O Conselho Estadual da Mulher Empresária – CEME vai comemorar seus 25 anos

Conselho da Mulher Empresária comemora 25 anos com evento no próximo dia 3/2

O Conselho Estadual da Mulher Empresária – CEME vai comemorar seus 25 anos na próxima semana, 3/2, com evento em Florianópolis. Fundado em 1997, o Conselho Estadual da Mulher Empresária integra a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina – FACISC e é formado, atualmente, por 79 núcleos de mulheres empresárias, que reúnem mais de 1,3 mil empresárias no Estado. O Conselho foi criado para incentivar o empreendorismo feminino, desenvolver a liderança de mulheres e promover a capacitação. “Desenvolvimento, networking e geração de negócios são algumas palavras de ordem dentro do associativismo feminino”, explica a presidente Poliana de Oliveira.

A liderança é incentivada através de várias ações e atividades. Desde a participação nos núcleos de mulheres até cargos na diretoria das Associações Empresariais, em cargos públicos e outros órgãos na sociedade. Este incentivo tem fundamento. Segundo uma pesquisa da Grant Thornton realizada em 2022, as mulheres ocupam 38% dos cargos de liderança no Brasil. No mesmo estudo publicado em 2019, essa parcela representava apenas 25%. “Queremos que cada vez mais mulheres se doem para liderar pelo exemplo e pela vontade de fazer melhor pelo meio e lugares onde atuam”, explica Poliana. Entre os programas que o Ceme desenvolve estão o Ceme Conecta, o Empreende Mulher, Onda Mentoring, Capacitação para Núcleos e o Geração Empreendedora.

Segundo a presidente Poliana o associativismo traz um grande crescimento pessoal e profissional, além de incentivar a ajuda mútua, a geração de negócios e o crescimento das empresas. Em estudos feitos pelo Sebrae, a partir da Pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), mostram que, em 2021, a taxa de empreendedorismo entre mulheres foi de 24,6%. Já a dos homens chega a 36,5%. Sendo que 65% dos empreendedores do sexo masculino ganham mais de 3 salários-mínimos com seus negócios e somente 46% das mulheres alcançam essa margem. “Queremos que empresas lideradas por homens e mulheres cresçam e possam gerar empregos e renda”.

A programação inclui momentos de formação para aperfeiçoamento das coordenadoras e lideranças dos Núcleos e fechará com a palestra “Empreender e crescer”, que será ministrada por Vanessa Rouvier. “Preparamos momentos muito especiais e transformadores para celebrar este momento tão significativo para o Ceme”, destaca a presidente, Poliana Oliveira.