A charmosa Fraiburgo, conhecida também como “Terra da Maçã” está localizada na região turística Vale dos Imigrantes, e integra a Rota da Amizade, no meio oeste catarinense. Com mais de 3,2 hectares de maçãs e inúmeras indústrias de processamento e seleção, o município é rico pela sua diversidade turística, gastronômica e cultural, e com isso, tem chamado a atenção de turistas que desejam vivenciar a experiência de colher a fruta direto do pé de maçã.
Responsável por 20% da produção da fruta em Santa Catarina, Fraiburgo realiza a colheita da maçã de janeiro a abril, o que resulta em altas expectativas para a cidade que, em 2024, espera produzir mais de 500 mil toneladas de maçã.
Além de alavancar a mão de obra de Fraiburgo, a colheita da fruta ainda é responsável pelo fortalecimento do turismo local. Visitantes de todos os lugares vão até a Terra da Maçã para vivenciar essa experiência sensorial, pois os olhos se enchem com a beleza dos pomares, o olfato é aguçado pelo aroma da maçã, o tato descobre novas texturas e o paladar sela esse momento único.
Um dos momentos mais esperados do ano é o início da Colheita da Maçã, que acontece dia 05 de fevereiro. O tradicional evento reúne lideranças políticas e empresariais, profissionais da imprensa, produtores e convidados de todo Estado. O palco desse encontro é o Hotel Renar.
História
Uma cidade, tantas histórias. Fraiburgo, localizada no meio-oeste catarinense, nasceu do trabalho dos pioneiros: os irmãos Rene e Arnoldo Frey, cuja ação contribuiu consubstancialmente para o desenvolvimento social, econômico e turístico do município.
No turismo o destaque fica para a construção em 1981 do Hotel Renar, com foco em atender os primeiros turistas. Ali inicia uma história de hospitalidade e atenção a cultura, histório e gastronomia dessa gente.
Historicamente Fraiburgo teve como auge as décadas de 50 e 60, com a indústria extrativista da madeira, mas foi na fruticultura que tornou a cidade reconhecida nacional e internacionalmente. A Terra da Maçã, como é conhecida Fraiburgo, é um dos mais importantes centros produtores do Brasil, escoando suas safras de Daiane, Gala, Fuji, Gonden, entre outros, pelas principais rodovias nacionais para as quais a cidade tem fácil acesso (BRs 470, 282, 116 e 153).
Com apoio da Assessoria de imprensa da Secretaria de Estado do Turismo de SC