A Prefeitura de Florianópolis entregou quatro brinquedos acessíveis móveis: gangorra, balanço, tirolesa e skate adaptado. Eles foram desenvolvidos de forma segura para crianças e jovens com deficiência, pela empresa In Move, de Curitiba, que é referência em brinquedos adaptados. Todos eles são desmontáveis, fáceis de guardar e de transportar, garantindo que sejam usados em qualquer ambiente.
“Sem sombra de dúvidas esse é um exemplo de investimento que não conseguimos nem mensurar, de tanto que proporciona alegria e segurança, tanto para as crianças quanto para os responsáveis. Cada vez que ofertamos mais mobilidade e lazer a essas pessoas, estamos avançando na inclusão e rompendo as barreiras da acessibilidade”, destaca o Prefeito Gean Loureiro.
Além de trazer inovação, já que o projeto é inédito em Santa Catarina, proporciona inclusão às crianças. “As atrações foram pensadas de forma que a pessoa com deficiência que está utilizando interaja com outras pessoas também, assegurando diversão para todos”, explica o coordenador da pessoa com deficiência de Florianópolis, Alexandre Farias.
A ideia da Prefeitura é utilizar os equipamentos nos eventos do Floripa em Movimento, por toda a cidade, aos finais de semana, e formar uma parceira com associações voltadas à pessoa com deficiência e escolas municipais para cedê-los durante a semana. “Agora é o momento de testá-los para ofertamos para o máximo de pessoas que conseguirmos e também para futuramente adquirirmos maior quantidade”, complementa o coordenador.
Conheça os equipamentos:
Skate Adaptado: Estrutura para skate e marcha que possibilita ao usuário ficar em pé com auxílio do Colete Suspenso, experimentando a sensação de liberdade, podendo ser utilizado em ambientes externos e internos.
Balanço Cadeirante: Balanço com estrutura adaptada para cadeira de rodas. Desenvolve o controle do corpo, o equilíbrio e coordenação. Estimula a imaginação, o sistema nervoso central, segurança nos movimentos além de contribuir com a socialização entre pessoas com e sem deficiência.
Tirolesa: Estrutura para marcha que possibilita ao usuário ficar em pé com auxílio do Colete Suspenso, experimentando a sensação de liberdade, podendo ser utilizado em ambientes externos e internos.
Gangorra: Gangorra inclusiva com estrutura para cadeira de rodas. Desenvolve o controle do corpo, o equilíbrio e coordenação. Estimula a imaginação, o sistema nervoso central, segurança nos movimentos além de contribuir com a socialização entre pessoas com e sem deficiência.
Onde fica: Bolsão da Casan, na Beira-mar Norte