Desde os gregos, a beleza tem sido discutida, idealizada e principalmente buscada pelas pessoas. Durante os últimos séculos, os padrões foram mudando, se transformando até chegarmos no momento em que estamos onde, além do ideal a ser atendido, também vemos a beleza relacionada ao autocuidado, à manutenção (saudável) da autoestima. Esse viés foi impulsionado nacionalmente pela pandemia de Covid-19, mas, quando se trata de beleza, mesmo antes, Minas Gerais já tinha uma longa história com o mercado da beleza.
Há pouco mais de 5 anos, por exemplo, as mulheres mineiras foram consideradas aquelas que mais frequentam salão de beleza. O que poderia se limitar à simples vaidade, mas não, quando se fala em beleza, não é só como consumidoras que as mineiras aparecem na mídia: em 2022, este setor foi apontado como um dos que mais crescem entre as empreendedoras. O que não o torna exclusividade delas. Bruno Rupf que o diga.
Especialista em tricologia e visagismo além de cabeleireiro, Bruno Rupf atua no mercado de beleza há quase 25 anos. Seu salão, o Studio Bruno Rupf, tem três unidades em Minas Gerais e cuida do cliente por inteiro: da estrutura do cabelo passando pelo bem-estar do seu corpo até as unhas perfeitas. Apaixonado por ensinar, além de atender em seus salões, Rupf atua ministrando cursos nacional e internacionalmente. Como se não bastassem essas ocupações, um distintivo de sua alta capacidade e experiência foi ter se tornado embaixador da London Cosméticos.
A London Cosméticos nasceu há 13 anos com intuito de desenvolver produtos capilares com qualidade e eficiência. Em seu modelo de franquias, atende diversos estados brasileiros. Em Minas Gerais, a London completa 6 anos em março e segue mantendo firme seu ideal de promover seus produtos revolucionários sem esquecer da qualificação e atualização para centenas de profissionais em inúmeros workshops, cursos e eventos, tanto presenciais quanto online. Confira a seguir a entrevista com Bruno Rupf sobre o trabalho realizado em Minas Gerais:
Você é embaixador da London há mais de 2 anos. Qual é sua função enquanto embaixador?
Rupf: Estou como embaixador da London há três anos. Minha função como embaixador da London Cosméticos é divulgar a marca nas mídias sociais, então faço stories, faço reels, faço publicações, divulgando a marca e, especificamente na região de Minas Gerais, a gente faz muitos cursos, muitos eventos. No ano passado, foram quase 40, se eu não me engano. Cerca de 1200 cabeleireiros assistiram a cursos que promovemos aqui no estado, onde levamos técnicas, abordamos as técnicas de cabelo e o uso adequado dos produtos da London Cosméticos. Então, o profissional aprendeu, além do desenvolvimento dele, do crescimento profissional, ele também teve oportunidade de aprender a maneira correta de utilizar os produtos da London, os diferenciais do produto da London e, assim, a gente conseguiu um resultado bem eficiente na estratégia de engrandecimento da marca também juntamos o útil ao agradável, desenvolvimento profissional e a alavancagem da marca aqui em Minas.
Suas atividades enquanto embaixador coincidiram em parte com a pandemia, certo? Houve programações remotas? Se sim, eram bem recebidas pelo público?
Rupf: Realmente entrei pra London em maio de 2020, no auge da pandemia. Em julho, a gente teve ideia, eu juntamente com o Marcos Favero, que é o diretor comercial da central aqui em MG, nós desenvolvemos um projeto chamado Hair Expedition. O Hair Expedition foi composto por seis cursos, todos transmitidos ao vivo, teve curso de mechas, colorimetria, corte, tratamento… Seis cursos que eu juntamente com um convidado ministramos ao vivo em algumas segundas-feiras e foi super bem aceito. Na época, nós vendemos os cursos separadamente e foram 1600 inscrições que nós tivemos. A aceitação foi ótima, deu super certo e foi lá no início que surgiu aquela questão do online, das transmissões ao vivo. Fez muito, muito sucesso e o público não foi só daqui [Minas Gerais], foi público de todo Brasil, público de fora, tivemos alunos do Japão, Portugal, Inglaterra, Ilhas Cayman, Argentina…
Nesses quase três anos como embaixador, qual o balanço que você faz das atividades desenvolvidas em MG?
Rupf: Bem, eu tenho duas bases: a base educacional e a base comercial. Na base educacional, a gente conseguiu levar muito conhecimento para uma quantidade enorme de cabeleireiros em todo o estado e até fora do estado, fora do país, como eu mencionei. Conseguimos ministrar nas regiões que a London atende muitos e diversificados cursos, desde colorimetria, mechas, tratamento, corte… Conseguimos capacitar o profissional da beleza e ele, estando capacitado, se tornando expert, consequentemente, ele consegue aumentar o preço, ele consegue ter uma agenda cheia, tornar-se um cabeleireiro de alta performance. O objetivo é esse, é mudar a vida dos profissionais, capacitá-los e fazer a diferença no dia a dia deles. Isso a gente faz, fez e a gente vê a gratidão deles. Consequentemente, a gente consegue gerar vendas porque o profissional estando capacitado, se tornando um expert, consequentemente, ele tem mais cliente, a agenda cheia, ele utiliza os nossos produtos, vende mais produto, vende mais coloração, vende mais mecha, vende mais homecare. Então, as duas bases, a educacional e a comercial, são bem alimentadas com esse resultado. Eu como embaixador e profissional (e educador como eu sou de coração), fico bem satisfeito com o resultado que a gente tem conseguido aqui no estado de Minas Gerais e também creio que a central também está bem satisfeita.
E por que que eu falo dessas duas bases? Porque elas andam juntas. Não adianta a gente conseguir uma [base] educacional sensacional e não vender e também não adianta você vender e não capacitar o profissional, não mudar a vida dele lá na ponta. A vida dele tem que mudar, se não mudar, não adianta. E a vida dele mudando consequentemente a gente vende muito mais e fideliza ele. Ele fica grato pela London levar tanto conhecimento e mudar de vida, então, isso é o essencial, além da paixão pela educação.
Com quase 25 anos de carreira, você já viu muitas tendências desse mercado de beleza. Como você tem visto a procura por qualificação? O interesse tem aumentado continuamente ou chegou a diminuir em algum momento? Teve algum pico em que você pensou que era o melhor momento para o setor?
Rupf: Nesse tempo todo de profissão e que eu atuo como educador, por volta de 2018 e de 2019 pra cá, a gente até brinca que a régua está subindo porque vemos a busca incessante e muita gente boa e qualificada, então, hoje, quem não tá atento à qualificação, a ser um profissional diferenciado tá morrendo, tá ficando para trás, tá sumindo. Hoje, a gente vê profissionais novos começando na profissão, com um ano de profissão, e trabalhando super bem porque tem acesso. Por exemplo, quando eu comecei 20 poucos anos atrás, não tinha o acesso que hoje tem. Então, o online veio para facilitar, para ajudar em muitos sentidos. Os [cursos] presenciais aumentaram de forma significativa também, então, hoje, o acesso está muito fácil e quem não está atento a essa evolução a essa qualificação realmente está ficando para trás. E, no meu ponto de vista, só tem aumentado tanto a demanda quanto a oferta dessa qualificação. Creio que a gente está em um momento bem bacana nesse sentido, em que os profissionais têm procurado a qualificação, o crescimento e a evolução cada dia mais.
A busca permanente por qualificação/atualização é uma recomendação que você dá para seus alunos? Tem alguma dica que você sempre compartilha?
Rupf: Bem, com certeza sempre, sempre indico a qualificação e a atualização profissional. Sempre. E como eu falei, hoje, o acesso está muito fácil, tem muito conteúdo gratuito, muitas lives bacanas de profissionais muito renomados e com conteúdo muito bacana. Sempre brinco que é uma sementinha que a gente planta e que ela vai crescer, fortificar e colher bastante frutos. E [comparo] com uma bola de neve também: você joga ali uma bolinha pequena, ela vai rolando, rolando, rolando e vira uma coisa gigante. E a partir do momento que o profissional começa a se qualificar, começa a estudar é um caminho realmente sem fim, que ele vê que depende daquilo dali e o quanto ele cresce e, quanto mais alto a régua está, maior é a busca nesse sentido. Vou te falar do meu caso: estou no mercado há muito tempo e comecei no curso básico, fui fazendo atualizações. Parei para contar e tenho mais de 200 certificados de cursos na área! Um curso vai puxando o outro. Isso tudo valida muito no dia a dia e traz know-how para o profissional, traz reconhecimento, traz respeito, isso tudo vai edificando e fazendo com que cresçam e vão assim evoluindo cada dia mais.
Agora que você já conhece um pouco mais sobre a atuação deste profissional e sobre a London Cosméticos, que tal conhecer também o EAD da London e o novo Coordenador Nacional de Educação, Sidnei Marcelo.
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