NAVIO DE CRUZEIRO EM FLORIANÓPOLIS, EMBRATUR DESTACA RESULTADOS DE AÇÕES NO EXTERIOR
No evento que marcou a chegada do MSC Preziosa – navio de cruzeiro com 4,3 mil passageiros e 1,3 mil tripulantes – a Florianópolis (SC) no sábado (24), Vinicius Lummertz fez um detalhado balanço das ações realizadas pelo Ministério do Turismo (MTur) e pelo Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) para atrair visitantes estrangeiros ao Brasil.
Foto: Carlos Alberto Alves
“E os resultados estão aí: hoje o Banco Central divulga que batemos o recorde histórico de gastos de turistas do exterior para o mês de fevereiro, com US$ 611 milhões, o maior desde 1995”, anunciou em entrevista coletiva à imprensa, realizada pouco antes da solenidade de troca de placas que marca a primeira chegada de um navio de cruzeiro a uma cidade.
DESTINOS BRASILEIROS SÃO APRESENTADOS AO TRADE ESPANHOL
Falando nisso, a Embratur aposta na realização de capacitações do trade nacional e internacional com o objetivo de atrair mais turistas estrangeiros para o Brasil. Por meio do trabalho no exterior do Escritório Brasileiro de Turismo (EBTs), o Instituto possibilitou acesso a informações sobre destinos e atrativos do País a 35 agentes de viagens de Valência, na Espanha. O seminário foi promovido pela operadora espanhola Aném de Viatges, neste mês. Na apresentação, a Embratur enfatizou atrativos dos estados do Amazonas, Bahia, Pará, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo, além da Rota das Emoções, Cidades Históricas de Minas Gerais e Foz do Iguaçu.
GNOCCHI DA FORTUNA INFINITY BLUE
Reza a lenda que comer gnocchi no dia 29 de cada mês atrai prosperidade. Com o intuito de fornecer mais do que boas refeições aos clientes, o Acqualina Bistrô acrescentou o prato ao seu cardápio. E, como manda a regra, a nova opção será sempre servida sempre no dia 29 dentro do restaurante do Infinity Blue Resort & Spa, em Balneário Camburiú (SC).
Preparado pelo Chef Denilso Coelho, o Gnocchi Notte do Acqualina Bistrô é acompanhado por uma seleção de molhos especiais. Entre as opções estão Bolonhesa, Quatro queijos, Ragu de cordeiro, Molho de camarão, Molho de frutos do mar e crocante de parmesão, Pomodoro com manjericão e nozes e Tomate seco e muçarela de búfala. A iniciativa é mais uma preparada pelo empreendimento para estimular a área de Alimentos & Bebidas (A&B). Em 2017, por exemplo, essas ações deram resultado e a procura pelos restaurantes cresceu 140% frente a 2016.
O que existe de melhor para a hotelaria
ENCATHO & EXPROTEL – 50% DOS ESPAÇOS COMERCIALIZADOS
Reduto de bons negócios e muita visibilidade no meio, a Exprotel – Feira de Produtos e Serviços para a Hotelaria e Turismo já está no plano de ação de renomadas empresas do meio e também das que estão chegando no mercado.
Para o Diretor-presidente da ABIH-SC, Osmar José Vailatti, o bom desempenho nas vendas vem de encontro ao atual momento econômico. “No Brasil como um todo os eventos tem crescido e ampliado seu número de expositores e área utilizada por cada empresa. Nesta edição já temos mais de 50% dos estandes comercializados, reforçando nossa confiança que a 31ª edição do Encatho & Exprotel será um grande sucesso, novamente batendo recordes”, afirmou.
A melhor Páscoa – Fazenda Boqueirão – Resort de Campo – Ícone do Turismo Rural em Lages – SC
INTERNACIONALIZAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO NO SUL DE SC E RS
Presidente Vinicius Lummertz apresenta a prefeitos e secretários de Turismo proposta que integra Sul e Serra catarinenses à Serra Gaúcha
Em palestra para prefeitos, vereadores e secretários de Turismo da Região Sul de Santa Catarina, na cidade de Tubarão, o presidente do Instituto Brasileiro de Turismo, Vinicius Lummertz, lançou o desafio da internacionalização do projeto turístico regional e a sua integração com a Serra Catarinense e a Serra Gaúcha. A convite da Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel), Lummertz disse que “o programa básico para isso está pronto: é o Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo na Região das Serras Gaúcha e Catarinense”, produzido pelo Ministério do Turismo. “A ideia de um amplo planejamento integrado não impede – pelo contrário, incentiva – que sejam construídos planos setoriais e que sejam desenvolvidas as ações que atualmente estão sendo feitas pelos municípios”, explicou o presidente da Embratur.
ANUÁRIO BRAZTOA 2018
A presidente da BRAZTOA (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), Magda Nassar, o lançamento da sétima edição do Anuário Braztoa 2018, estudo com dados inéditos do segmento das operadoras de turismo no país, mostrando, em números, o impacto do contexto econômico nacional e internacional no segmento de viagens de lazer e no comportamento do turista. O segmento de operadoras de turismo faturou R$ 12,22 bilhões em 2017, um crescimento de 8% em relação a 2016.“Esta é uma grande vitória e mostra o olhar atento e o esforço contínuo dos nossos associados em oferecerem ao mercado produtos cada vez mais exclusivos e conectados com os diferentes perfis de viajantes. Essas operadoras investem não só em novos produtos, mas em tecnologia, gestão e capacitação de seus colaboradores e da sua rede de distribuição, o que se reflete na qualidade dos roteiros ofertados”, comemora Magda Nassar, presidente da BRAZTOA.
Outro destaque que traz o Anuário está na demanda de embarques de passageiros para o exterior. Após dois anos seguidos de queda, o setor comemora crescimento de embarques (26%) e de faturamento (18%) no segmento. No total, 1,2 milhão de brasileiros embarcaram para o exterior em 2017, contra 954 mil em 2016. A Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) reúne operadoras de turismo, colaboradoras e empresas de representação de produtos e destinos, além de convidados, responsáveis por estimados 90% das viagens organizadas de lazer, comercializados pela cadeia produtiva no Brasil.
EMBRATUR APONTA SOLUÇÕES PARA O TURISMO DO NORDESTE
Foto: Keiny Andrade/Folhapress
O Nordeste apresentou um aumento de 30% no número de voos internacionais no mês de março, em comparação ao mesmo período do ano passado. É o que afirmou Rafael Felismino, assessor de Gestão Estratégica da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), no “Fórum Futuro do Nordeste”, da Folha de S.Paulo, realizado em Fortaleza nesta quinta-feira (22). No entanto, o percentual corresponde apenas 5% dos voos que partem para outras regiões do País. “Essa região tem vocação natural para o turismo, não apenas por suas belezas naturais e rica cultura, mas também por seu povo trabalhador e hospitaleiro. A localização geográfica privilegia o Nordeste, que fica a poucas horas de importantes países emissores de turistas da Europa e dos Estados Unidos. É preciso superar desafios, melhorar estruturas e equipamentos, qualificar os serviços e aumentar a nossa conectividade aérea”, comentou Felismino.
100% Lazer – João Pessoa – PB
De acordo com o assessor da Embratur, é preciso melhorar a qualificação de serviços e equipamentos, que ainda prejudicam a atração de turistas internacionais. “Nossos hotéis, parques, centros urbanos e praias precisam de maior qualificação para que possam, de maneira satisfatória, entregar serviços ao turista mais exigente. A qualificação dos profissionais em outro idioma ainda é um desafio para o Brasil”, alertou. Rafael Felismino também lista como desafio interno a transformação da Embratur em uma agência aos moldes do Sebrae e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex). “O recurso para promoção internacional está escasso. Sairemos do orçamento da União e teremos a possibilidade de captar recursos da iniciativa privada”, acrescentou.
A Embratur trabalha em parceria com as empresas, com o objetivo de melhorar a conectividade aéreas para o Brasil, com foco em diversificação de destinos e diminuição de custos. “É preciso investir em ampliação da malha aérea e na captação de voos de baixo custo. O exemplo do Ceará, que tem trabalhado fortemente na promoção internacional e na ampliação da malha aérea, com a captação do hub AirFrance/KLM/Gol, deve ser seguido por outros estados da região”, informou o representante da Embratur no seminário. O evento, que contou com a participação de lideranças do trade turístico nacional, debateu problemas e soluções relacionados à Região Nordeste, em áreas como produção industrial, tecnologia, energia, infraestrutura logística e turismo.
Tambaú Hotel – João Pessoa – PB
BELLA DA SEMANA
Ela já trabalhou em muitos países. Desfilou e fotografou em lugares como Japão, Tailândia, Coreia, China, Turquia, Inglaterra, França, Itália, Portugal, Chile e México. Tudo isso em seis anos e esbanjando todo o seu talento brasileiro. Nesta quarta-feira, dia 28 de março, Bruna Magro volta ao Bella da Semana (www.belladasemana.com.br) com fotos inéditas de seu primeiro ensaio nu, pronta para mostrar toda a sua experiência e desenvoltura no mundo da fotografia. Com 1,73 m de altura, a gaúcha de São Leopoldo começou a trabalhar como modelo quando tinha 13 anos e não parou mais. Bruna, que também adora esportes e já praticou de kite surfe a remo, é mãe de menino.
BOLO DE CENOURA TRUFADO
Bolo da Madre – São José – SC
Ele voltou!! O aclamado Bolo de Cenoura Trufado está de volta para deixar a nossa sua Páscoa mais especial!! Mas não esqueça de fazer a sua encomenda, não deixe pra última hora.