Segundo a convenção sobre os Direitos da Criança (1989), a carta magna internacional assinada pelo Brasil em 1990, entende-se por infância o período de vida de todo indivíduo com menos de 18 anos de idade.
Vamos falar um pouco sobre a primeira infância? Ela vai do nascimento até os seis anos de idade, período em que a aprendizagem acontece a cada instante.
Assim que a criança nasce começa um processo de interação como o meio e com o outro, no qual o desenvolvimento social, afetivo e motor acontece a partir de estímulos e imitação.
Aos poucos a criança vai descobrindo seu corpo e seus movimentos e observando tudo e todos ao seu redor. Durante esse período, o desenvolvimento acontece de forma rápida. A cada dia a criança mostra um novo movimento, um novo som e uma nova etapa de crescimento.
Nessa fase da vida, a criança tem tanto para descobrir que o contato com tecnologias/telas e a obrigatoriedades de algumas atividades escolares, como ler e escrever, não se fazem necessárias, pois é tempo de observar, experimentar e descobrir.
Nessa etapa, brincadeiras, brinquedos, passeios em parques, contato com a natureza e com animais, são fontes riquíssimas para o pleno desenvolvimento infantil.
É também durante esse período que se forma grande parte da personalidade, das preferências e dos hábitos, por isso a importância de ofertarmos diferentes alimentos, estimularmos a criatividade e as habilidades de buscar conhecer e tentar fazer.
Essa primeira infância está regada de acontecimentos únicos na vida do ser humano, como as primeiras palavras, aprender a andar, nascimento do primeiro dente, a introdução alimentar, a convivência com as outras pessoas, o descobrimento do mundo em que está inserida, a ida para a escola, rompendo as paredes familiares.
É perceptível o quão importante e desafiadora é essa etapa da vida, por isso é imprescindível estarmos atentos às necessidades e particularidades das crianças, buscando garantir, assim, um crescimento pleno e saudável.
E para você, o que é infância? Quais momentos da sua infância você recorda com mais alegria?
Siga nossas redes sociais e compartilha sua opinião sobre o que é infância.