O serviço 24 horas funciona gratuitamente pelo telefone 0800 580 3610
Para facilitar e garantir mais conforto no atendimento às pessoas com sintomas da Covid-19, a Prefeitura de São José, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, implantou no mês de março o programa “Ligue Saúde São José”. O serviço telefônico permite que a população receba orientações médicas em casa, evitando o deslocamento desnecessário até as unidades de saúde e contribuindo para a redução da propagação do vírus no município.
A Central Telefônica, formada por profissionais médicos e enfermeiros, funciona pelo telefone 0800 580 3610, todos os dias, 24 horas e já atendeu mais de 3,5 mil pessoas em um mês de funcionamento. Cerca de 70% deste público foi orientado a ficar em casa e teve os sintomas acompanhados pelas equipes de saúde. Já os demais foram encaminhados conforme o protocolo estabelecido pela Secretaria Municipal de Saúde, às Unidades Básicas de Saúde (UBSs), CATI, Hospital e UPA.
Para a secretária municipal de Saúde, Sinara Simioni, o Ligue Saúde São José complementou as estratégias do Município no enfrentamento da Covid-19. “Neste primeiro mês de funcionamento, temos uma avaliação positiva do serviço que nos permite acolher e orientar a população, aumentando a capacidade do Município em realizar atendimento para o esclarecimento de dúvidas e para avaliação à distância dos pacientes sintomáticos”, avalia a secretária de Saúde, Sinara Simioni.
O atendimento é realizado em duas etapas. Primeiro, o paciente passa por uma triagem com enfermeiros, avaliando o estado de saúde. Caso o profissional identifique a necessidade do atendimento médico, a ligação é transferida e o cidadão recebe as orientações por meio de uma avaliação mais criteriosa. O serviço conta com um diferencial no segundo nível de atendimento ao paciente. Se necessário, e a pessoa tiver condições por meio do celular ou no computador, o médico retorna a ligação por vídeo para fazer a avaliação.–