MARMITÃO POR R$ 10 É OPÇÃO ENTRE FUNCIONÁRIOS E PASSAGEIROS NO AEROPORTO DE GUARULHOS
Passageiros, funcionários de lojas e do aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, compram marmitex para almoçar – Diego Padgurschi/Folhapress
Eu vivo circulando pelos aeroporto e me nego a pagar os preços abusivos pra comer um simples lanche que ultrapassa R$ 30,00 muito fácil. Um pão de queijo pequeno e um expresso pequeno não sai por menos do que R$ 15,00, além de que todos os produtos tem o mesmo gosto. Como a lei que iria regulamentar isso simplesmente não funciona a exemplo de todas as outras no Brasil, a exemplo das companhias aéreas que deitam e rolam cobrando pelas bagagens cujas passagens não ficaram mais baratas, muito pelo contrário, vi, testei e aprovei o “marmitão”.
Na quarta-feira viajando para Foz do Iguaçu, (a conexão para lá é em Guarulhos), era dia de feijoada. A marmita de R$ 10 fica um pouco mais cara no aeroporto internacional de Cumbica. Mesmo assim, ninguém reclamou, e as embalagens de isopor logo acabaram. Dá para saber que se aproxima a hora do almoço porque chega a formar fila no embarque E do terminal dois. É onde os motoboys entregam as quentinhas a funcionários, motoristas de aplicativos que trabalham por lá e também alguns passageiros prestes a embarcar para seus voos e que se recusam a pagar caro para comer no aeroporto.
A maioria dos pedidos é feita por WhatsApp, por onde também é enviado o cardápio do dia aos clientes. Mas os motoboys sempre carregam algumas embalagens a mais para atender quem os aborda no terminal, sem ter feito a encomenda antecipada. No caso, as opções são mais simples: frango à milanesa ou linguiça calabresa com arroz, feijão, salada e batata frita. Entre os consumidores, alguns motoristas de Uber, 99, Cabify e táxi chegam a pedir a marmita de dentro do carro. Pelo menos sete restaurantes instalados no município de Guarulhos abastecem os motoqueiros para levar as quentinhas ao aeroporto. “Com o preço de uma coxinha eu como arroz e feijão”, disse a vendedora de freeshop, adepta das marmitas.
Enquanto la dentro do terminal para comer um pedaço de pizza com refrigerante você gasta R$ 39,90, por uma salada R$ 37,90 ou um prato de filé mignon, cauda de lagosta e um acompanhamento à escolha sai R$ 107, valor de mais de dez marmitas vendidas lá fora. Vasle informar que a comida la dentro do terminal é muito, mas muito ruim. Os motoboys afirmam que as quentinhas saem mais no terminal dois, de onde parte e onde chega a maioria dos voos domésticos. Os pedidos começam a ser atendidos a partir das 8hs, quando os funcionários que trabalham na pista do aeroporto podem sair para garantir o almoço de mais tarde.
A GRU Airport, que presta um péssimo serviço, começando pela internet de péssima qualidade e que raramente funcionana, incompetende tem gerenciar, indo contra os preços baixo, afirma que a venda de comida nas calçadas é irregular e não pode ser realizada. Incapaz de fazer qualquer coisa em favor do consumidor, mente descaradamente quando afirma que aumentou a oferta de produtos para atender aos diferentes perfis de passageiros. A GRU Airport não passa de um cafetão que cobra 20% do faturamento bruto, semanalmente. Há também um rateio cobrado das lojas para cobrir gastos de luz, segurança e limpeza dos corredores. Fonte: Folha de SP.
O contrato de concessão firmado entre a GRU Airport e o imenso e inútil cabide de empregos da Infraero em 2012 deixa a concessionária livre para determinar os valores e condições da exploração comercial dos espaços no aeroporto, que é um imóvel público pertencente à União. Floripa Airport não ecapa a regra. Um cafezinho e um pão de queijo custa no minimo R$ 13,00.
Outro caso vergonhoso é o Aeroporto de Foz do Iguaçu. Um dos maiores e mais lindos destinos do Brasil não merece aquela coisa. Comentário geral de turistas e do trade nacional e internacional que estavam lá para a exitosa 13ª Edição do Festival de Turismo das Cataratas. Aquilo é um caos sem precedentes. Só a fila “unica” para passar na Receita Federal é sem precedentes. Agora imagine esse povo todo espremido em duas salas de embarque unicamente. Já ouviu a expressão “lata de sardinha”? Bem isso.
ENERGIA DE DOIS POVOS
O novo filme institucional da Itaipu agradou o trade turístico e os participantes da abertura da 13ª edição do Festival de Turismo das Cataratas, na noite desta quarta-feira (20), no Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, em Foz do Iguaçu. “Esse novo vídeo da Itaipu revela um Brasil que deu certo. Mostra a força desse País”, ilustrou o ministro do Turismo, Vinícius Lummertz, que prestigiou a solenidade. Com 10 minutos de duração, o vídeo “Energia de Dois Povos” faz um resgate histórico dos 44 anos de Itaipu e mostra a importância da união entre brasileiros e paraguaios para transformar a binacional na maior geradora de energia limpa e renovável do planeta.
A partir da última quinta-feira (21), já está sendo exibido aos turistas no Centro de Recepção de Visitantes (CRV), da margem brasileira da Itaipu. Segundo o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Marcos Stamm, a proposta do filme foi reforçar que a grandeza da hidrelétrica resulta da dedicação humana e da união entre dois povos.
“Itaipu é exemplo de energia limpa e de sustentabilidade, mas, acima de tudo, é símbolo de integração”, disse Stamm.
FUNDO PARA OM TURISMO
Passo concreto da Governadora Cida Borghetti ao assinar decreto criando um grupo de trabalho para dar forma ao antigo pleito do empresariado turístico paranaense. Trata-se da criação de um fundo especial para incrementar o turismo no Estado, a exemplo do que já existe em outras unidades da Federação. O ato aconteceu em Foz do Iguaçu, dia 20, por ocasião da abertura do Festival das Cataratas. Ao contrário de seus antecessores, Cida mostrou-se sensível aos argumentos do setor, dando início, assim, a um processo que se espera venha a transformar em realidade a antiga reivindicação.
Nesse sentido, importa reconhecer, tem se empenhado bastante o presidente da Paraná Turismo, Manoel Jacó Gimennes, desde que assumiu a função. O ato contou com autoridades do trade a exemplo do Ministro do Turismo, Vinicius Lummerts, o diretor brasileiro da Itaipu Binacional, Marcos Stamm, prefeito de Foz, Chico Brasileiro, Secretário Estadual de Turismo, João Barbiero, e o presidente da FENACTUR-Federação Nacional do Turismo, Michel Tuma Ness.
FÓRUM CIENTÍFICO DE TURISMO DAS AMÉRICAS
O coordenador e idealizador do Festival das Cataratas, Paulo Angeli, classificou o 12º Fórum Internacional de Turismo do Iguassu como o “maior e melhor fórum científico de turismo das Américas”, na última quinta-feira (21), durante a solenidade de abertura do evento. Mais de 1,2 mil estudantes e professores de todo o Brasil participaram desta edição do Fórum, que registrou recorde de trabalhos submetidos: 309. O evento transformou Foz do Iguaçu (PR) de “Terra das Cataratas” na “Capital do Turismo Científico” durante três dias, movimentando diversos setores da cidade. O Fórum Internacional do Turismo do Iguassu foi promovido pela De Angeli em parceria com o Programa de Mestrado e Doutorado em Turismo e Hotelaria da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e apoio da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), além de diversas universidades e institutos brasileiros. Para ver todas as fotos da 13ª edição do Festival das cataratas clique nos links abaixo:
ROTA CICLÍSTICA DE 220 KM EM FOZ DO IGUAÇU
Foto: Nilton Rolin/Itaipu Binacional
Um passeio ciclístico, na tarde deste último sábado, (23), simbolizou o marco inaugural e o início das obras da Rota Beira Parque – uma pista de 220 quilômetros, entre Foz do Iguaçu e Cascavel, nas margens do Parque Nacional do Iguaçu (PNI), planejada para ser referência no cicloturismo internacional. A iniciativa é da Itaipu Binacional, em parceria com a Agência de Desenvolvimento do Turismo (Adetur) e os municípios lindeiros ao PNI. Quase 400 ciclistas participaram da pedalada nos dez quilômetros iniciais do trajeto, do Centro de Recepção do PNI à Avenida Felipe Wandscheer, em Foz. A organização foi da Prefeitura, Adetur, PNI e Itaipu Binacional, com o apoio dos grupos de ciclistas da cidade. Antes da saída houve uma breve solenidade, com a presença de diversas autoridades locais – entre elas, o prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro. O diretor de Coordenação da Itaipu, Newton Kaminski, representou a empresa. Que inveja !
“O Parque Nacional é reconhecido internacionalmente por ser Patrimônio da Humanidade. Uma rota nas suas margens, com certeza, será reconhecida internacionalmente e atrairá turistas do mundo todo para a região”, disse Kaminski. “Queremos diversificar e fomentar o turismo regional. Investir na melhoria desta estrada é uma contribuição da Itaipu”, completou, Para Chico Brasileiro, a ideia é aproveitar estruturas já existente, melhorá-las e dar a elas novos usos. “Essa rota já existe, inclusive, é bastante utilizada por moradores da região, mas agora ganhará uma outra utilidade, o cicloturismo, entre outras práticas esportivas”, completou o prefeito de Foz, Chico Brasileiro. A sinalização de toda ciclovia será feita pela Itaipu e deve estar pronta no segundo semestre de 2018. Na segunda etapa das obras, de acordo com Kaminski, serão construídos pontos de paradas e incentivada a construção de pousadas e restaurantes por parte da iniciativa privada.
3º SALÃO NÁUTICO DE ITAJAÍ
Aluguel compartilhado de lanchas até produtos para manutenção, esporte e lazer náutico integram as novidades do maior salão do sul do Brasil, em julho. Além de apresentar novidades em embarcações de renomados estaleiros nacionais e internacionais, o III Salão Náutico Marina Itajaí, de 5 a 8 de julho, terá várias outras novidades ligadas ao setor. Aluguel compartilhado de lanchas de passeio, curso de habilitação náutica, seguros para embarcações, serviços de restauração de barcos, artigos para o esporte e lazer dentro da água, além de produtos para reparos e manutenção náutica estão confirmados ao evento.
BRASIL CAMPEÃO MUNDIAL MILITAR DE VELA
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Falando nisso, a equipe da nossa Marinha do Brasil que está representando o Brasil no 50° Campeonato Mundial Militar de Vela, organizado pelo CISM na Finlândia, acabou de se consagrar Campeã Mundial, após uma disputada final com a Rússia, Polônia e Finlândia. A competição com 16 países participantes foi muito acirrada, em especial entre os barcos da Rússia, Polônia, Finlândia (a anfitriã) e Brasil. A competição só foi decidida na última.
INFINITY BLUE NO FESTIVAL DAS CATARATAS
Juliana Campeoto, Gerente de Vendas do melhor resort para famílias do Sul do Brasil, o Infinity Blue Resort & Spa, esteve representando o empreendimento na 13ª edição do Festival de Turismo das Catarinas. Segundo ela, o resort está sempre presente nas melhores feiras do Brasil e do Mercosul e a FIT proporciona ótimas possibilidades de negócios uma vez que o Estado do Paraná é um dos principais emissores de turistas para o Infinity Blue em qualquer época do ano: “A família Infinity Blue nos dá toda essa confiança e os resultados estão positivos até agora, fruto do nosso incessante trabalho e reestruturação do resort, que até o final de 2019, com o investimento de R$ 10 milhões estará completamente revitalizado. Para este final de 2018 já teremos 20 unidades completamente reformadas, proporcionando aos nossos hóspedes momentos inesquecíveis”.
O Infinity Blue Resort & Spa iniciou uma reformulação da área de A&B (Alimentos & Bebidas). À frente da iniciativa, o resort, terá o apoio de Carlos Ferreirinha. Com 25 anos de experiência no mercado de luxo, Ferreirinha desenvolverá projetos de consultoria e ministrará treinamentos com a equipe do departamento. “Nossa missão é sempre aprimorar o atendimento, a hospitalidade e os serviços do resort. A capacitação da equipe faz parte desse projeto de crescimento de todo o empreendimento”, explica Juliana Campeoto, Gerente de Vendas e Marketing do empreendimento. “Queremos manter e aperfeiçoar, cada vez mais, a excelência de todos os produtos do Infinity Blue”, completa. Segundo a executiva, a ideia é oferecer aos clientes uma experiência única de hospedagem, lazer, entretenimento, gastronomia e eventos. “Nosso foco é oferecer uma hospedagem completa, aprimorando as experiências de lifestyle e bem-estar”, diz Juliana.
Além das reformas estruturais, que englobam o retrofit dos quartos, o resort investe também em campanhas focadas em A&B. Eventos especiais, casos do “Degusta-me” e do “Balneário Saboroso”, continuam na programação e serão intensificados. Haverá também aportes em metodologia, software, processos e menu. “Até o final de 2019, o bistrô também passará por retrofit. Temos um time dedicado e, com os workshops de capacitação, temos a oportunidade de oferecer ainda mais aos hóspedes”, avalia Juliana. “O objetivo é trazer resultados maiores de satisfação e experiências positivas, que é uma de nossas marcas primordiais”, conta Juliana. A executiva revela ainda que o SPA também passará por melhorias. “Todo planejamento será benéfico e visa ao aprimoramento de todo o hotel”, ressalta. “Com a reformulação, prevemos aumento de 20% em vendas nos próximos dois anos”, finaliza.
Tudo o que você precisa para construir/reformar sua pousada/hotel/resort, vale a pena no mínimo, consultar.
PRODETUR TURISMO EM FOZ DO IGUAÇU
Fotos: Adenésio Zanella / Itaipu Binacional
O protagonismo de Itaipu para o desenvolvimento regional foi destacado pelo ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, em uma solenidade no Hotel Mabu, em Foz do Iguaçu (PR). Na ocasião, foram apresentadas as linhas de crédito dos Programas Regionais de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur Turismo), na ordem de R$ 200 milhões, para iniciativas no estado do Paraná. O ministro participou da solenidade de entrega do Selo Turismo às prefeituras de Foz do Iguaçu, Paranaguá e Pontal do Paraná.
Também participaram da solenidade o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Marcos Stamm; a governadora do Paraná, Cida Borguetti; e o prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro. Para Foz do Iguaçu, o valor do investimento é de R$ 132 milhões, que serão usados nas obras de revitalização da Avenida das Cataratas e nos acesso à aduana argentina e ao Parque Nacional do Iguaçu. Paranaguá terá direito ao empréstimo de R$ 43,7 milhões e Pontal do Paraná, de R$ 23,4 milhões.
BONA TRATORIA
O Bona Trattoria é a mais nova atração gastronômica de Foz do Iguaçu e, gentilmente ofereceu às boas vindas aos participantes do 13º Festival de Turismo das Cataratas. Os participantes identificados receberam uma taça de espumante. O DJ Helio Moreira comandava o som do espaço Veneza. A exemplo do Capitão Bar, já se transformou em ponto turístico da cidade e ainda não faz uma semana que inaugurou. Estive lá e fiquei impressionado com a genialidade da isabel e do Iti Rafain. Na mesa ao lado, o amigo e Prefeito Chico Brasileiro também prestigiava a nova atração de Foz do Iguaçu. Sinceramente, não conheço lugar melhor e com altíssima gastronomia. Mas convém fazer reserva.
TURISMO TERMAL
Hotel Termas em Gravatal – SC, a melhor água termal do Brasil e a terceira do mundo
No próximo dia 26, acontece reunião do Comitê Gestor dos Balneários do Oeste Catarinense em Piratuba que reuni-rá diversos membros de várias cidades envolvidas com o turismo termal. O encontro terá a presença do novo Secretário Estadual de Turismo Cultura e Esporte de Santa Catarina, Tufi Michreff Neto. O convite para sediar a reunião do Comitê Gestor dos Balneários do Oeste Catarinense foi feito pelo Diretor presidente da Companhia Hidromineral de Piratuba, Jair Gomes, no último encontro realizado no mês de abril nas Thermas de Ouro. O evento acontecerá no Centro de Informações Turísticas (CIT) com início às 9 da manhã e se estenderá durante todo o dia.
TEMPORADA DE NEVE ALUCINANTE EM USHUAIA
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Faz uma semana que não para de nevar em Ushuaia. A previsão era que neste domingo parasse um pouco, mas não, as previsões indicam que nevará até no mínimo terça-feira, segundo me informa a responsável pelos Assuntos Internacionais de Ushuaia, Cristiane Cavalli. Tanto ela, como o Hugo Flores, Andressa Ciurlante, Ana Lucia, Juan Arroyo, me enviam fotos espetaculares, cinematográficas na verdade.
Além disso, segundo ela, os hotéis que recebem os brasileiros, a exemplo do Cilene del Faro e demais restaurantes acostumados com os brasileiros que literalmente lotam a cidade, se preparam principalmente para recebe-los nos horários dos jogos do Brasil. É impressionante, mas a cidade por lá, até o próprio Cerro Castor, para para assistir as partidas e ainda comemoram juntos. Difícil de acreditar, mas é verdade. Tem até buzinaços com bandeira do Brasil e tudo mais. Só Ushuaia mesmo, El Fim del Mundo.
SECRETÁRIO DE TURISMO
Falando nisso, Juan Sherañuk, já não é mais o Secretário de Turismo de Ushuaia. Extremamente conhecido e respeitado pelo trade de turismo local e brasileiro, Sherañuk parte para novos desafios. O que se espera que que o prefeito (intendente) daquele cidade. Walter Vuoto, encontre alguém com a mesma capacidade e conhecimento para substituí-lo.