Em entrevista ao repórter Antônio Claret Guerra, da EBC – Empresa Brasil de Comunicação, vinculada à Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, também vice-presidente da ABRAJET-MG, o Secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, fala sobre o destaque que os atrativos culturais do Estado terão por ocasião do XXXVIII Congresso Nacional da ABRAJET – Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo.
Com o tema central “O valor e a importância da ABRAJET para a divulgação do setor turístico nacional”, o evento será realizado em Belo Horizonte, de 12 a 17 de setembro.
A Palestra Magna estará a cargo do presidente da EBC, Hélio Doyle, professor emérito da Universidade de Brasília (UNB) e ex-presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), com o título “Aprimoramento dos jornalistas da ABRAJET para divulgação do turismo nas mídias sociais”.
Na ocasião, serão apresentadas, para a imprensa nacional de turismo, atrações culturais e turísticas de Minas Gerais, como a cidade Patrimônio Cultural da Humanidade, Ouro Preto, as cidades históricas do século XVIII, de Diamantina, Serro, Sabará e outras. O Estado possui a maior parte dos atrativos culturais e históricos do Brasil.
Veja a Entrevista concedida no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte:
P- O que está planejado para uma excelente oportunidade de divulgação, que é o Congresso Nacional da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo- ABRAJET?
R-
A nossa expectativa com da ABRAJET é trazer os jornalistas do “trade turístico,” de todo o Brasil, sobretudo os que fazem parte da Associação, para conhecer além das discursões inerentes ao congresso, o destino Minas Gerais e os atrativos todos.
Está prevista uma série de visitas técnicas, temáticas, para conhecimento, para aprofundar, melhor dizendo, o conhecimento dos jornalistas do Brasil com relação ao turismo e ao turismo cultural, sobretudo na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
P-
O Governo de Minas Gerais decidiu apoiar a imprensa nacional especializada em turismo, especialmente pela importância que o evento tem para a cultura brasileira. Como será esse apoio?
R-
Será uma imensa alegria receber a todos no Palácio da Liberdade que será o espaço anfitrião da Abrajet, do Congresso da Abrajet e obviamente a partir dele, o Palácio das Artes e todos os espaços culturais que nós temos no Circuito Liberdade que também é um Circuito Turístico Liberdade.
P-
O Palácio da Liberdade, antiga sede do governo de Minas Gerais, agora transferida para a Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, possui um apreciável acervo cultural e artístico. O que podem esperar os amantes da cultura de todo o Brasil ao visitar este belo e histórico palácio?
R-
O Palácio da Liberdade possui um acervo riquíssimo, tornou-se agora o centro da Cultura Mineira, aberto ao público, democrático, e os jardins que antes não podiam ser visitados, tem os seus portões abertos.
As pessoas que vão naturalmente neste ponto turístico que é a Praça da Liberdade, podem agora adentrar, descansar e conhecer os Jardins do Palácio.
Temos no Palácio, festividades do Natal, carnaval que o interesse foi também na praça da Liberdade, no Palácio, no Ato da Liberdade, exposições todo ano e visitas guiadas, basta as pessoas procurarem a plataforma Sympla, e aquelas que não querem fazer a visita diretamente, temos também e oferecemos visitas guiadas no Palácio da Liberdade.
Nota da Redação
Segundo o presidente da ABRAJET-MG, José Aparecido Ribeiro, o secretário Leônidas Oliveira desenvolve trabalho profícuo à frente da Secretaria Estadual de Cultura e Turismo – Secult-MG, liderada por experiente e incansável profissional de renome internacional.
Leônidas Oliveira é natural de São Gotardo (MG) no Alto Paranaíba, região próspera do agronegócio mineiro, sendo MC PhD em Cultura Europeia pela Universidade de Valladolid, na Espanha. Já presidiu a Empresa Brasileira de Turismo – Embratur. Teve, também, consagrada experiência no turismo como presidente da Belotur – Empresa Municipal de Turismo de BH e, na cultura, como presidente da Fundação Municipal de Cultura.