A notícia foi divulgada pela prefeita Adeliana Dal Pont durante um encontro com a imprensa
A prefeita Adeliana Dal Pont recebeu a imprensa em seu gabinete, na manhã desta terça-feira (29), para apresentar as novas obras que estão sendo realizadas no Município em 2019. Desde o início de janeiro, a prefeita vem percorrendo as obras do município para acompanhar de perto os trabalhos e garantir o cumprimento dos cronogramas.
A prefeita abriu a conversa com uma grande notícia. A UPA 24h de Forquilhinha acaba de ser eleita uma das cinco melhores do Brasil, entre mais de 500 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Como reconhecimento, a UPA 24h de São José foi selecionada pelo Ministério da Saúde para receber um projeto de capacitação em conjunto com o Hospital Sírio Libanês, de São Paulo.
O projeto SEPSE é idealizado pelo Ministério da Saúde, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS), em parceria com o Hospital Sírio Libanês. O objetivo é reduzir a mortalidade por SEPSE no Brasil. A Secretaria Municipal de Saúde se reunirá nas próximas semanas com a equipe do Ministério para discutir o processo de implantação do projeto.
Conhecida como disfunção ou falência de múltiplos órgãos, a SEPSE é responsável por 25% da ocupação de leitos em UTIs no Brasil. É também causa de alta mortalidade no país, chegando a 65% dos casos, enquanto a média mundial está em torno de 30% a 40%. A doença é a principal geradora de custos nos setores público e privado. Isto acontece devido à necessidade de utilizar equipamentos sofisticados, medicamentos caros e exigir muito trabalho da equipe de saúde.
“A UPA é uma obra que fez a diferença na área da saúde em São José e já são 10 mil atendimentos por mês. Este reconhecimento é importante, porque o Município fez um grande esforço para qualificar e credenciar a unidade, além de arcar com grande parte dos custos para o funcionamento do serviço”, destacou Adeliana. A prefeita lembrou ainda que a UPA 24h funciona há um ano e conta com atendimento especializado para os casos de urgência e emergência.
“A Prefeitura de São José atualmente investe 25% de sua arrecadação na área da Saúde, sendo que a lei obriga o Município a aplicar 15%. O objetivo é garantir de forma efetiva o direito ao cidadão de ter um médico e exames de qualidade”, reforçou a prefeita Adeliana.
Publicação Folha de Santa Catarina- Fonte Pmsj- Imagens Secomsj-
Deixe seu comentário
Curta nossa página https://www.facebook.com/folhadesantacatarina