Boa Novas para a Saúde e Meio Ambiente
A estudante Juliana Estradioto do instituto Federal do Rio Grande do Sul desenvolveu o plástico biodegradável através da casca do maracujá sendo o mesmo utilizado para envolver mudas de plantas ¨menos plásticos mais preservação”. O projeto rendeu à estudante o prêmio Jovem Cientista. Juliana conquistou também o 1º lugar em Ciências Agrárias na Febrace, a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia e medalha de ouro em uma olimpíada, na Universidade Estadual de Nova York.
Netchup!
Imagine um molho cremoso e vermelho para saborear com seu sanduíche favorito. Você pensou no ketchup, não? Mas não é, sai o tomate, entra a acerola,beterraba e abóbora e fica livre de aditivos e corantes. O projeto iniciou em 2016 através de três estudantes em busca de uma alimentação saudável e rica em vitamina C, e principalmente sem defensivos, comenta a professora Lucicléia Barros (Chefe do Departamento de Engenharia de Alimentos da Universidade do Ceará). O processo passou por 21 formulações até chegar ao produto atual e já abocanhou o selo Innovation durante o Sial, Salão Internacional de Alimentação, realizado em Paris em outubro.
A partir de uma parceria com a UFC, a empresa cearense Frutã vai produzir e vender o natchup durante cinco anos. Essa aliança aconteceu no início da pesquisa, como conta a sócia-diretora da empresa, Ana Patrícia Diógenes que já recebeu encomendas do Natchup durante o Salão Internacional da Alimentação
O produto já está a venda pela internet! Ou aguardar até 2019 quando deverá chegar nos supermercados.
Fonte: Edição Carlos Tr Folha de Santa Catarina/ Conteúdo e Imagens Ebc-Frutã-UFC