Assim como seus antepassados, que vieram de Trento, na Itália, para os moradores de Nova Trento, na Grande Florianópolis, receber as visitas com uma mesa farta, muita bebida, músicas típicas e alegria é uma tradição que passa de geração em geração. E toda essa cultura será apresentada durante a 28ª Incanto Trentino – Festa das Tradições Trentino Italianas, que acontece de 4 a 7 de agosto, no Ginásio de Esportes Inácio Gullini, no centro da cidade. A realização da Incanto Trentino é da Associação Neotrentina de Turismo – Neotur, com o apoio da Prefeitura Municipal de Nova Trento, por meio da Secretaria Municipal de Turismo.
Uma das grandes atrações da festa é a gastronomia e entre os pratos típicos se destaca o Piatto Nostrano ou “Prato Nosso”, como é comum usar no dialeto italiano para algo nosso, feito em casa ou artesanal. O prato foi criado para representar a gastronomia da festa, pois é composto por elementos do cotidiano do colono, do imigrante neotrentino, como polenta, queijo, linguiça e verduras.
O Piatto Nostrano é servido com a tradicional polenta brustolada, que é a polenta cozida e, depois de fria, cortada em fatias e assada na chapa até formar o brustolado, que são aqueles pontinhos mais escuros, típicos daquilo que é assado na chapa ou na grelha. Ainda acompanha o queijo, que no caso é a “tosella”, que é uma fatia de um queijo branco fresco, frito na manteiga; a “lugànega, que é a linguiça, e dela é feita a massa da lugànega ou a pasta da linguiça. Depois é feita uma polpetta, um bolinho, que é achatado, assado e servido com as verduras comuns da temporada.
Os responsáveis pela cozinha do restaurante do Sítio Dona Lourdes, localizado entre Nova Trento e São João Batista farão, pela primeira vez, o prato típico para os visitantes da Incanto Trentino.
“Com este prato, o Piatto Nostrano, fortalecemos as nossas raízes italianas com ingredientes que estão no dia a dia de cada cidadão neotrentino. É um orgulho apresentar a nossa rica cultura gastronômica”, destacou o proprietário do Sítio, Cirineu Bunn.
Tradição Gastronômica
Além do Piatto Nostrano, que é o prato típico da Incanto Trentino, o visitante também poderá experimentar uma variedade de massas e pizzas, além de produtos fabricados pelos colonos da região como salame, queijos, geleias e muito mais. Os tradicionais vinhos de Nova Trento também estarão disponíveis, bem como a cervejaria da cidade que estará com um estande na festa.
Para o chef Aloisio Dalri, mais conhecido como Iggio, que viveu muitos anos na Itália e é um exímio conhecedor da cultura gastronômica italiana e neotrentina, trazer essa tradição para a festa representa preservar, além de resgatar e transmitir para as novas gerações toda essa cultura (…) e promover aquele sentimento de pertencimento, de appartenenza, como diriam os italianos.
“Todos esses pratos, produtos coloniais e bebidas vão representar a cultura alimentar, lógico, mas buscando um retorno as origens. A culinária italiana avançou muito ao longo dos anos, se tornando mais moderna, (…) mas no dia a dia das pessoas mesmo, naquelas festas de família ou comunitárias, como é o caso da Incanto Trentino, eu diria que os talheres apontam sempre para a tradição. Queremos apresentar aqui também, o que é realmente a tradição, aquele modo de fazer mais elementar, mais genuíno, e o que mais mexe com as pessoas. Apresentar um alimento de conforto, que remete ao passado”, concluiu o chef.