Lançamento oficial da 58ª edição dos jogos abertos de Santa Catarina (Jasc)

Foto: Antonio Prado / Fesporte

Será lançada oficialmente na quinta-feira, 22, em Caçador, a 58ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc). A cerimônia começa às 20h no auditório da Uniarp (Rua Victor Baptista Adami, 800, Centro) com a presença de autoridades, dirigentes esportivos e atletas.

Haverá a apresentação da mascote da competição, uma capivara que representa a fauna da região de Caçador, cujo nome ainda será escolhido por consulta popular entre as crianças da cidade.

Durante a cerimônia, os convidados poderão conhecer o troféu transitório dos Jasc, oferecido ao campeão-geral, e também a logomarca da competição, lançada oficialmente em Caçador em fevereiro.

A etapa estadual dos Jasc ocorre de 6 a 16 de setembro. Será a terceira vez que o maior evento esportivo de Santa Catarina será realizado em solo caçadorense. A primeira vez foi em 1978 e a segunda em 2012. Os Jasc são uma realização do governo de Santa Catarina por intermédio da Fesporte. Na etapa estadual, tem a parceria da prefeitura de Caçador.

Troféu Amigo do Esporte

O troféu será entre para seis personalidades esportivas Foto: Antonio Prado/Fesporte

Um dos momentos mais aguardados será a entrega do Troféu Amigo do Esporte Catarinense.  Seis personalidades com serviços prestados ao esporte do estado serão homenageadas pela Fesporte.

Na lista dos agraciados constam: Magnólia Correia, do atletismo de Blumenau, Alexandre Schneider, no handebol de Concórdia, Raimundo Colombo ex-goleiro de Lages e ex-governador, Luiz Carlos Marins, o Licão, dirigente de Caçador, além de Delmar Tondolo, dirigente de Brusque e Edson Florão, radialista de Chapecó.

Magnólia foi multicampeã no atletismo nas provas de arremesso do peso e lançamento do disco com mais de 20 títulos na carreira. Alexandre foi um papa-títulos pela seleção brasileira de handebol como jogador e técnico. Participou como treinador da seleção feminina na olimpíada de Atenas. Nos anos 80, foi hexacampeão brasileiro de handebol adulto como jogador.

O ex-governador Raimundo Colombo jogou por muitos anos como goleiro do time de futsal do Hélio Moritz, de Lages, sendo campeão estadual cinco vezes: 1967, 1968, 1969, 1972, 1973 e vice em 1970. Participou também dos Jasc de Criciúma, em 1974 e de Chapecó, em 1975.

Ex-atleta de fustsal, Luiz Carlos Marins, o Licao, foi agraciado em 2009 com a Comenda do Mérito Esportivo, pelos relevantes serviços prestados ao esporte de SC. Foi também presidente da Comissão Municipal de Esportes em Caçador por diversos anos. No governo do prefeito Moisés João Comazzeto, nos anos de 1972 a 1976, fundou a Liga Atlética Caçadorense – LAC.

Delmart Tondo, por sua vez, tem se destacado como integrante da comissão de transporte e acendimento do Fogo Simbólico dos Jasc, desde 1986. Como dirigente introduziu a educação física na educação infantil das escolas municipais de Brusque em 1994. É também co-autor do livro “Arbitragem: uma nova visão: além das regras, o que mais um árbitro deveria saber”.

Como representante da imprensa Edson Florão receberá o Troféu Amigo do Esporte. Natural de Chapecó, o radialista iniciou no jornalismo em 1979, no jornal Diário da Manhã, como repórter fotográfico, passando depois a atuar somente como repórter. Teve também passagens pela TV Tarobá, Rádio Chapecó e Super Rádio Condá. Cobriu 34 edições dos Jasc.

Texto Antonio Prado

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *