Dia do Hoteleiro em Santa Catarina terá ampla programação envolvendo ações sociais, network e qualificação
A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – ABIH, é uma entidade empresarial associativa, sem fins lucrativos, além de ser uma das entidades mais antigas e atuantes do turismo nacional. No decorrer dos anos, sua atuação foi ampliando através da fundação das seccionais, como é o caso da ABIH Santa Catarina.
Além de uma confiável fonte de dados e informações setoriais para outras entidades e veículos de comunicação, a ABIH-SC, é a voz de centenas de empresários do setor junto aos órgãos governamentais no estado e também, une forças aos mais de 3mil associados à ABIH Nacional.
A grandeza da entidade também se reflete nas ações que realiza ao longo do ano, com impactos na área educacional, corporativa, de representatividade e social. A ABIH-SC desde sua fundação sempre prezou por incentivar seus associados a treinar sua mão de obra, oferecendo de forma totalmente gratuita dezenas de palestras durante o Encatho & Exprotel, além de inúmeras palestras realizadas por seus diretores em entidades, escolas e órgãos públicos.
Meios de hospedagem abrem suas portas no Dia do Hoteleiro
Outro destaque ao longo do ano são as ações realizadas pelos hoteleiros para comemorar o dia 09 de novembro. Nesta data, inúmeros meios de hospedagens abrem suas portas para receber a comunidade e apresentar o funcionamento de um meio de hospedagem.
Esta ação foi lançada, em Santa Catarina, em 2002. Em uma mobilização estadual, os meios de hospedagem recepcionaram crianças de escolas públicas para mostrar como é o funcionamento de um meio de hospedagem. A ação foi tão positiva que teve uma repercussão nacional. O presidente da ABIH-SC era Edson Ziolkowisk. Na oportunidade foram aproximadamente 5.000 crianças atendidas. O projeto teve uma aceitação tão grande que, ao completar 20 anos, permanece vivo e mobilizando cada vez mais hoteleiros.
Rui Schürmann, diretor-presidente da ABIH-SC, fala da importância de manter vivo este projeto, pois aproxima os meios de hospedagem da comunidade onde estão localizados. “Aqui no hotel Vila do Farol vamos receber crianças da rede pública. Vamos apresentar o empreendimento, o funcionamento de um meio de hospedagem e também proporcionar aquele momento pelo qual todos esperam: o café da manhã de hotel e a diversão”, enfatiza.
Doação de alimentos permanece como ação social em 2022
Outra ação social que já faz parte das comemorações ao Dia do Hoteleiro em Santa Catarina é um pouco mais recente. Com os fortes prejuízos causados pela pandemia, durante dois anos os hotéis ficam impossibilitados de realizar a ação junto à comunidade. Ano passado, com a retomada gradual dos eventos presenciais, o Dia do Hoteleiro ganhou um novo objetivo social: angariar alimentos para instituições carentes. A ação deu tão certo que será mantida neste ano também.
A entidade beneficiada será o Projeto Dorcas Palhoça, uma ONG que tem o objetivo de assistir crianças em situação de vulnerabilidade e risco social.
“A ABIH-SC continua escrevendo uma história de associativismo e responsabilidade social. Junto com seus associados, além de proporcionar grandes experiências para os turistas que frequentam os destinos, nós queremos mostrar que também precisamos da comunidade local para juntos construirmos destinos cada vez melhores”, enfatiza Rui Schürmann.
Oportunidades para participar
O evento está marcado para dia 10 de novembro, no Hotel Faial Prime Suítes, em Florianópolis. Empresas interessadas em dialogar com este seleto público formado por hoteleiros de todo estado de Santa Catarina e profissionais do setor podem conferir as formas de participação com Juliana Bossi Castro, através do e-mail comercial@abih-sc.com.br ou pelo WhatsApp (48) 98843-7659. Lembrando que, o número de cotas é limitado.
A reserva de lugares para os participantes do evento deve ser feita através da plataforma Sympla. Para os hoteleiros associados à entidade, com mensalidades em dia, o ingresso é cortesia. Já para os interessados em participar da programação os ingressos podem ser adquiridos ao valor de R$180,00 (cento e oitenta reais) por pessoa.