O parque é um espaço para realizar passeios ao ar livre, piqueniques, pesquisas científicas e atividades de educação ambiental em São José
Está procurando uma ampla área verde para passar momentos de lazer com a família? O Parque Ambiental dos Sabiás, conhecido por abrigar o Horto Florestal de São José, uma trilha ecológica com cerca de 1.660 metros, açude e viveiro com mais de 40 mil mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, é o espaço é ideal para realizar passeios ao ar livre, piqueniques, pesquisas científicas e atividades de educação ambiental em São José.
Nos dia 05 e 06 o parque recebeu a visita das turmas do 4º ano do Colégio Estadual Altamiro Guimarães e da Escola Municipal Dom Afonso Niehues, do município de Antônio Carlos, que participam do projeto Fiscal Mirins. O objetivo é desenvolver nos alunos o conhecimento teórico e prático, instruir para a fiscalização ambiental e apresentar os seus direitos e deveres como cidadãos.
“A ideia é despertar nos pequenos a consciência ambiental e fazer com que eles percebam que preservar a natureza é fundamental para que possamos manter saudável o meio ambiente que vivemos e, consequentemente, fazer com que estas crianças se transformem em multiplicadores de informação entre os pais, amigos e familiares”, comenta o coordenador do parque, Valdenir Pauli, que recebeu os alunos durante a visita juntamente com a estagiária de biologia Maria Luiza Dutra.
Além de ser uma área de preservação e pesquisas, o parque também é um local de aprendizagem para a comunidade, pois abriga a Escola Municipal do Meio Ambiente, unidade que faz parte da rede municipal de ensino de São José e que atua na área de educação ambiental levando conhecimento a milhares de crianças.
“A escolha do parque para esta atividade extraclasse se deu pelo fato deste espaço ser considerado um dos mais ricos em biodiversidade da região, o que proporciona para os alunos experiências únicas de aprendizagem, que poderão ser reforçadas em sala de aula para aprofundar tudo o que foi visto aqui”, avalia a professora do Colégio Estadual Altamiro Guimarães, Danúbia da Silveira, juntamente com a fiscal de Vigilância Sanitária de Antônio Carlos, Maria Carolina Mannes, e a extensionista da Epagri, Marli Guesser, que acompanharam as visitas.
Os estudantes ficaram encantados e puderam conhecer de perto as belezas do parque, que é uma das principais áreas de conservação ambiental de São José. “Eu gostei muito de conhecer o parque, ver de perto animais que eu não conhecia, como o cisne e a gralha-azul. Foi muito divertido”, afirmou o aluno Henrique Schneider, de 9 anos.
“Eu achei a trilha linda, gostei de ver as árvores, ver os frutos e as folhas delas bem de perto. Aprendi que todos os animais e plantas têm o seu papel, que devemos sempre ajudar a preservar e evitar jogar lixo para não poluir a natureza”, contou a aluna Geovana Naumeurer, de 9 anos.
A superintendente da Fundação Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (FMADS), Fernanda Diniz Farias, destaca que o Parque Ambiental dos Sabiás está recebendo melhorias para receber moradores e turistas com todo o conforto e qualidade. “O parque tem sido um espaço muito procurado pela população, principalmente, depois que começou a abrir aos sábados. Desta forma, estamos realizando melhorias, instalando novo mobiliário com lixeiras e bancos para que ele fique cada vez mais atrativo e aconchegante aos visitantes”, explica Fernanda.
O Parque Ambiental dos Sabiás fica localizado na Rua Francisco Ignácio do Nascimento, no bairro Forquilhas, próximo ao CEM Santa Terezinha e fica aberto de segunda a sexta, das 8h às 17h, e, aos sábados, das 9h às 16h. A entrada é gratuita e mais informações podem ser encontradas pelo telefone: (48) 3381-0000 ramal 2574 ou (48) 9.84125810.