É preciso conscientizar as pessoas que o hábito da leitura é algo que precisa ser desenvolvido desde que nascemos.
Quem nunca se perdeu imaginado o fim de uma história que estava lendo? A leitura nos permite conhecer lugares sem sair de casa, ficar íntimo de pessoas que talvez só existem na narrativa, descobrir paixões que estavam adormecidas. São inúmeras as possibilidades quando iniciamos a leitura de um livro. Desenvolver o interesse e o hábito pela leitura é um processo diário, que tem que começar por nós mesmos. Faça do momento de leitura um momento prazeroso para os pequenos. Nós brasileiros ainda temos o hábito da leitura muito ligado ao ambiente escolar, precisamos quebrar barreiras e mergulhar “nessa aventura” As escolas colocam em sua rotina a visita a biblioteca, o incentivo a pegarem um livro, mas infelizmente dentro do horário de aula não nos sobra muito tempo para a leitura. Por isso, a importância deste incentivo continuar em casa. Que tal você ler cinco páginas por dia antes de deitar? Enquanto a família prepara o que irão comer a noite, a criança pode ler algumas páginas do livro que escolheu na semana ou, a cada dia um da família faz a leitura.
Ficou em dúvida sobre o tipo de textos que devemos oferecer para as crianças? Depende da faixa etária, mas devemos oferecer livros de vários estilos, não só clássicos e contos de fadas, mas também textos informativos, gibis, revistas, livros com fantoches, e textos que deixem as crianças com vontade de ver o fim. Confira nossas dicas para cada faixa etária.
Da barriga aos primeiros meses de vida
Podemos começar a estimulação da leitura desde o ventre da mãe, onde todos da família podem fazer leituras para o bebê ainda na barriga. Logo que nascer poderá ter contatos com livros travesseiro e livros de banho, onde desenvolvem a leitura das figuras e a capacidade da observação.
Desenvolvendo o hábito pela leitura dos 12 meses aos três anos
Na fase de dose meses aos três anos de idade, o ideal são textos curtos, com imagens simples e atrativas, que prendam a atenção. Aqui também são indicados livros com figuras que contém texturas para desenvolver o tato. Nesta fase da educação infantil são imprescindíveis os momentos de leitura individual e coletivo. Seja ouvindo uma história contada pela professora ou por outros colegas. É preciso compreender que mesmo a criança não sendo alfabetizada, ela vive em um mundo letrado, onde conhece as figuras, os rótulos de alimentos, o nome dos lugares que frequenta com a família, entre outros. Por isso, o contato com os livros vai se tornando as portas de uma grande aventura. Quando nos sentimos envolvidos por uma história, o hábito pela leitura vai se intensificando.
Desenvolvendo o hábito pela leitura dos três aos seis anos
A partir dos três aos seis anos as crianças possuem maior capacidade e interesse pela comunicação verbal. Elas começam a colocar nomes nos objetos que o cercam e o ideal é que se leiam repetidamente livros que contém linguagem fácil e figuras ilustrativas. É também nessa fase que oferecemos contos clássicos, textos informativos (revistas e jornais), textos educativos, histórias em quadrinhos, lendas, poesias e outros.
Desenvolvendo o hábito pela leitura no ensino fundamental I
A partir do momento que temos o hábito pela leitura, temos melhores resultados em todas as disciplinas, os textos de história e geografia ficam menos complexos, e até a matemática, pois teremos melhor forma de interpretação. Quem tem o hábito da leitura, escreve sem dificuldades, fala melhor, tem mais criatividade, é mais seguro de si.
Confira aqui uma das apresentações da turma do 1º ano do ensino fundamental.
Na juventude, na vida adulta e também quando chegamos na terceira idade
A leitura é uma importante ferramenta tanto para a formação de cidadãos mais conscientes, críticos e criativos, quanto para o desenvolvimento de conexões cerebrais de áreas intimamente ligada à região da memória, da atenção, da concentração, da visão e da linguagem falada, colaborando inclusive, na prevenção de doenças degenerativas do cérebro, como o Alzheimer. Quando o hábito pela leitura é desenvolvido desde cedo, tudo é mais fácil na vida adulta.
Dessa forma podemos concluir que os livros servem para todos, e em qualquer fase da vida. São bem diversificados atendendo todos os tipos de gostos e formatos. A grande diversidade de autores com opiniões bem diferentes, também nos dá a possibilidade de ampliar nosso poder de argumentação. Com tantos itens positivos para a leitura, vale investir um tempo e começar a desvendar esse mundo “desconhecido” de cada livro.
Fica aqui a sugestão para você ouvir ou ler, com seus filhos, o livro ” O menino que aprendeu a ver” de Ruth Rocha. Ele nos faz entender, um pouquinho, a importância da leitura em nossas vidas.
Artigo escrito por Lívia Salgado – Psicopedagoga da Escola CELS
Veja como tratamos seus dados pessoais e outras informações em nossa Política de privacidade.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.