Análise científica terá método especial e será realizada na região metropolitana de Florianópolis por pesquisadoras do Instituto Science of Beer
Cervejarias da região metropolitana de Florianópolis serão avaliadas para receber o exclusivo selo de qualidade da União Cervejeira, associação que reúne 16 cervejarias. A análise será realizada por uma equipe de pesquisadoras do renomado Instituto Science of Beer. O objetivo é comprovar cientificamente a excelência dos produtos e conquistar ainda mais a confiança do consumidor.
O selo da União Cervejeira tem como referência o método científico Beer Sensory®, a partir do qual foi desenvolvida uma análise sensorial própria das cervejas locais. O novo método poderá ser utilizado inclusive para concursos cervejeiros. O início da análise das amostras enviadas pelas cervejarias está previsto para este mês de setembro e a expectativa é de que os selos sejam emitidos a partir da segunda quinzena de outubro.
“O selo foi uma forma que encontramos para que o consumidor identifique visualmente, a partir da marca criada pela União Cervejeira, um produto de excelência e com qualidade cada vez melhor, produzido por nossas cervejarias”, destacou o presidente da entidade, Reinoldo Steinhaus. “Ao conhecer melhor nossas cervejas especiais, como são feitas e especialmente os diferenciais no sabor, o consumidor também entende por que a precificação é igualmente diferente em relação a um produto da grande indústria”, observou. Para ter sua produção avaliada pelo Instituto Science of Beer, a cervejaria precisa estar localizada na região metropolitana de Florianópolis e ser associada à União Cervejeira. O selo terá 12 meses de validade e poderá ser renovado.
“Os selos de qualidade, além de agregar valor ao produto, transmitem a mensagem de que um trabalho qualificado está sendo realizado por especialistas, gerando credibilidade tanto para as empresas envolvidas como para consumidores, que poderão se situar com relação aos parâmetros característicos do produto”, explicou Amanda Reitenbach, doutora em Engenharia Química na área de neuro engenharia, pesquisadora cervejeira e CEO do Science of Beer. Integram ainda a equipe de pesquisadoras, Hellen Dea Barros Maluly, farmacêutica e doutora em Ciência de Alimentos; Paula Christina Mattos dos Santos, engenheira de alimentos e mestre em Engenharia Química pela UFSC; e Ana Letícia Tornisiello, cientista e tecnóloga de Alimentos pela UFSC, além de técnica em Nutrição e Dietética.
De acordo com Reinoldo Steinhaus, as cervejarias da União Cervejeira são cada vez mais reconhecidas na região e fora, inclusive com premiações nacionais e internacionais. “Com a realização de eventos, com o fortalecimento do turismo por meio do Caminho Cervejeiro que criamos e, agora, com o selo da União Cervejeira, trabalhamos para conquistar mais espaço no mercado e, assim, contribuir para que nossas empresas retomem o crescimento experimentado no período anterior à pandemia”, projetou.
União Cervejeira
Assessoria de Imprensa