O prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, assinou na última terça-feira, 30 de outubro, a ordem de serviço para iniciar a construção da maior escola municipal de Florianópolis, no bairro Tapera. A Escola será quadrilíngue, em um modelo inédito na cidade, com ensino em português, inglês, libras e linguagem tecnológica. Outro modelo de “Escola do Futuro” já está sendo construído no bairro Ratones.
A Escola do Futuro
“Será um novo marco para a educação de Florianópolis. Lá, o jovem vai passar todo o dia aprendendo várias línguas e se preparando para o mercado de trabalho do futuro. Serão unidades para colocar inveja em qualquer escola particular”, disse o prefeito Gean Loureiro.
O estabelecimento de ensino, que estará localizado na Rodovia Açoriana, contará com 13 salas de aula, o que permitirá a matrícula de 800 estudantes do primeiro ao nono ano.
Em um terreno de quase 8 mil metros quadrados de área, a obra da escola custará R$11.785.000,00 e será entregue em 24 meses. A área construída será de 5.432,57 m².
Conheça a Tapera
Na linguagem indígena, Tapera vem de “Taba” cujo significado é aldeia e “Uêra”, que significa extinta, abandonada,em ruínas.
Com a construção do Centro de Aviação Naval e posteriormente com a construção do Aeroporto, a colônia de pescadores começou a receber trabalhadores que foram convocados para trabalhar na obra e que se fixaram na Tapera pela proximidade do local. Outro fator que proporcionou uma maior ocupação, foi a construção das rodovias SC-450 e SC 406 em meados dos anos 80, o que melhorou o acesso o que atraiu mais moradores para a antiga vila dos pescadores.
O local também ficou muito conhecido pelos moradores da capital, após a descoberta de um sítio arqueológico com 172 sepultamentos (93 adultos e 79 crianças) em cova rasa, aberta na areia, acompanhados dos seus adornos de conchas. Algumas das peças e ossadas encontradas, estão atualmente expostas no Museu do Homem de Sambaqui.
O Museu do Homem de Sambaqui
Hoje a região da Tapera é residencial, com uma população de baixa renda e com residências humildes, é atendida por um posto de Saúde, escola pública e um comércio local para atender as necessidades dos que la residem. Não encontramos meios de hospedagem e existem poucos restaurantes.
Oportunidade
Uma iniciativa como esta certamente irá proporcionar, através da educação “especial”, um futuro melhor a milhares de crianças. A cidade já é conhecida internacionalmente pelo seu potencial turístico, recebendo milhares de turistas de inúmeros países. Ter o domínio de um segundo idioma ou até mesmo ser um poliglota, permitirá acesso facilitado ao mercado de trabalho. A inclusão social é sem dúvida a melhor ferramenta para um país melhor a todos.
Confira também:
.