da edição de 2023. Entre eles, cada um dos sete palcos de conteúdo e seus curadores, questões de inclusão com intérpretes de libras e os detalhes do mais novo projeto do evento, o Palco da Quebrada, uma parceria entre a Gramado Summit e o Instituto Ascendendo Mentes.
Outro quesito é a parceria com empresas que promovem o desenvolvimento sustentável, alinhando a essência da Gramado Summit com as práticas ESG, por meio de compensação de carbono e exposições de carros e equipamentos de mobilidade elétrica. “De nada adianta crescer sem deixar um resultado para nossa comunidade”, comentou Marcus Rossi.
Para Nestor Tissot, prefeito de Gramado, a inovação é um dos principais fatores que tornam Gramado um dos destinos mais visitados do país. “Gramado Summit na nossa cidade está no melhor lugar no sentido do empreendedorismo, tendo a audácia e a coragem”, salientou Nestor.
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, relembrou que, mesmo com as restrições impostas à realização de grandes eventos corporativos, o Estado foi o primeiro do Brasil a permiti-los de forma controlada.
“Não é da natureza do governo ser inovador, mas é necessário que haja incentivos e dar os instrumentos. O governo é um fator fundamental para dar instrumentos que viabilizem a inovação. Financiando pesquisas, editais e assumindo o risco da inovação. Inovar envolve arriscar. O Rio Grande do Sul como co-realizador da Gramado Summit visa ampliar a participação no próximo ano e transformar cada vez mais esse evento reconhecido nacionalmente e internacionalmente”, relatou.
João Branco falou sobre propósito
Propósito passa por entender o real significado do que a gente faz. Passamos mais da metade dos nossos dias trabalhando. É preciso se doar e fazer o seu melhor para deixar a sua marca no mundo.
O palestrante, também fez alguns questionamentos que colocaram as pessoas para pensar no seu propósito. “Se a sua empresa deixasse de existir, qual a saudade que ela deixaria? Se você não estivesse mais trabalhando no seu lugar, qual falta você faria? Se o mundo parasse para te ouvir por 1minuto, qual mensagem você iria transmitir?”
Diante de tantas perguntas e reflexões sobre o propósito do que fazemos, ele encerra a palestra dizendo: “Talvez não existe a melhor forma de amar o próximo do que você fazer o trabalho que você faz, bem feito!”
E aí, qual o seu propósito?
De CEO para CEO
No palco Startups quem também deu um show foi a especialista em inovação Franciele Balem, fundadora do The New Squad. Um hub com propósito de oferecer às mulheres founders acesso, orientação e suporte para acelerar exponencialmente seu sucesso e impulsionar todo ecossistema. “Entendo que uma diversidade de perspectivas não apenas torna as coisas justas, mas também melhora negócios, soluções superiores e resultados mais poderosos”, reforçou Franciele. Para conhecer mais sobre o projeto, acesse o site da The New Squad
Todo mundo é vendedor!
No painel “Vendas e escala nos negócios” com Dani Martins, Maikol Parnow, Raphael Mattos e Jhonny Martins, deram um verdadeiro show, com muitas dicas para potencializar as vendas, mas especialmente para reduzir custos.
Segundo Jhonny Martins, conhecido como o contador das estrelas, empreender está inerente a vender, ter uma receita e pagar impostos. “Além de focar em crescer e vender mais, você precisa focar em reduzir custos. Quando você conversa com seu contador soluções para redução fiscal surgem. Temos casos que chegamos a reduzir 16% nos tributos pagos”, reforçou Jhonny.
Em resumo, o primeiro dia do Gramado Summit foi de muito relacionamento e networking. Como eles falam por aqui, o maior brainstorming da América Latina. Eu, Vânia Monteiro, jornalista, colunista de tech, mentora de negócios e Growth hacker, estarei compartilhando, diariamente alguns insigths deste evento incrível. Para acompanhar todos os detalhes, siga o Gramado Summit nas redes sociais ou no site.
Hoje, dia 13 de abril, segundo dia de evento, o palco Atitus (principal) receberá grandes personalidades como Joel Jota (empresário e treinador de alta performance), Louise Barsi (co-fundadora do Ações Garantem Futuro), Edson Leite (fundador do Gastronomia Periférica) e Washington Olivetto (considerado um dos maiores publicitários brasileiros). Para os outros seis palcos de conteúdo são esperados dezenas de palestrantes, além de participantes interessados em ampliar seus conhecimentos acerca de games, empreendedorismo social, inovação para o setor público, startups, finanças e saúde.
Hospedagem em Gramado
Há quase 40 anos, a tradição Vovó Carolina se materializa nos braços e portas abertos para receber bem em Gramado. Hospitalidade que vem de berço, estadas que se transformam em amizades. As opções de hospedagem da Vovó Carolina têm em comum a atenção com os detalhes. Tem de incomum o extremo zelo com o seu descanso. Tudo o que você merece!
Se o seu destino é Gramado, sua hospedagem tem que ser na Pousada Vovó Carolina.
Texto: Vânia Monteiro, com colaboração da assessoria do Gramado Summit