CARNAVAL – HOTELARIA x AIRBNB
Eu continuo preferindo ficar em hotéis/pousadas/resort. Em todo caso a hotelaria deve rever urgente seus preços. E lógico que os impostos pagos e que nós hóspedes acabamos pagando por tabela são absurdos. Uma briga que deve ser travada pela Associação Brasileira de Resorts e Associação Brasileira de Hotéis Nacional junto ao governo. Só para se ter uma pequena ideia, a Airbnb registrou mais de 228 mil chegadas de hóspedes no Brasil para o período de Carnaval. Os principais destinos do Brasil registraram crescimento de quase 100% em relação ao ano anterior, segundo o Airbnb, o que representa uma renda extra total de R$ 87,3 milhões aos anfitriões da plataforma.
E estes números poderão ser maior ainda, já que há sempre aqueles que decidem na última hora. Já entre os destinos nordestinos que mais cresceram comparando com o Carnaval do ano passado estão João Pessoa. Um dos destinos mais tradicionais do País, Florianópolis, para o Carnaval, continua liderando a lista mostram que os destinos praianos seguem na preferência dos viajantes.
Tambaú Hotel – Eu não troco as mordomias do Tambaú por nenhuma casa. Não mesmo!
“BRASIL: POTÊNCIA MUNDIAL DO TURISMO”
Vinicius Lummertz, atual Secretário de Turismo do Estado de São Paulo, é e continuará sendo um nos nomes mais respeitados não só do turismo nacional mas também internacional e que deveria estar ocupando, segundo opinião de todos com quem conversei, inclusive minha opinião, o Ministério do Turismo, que não pode estar limitado a partidos políticos, lançou, com presença maciça dos principais expoentes do turismo nacional, seu livro “Brasil: Potência Mundial do Turismo”. O lançamento aconteceu no Jockey Club de São Paulo no evento da ESFE, do Grupo Radar.
Vinicius e Guilherme Paulus (Grupo GJP/CVC)
Segundo o Lummertz, a presentação é do sociólogo italiano Domenico De Masi – conhecido mundialmente pelo conceito do “ócio criativo”. “Da obra participaram 20 líderes que considero fazerem parte da primeira linha de formuladores de um novo momento para o turismo e para a própria economia do país – e não quero aqui citar um ou outro para não cometer injustiças”. Logo na epígrafe do livro, a frase de Darcy Ribeiro – “A coisa mais importante para os brasileiros é inventar o Brasil que queremos” – define o tom e a linha do objetivo do trabalho: articular ideias e sugerir caminhos para aquilo que nós brasileiros realmente queremos para o nosso futuro”.
Fotos do Mestre Antonio Salani
O setor de turismo e viagens não significa apenas uma barraca de praia fincada na areia e cercada de cadeiras coloridas, como até hoje imagina boa parte da opinião pública brasileira. Sua dimensão é muito maior e pode ser medida em milhões de empregos, bilhões de dólares e participação ativa no PIB das nações que já abriram suas portas à imaginação e aos negócios privados. Os articulistas que colaboram com a obra abordam os diversos segmentos em que se desdobra o turismo, e mesmo aqueles que analisam o tema em perspectiva mais abrangente, convergem para o diagnóstico de que o Brasil detém indiscutível vocação para a atividade turística. Todos eles estão movidos pela urgência da tarefa de conduzir o Brasil a um destino seguro para revigorar nossa economia e valorizar nossa história. Ao lado de uma lógica econômica rigorosa, o turismo também é capaz de renovar a narrativa de um país empenhado em se reinventar.
Vida sol e Mar Eco Resort & Beach Village – Praia do Rosa – Imbituba – SC