EMBRATUR – SOB NOVA PRESIDÊNCIA
Novo presidente pretende dar continuidade as ações com foco na transformação da Embratur em agência. Foto: Roberto Castro
A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) está sob nova direção. Marcelo Lima Costa, ex-chefe de gabinete, assume interinamente a presidência da autarquia em substituição a Vinicius Lummertz que, nesta terça-feira (10), assumiu o cargo de Ministro de Estado do Turismo. Segundo o novo presidente, a ideia é dar continuidade as ações e ao trabalho da gestão anterior que trouxe resultados positivos para a autarquia. O foco da nova diretoria está voltado para a aprovação do PL 2724/2015 que transforma a Embratur em agência, aos moldes da Apex e Sebrae e também amplia o capital estrangeiro nas companhias aéreas e atualiza a Lei Geral do Turismo. O mérito do projeto de lei está para ser votado em caráter de urgência pelo Plenário da Câmara dos Deputados.
“O turismo precisa de continuidade na gestão para continuar crescendo e trazer mais resultados positivos. O objetivo central é a transformação do instituto em uma agência de promoção turística internacional. Estamos no caminho certo para uma grande transformação que vai maximizar o orçamento da Embratur e, com isso, poderemos intensificar a promoção internacional do Brasil e abrir ainda mais as portas do país para os turistas internacionais”, explicou. O presidente interino da Embratur, Marcelo Lima Costa, tem uma longa experiência no setor de turismo e também nas áreas de gestão e consultoria, tanto no âmbito privado como público. Formado em Administração de Empresas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Costa atuou, antes de ser chefe de gabinete da autarquia, como diretor de Produtos e Destinos do Ministério do Turismo.