PRINCIPAIS TENDENCIAS DE VIAGENS
As conexões são absurdamente longas, muitas das vezes é muito mais rápido cruzar o planeta do que cruzar o Brasil. Mas ainda assim em 2018 foram transportados 93 milhões em voos nacionais e 9,3 milhões em internacionais (+16,45%) de acordo com a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear).
“O setor turístico de forma geral saiu da estagnação e vemos empresas se movimentando para atrair um consumidor cada vez mais exigente, que busca sim pelos menores preços, mas quer, ao mesmo tempo, experiências diferenciadas. Além disso, o acesso à informação avançou e continua crescendo de forma acelerada, impulsionado pelo uso da tecnologia, através dos apps, por exemplo, e, claro, das redes sociais”, avalia Juliana Vital, General Manager do Voopter, aplicativo brasileiro de comparação de preço de passagens aéreas e promoções.
Praia do Forte – Florianópolis
Alguns destinos nacionais e internacionais vem se destacando nas buscas dos viajantes brasileiros. Nos dois primeiros meses de 2019 Florianópolis ficoi entre os top 5 nacional . O internacional foi liderado por Lisboa, Miami, Buenos Aires, Santiago do Chile e Nova York. Contudo, quando leva-se em consideração buscas específicas para feriados nacionais como o Carnaval e a Páscoa, alguns outros destinos ganham destaque e despontam como tendência de viagens neste ano, entre eles mais uma vez a nossa Floripa. Os dados são do Voopter.
Segundo Eduardo Pereira, CEO do Tambaú Hotel, ícone hoteleiro em João Pessoa – PB: “O hotel teve um grande upgrade quando nos preparamos para receber esse público. Nosso hotel tem total acessibilidade”.
O número de passageiros perto da terceira idade vem crescendo. Segundo levantamento da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV Nacional), os viajantes com mais de 65 anos representam cerca de 15% dos pacotes turísticos vendidos no Brasil para destinos nacionais e internacionais. E a probabilidade que esse número continue crescendo no futuro é grande. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2050 cerca de 30% da população brasileira será formada por pessoas com mais de 65 anos.
Relatório do Euromonitor Internacional sobre tendências de consumo para 2019 revela que as mídias sociais deram um novo significado ao “boca a boca”, com consumidores usando o Twitter, Whatsapp e Instagram para compartilhar pesquisas, oferecer códigos de desconto, trocar ofertas secretas e dicas úteis para encontrar novos produtos e sempre conseguir fechar o melhor negócio. Ainda que de forma gradativa, a contratação do seguro viagem vem crescendo no país. Os estados que mais emitiram apólices em 2018 foram São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Minas Gerais. Os destinos de viagem mais procurados foram, nessa ordem, Europa (liderança França e Portugal), América do Norte (liderança Estados Unidos), Brasil e América do Sul (liderança Chile e Argentina). Eu não viajo sem a Travel Ace.
Falando nisso, as associadas Braztoa venderam R$ 13,1 bilhões em 2018, crescimento de 7,4% em relação ao ano anterior, de acordo com o Anuário Braztoa, lançado durante o Encontro Comercial da associação em São Paulo. “Somos 81 operadoras e, juntas, conseguimos chegar a esses resultados. Os números são iguais aos que o Ministério do Turismo e a Embratur trouxeram para o País, algo que mostra a nossa força”, comemora a presidente da Braztoa, Magda Nassar, em tom de despedida, pois deixará neste ano o comando da associação.
Onde mesmo será o seu feriadão da Páscoa? Já fez a sua reserva, últimas unidades. Rio do Rastro Eco Resort – No topo da Serra do Rio do rastro – Bom Jardim da Serra – Aparados da Serra.
O turismo nacional apontou crescimento de 5,7% em faturamento: passou de R$ 7,18 bilhões em 2017 para R$ 7,60 bilhões em 2018. Já as viagens para o Exterior mantiveram a tendência de crescimento e contabilizaram alta de 11,4% no faturamento, atingindo R$ 5,2 bilhões. Os turistas embarcados dentro do Brasil consumiram produtos e serviços não inclusos nos pacotes, como alimentação, transporte e passeios, gerando mais empregos nos destinos. Em 2018, chegou-se ao valor de R$ 3,6 bilhões para este indicador, representando alta de 6%.
Mysimtravel, a sua melhor e mais rápida conexão no exterior
TERMALISMO CATARINENSE
Outro seguimento de destaque no turismo é o termalismo catarinense, tanto que foi criado um grupo de trabalho de Termalismo no estado, cuja reunião será na próxima segunda-feira. É fundamental que todas as estâncias hidrominerais e hotéis termais estejam presentes. Em pauta assuntos importantes para o setor a exemplo das formas de divulgação e comercialização do termalismo nas feiras e eventos em parceria com a SANTUR.
Isso fica evidente que todas as regiões devem se juntas, a exemplo do Pratas Thermas Resort & Convention, ícone hoteleiro do Vale das Águas de Santa Catarina que estará presente. É fundamental também que a SANTUR, acima de abra esse espaço e também participe das principais feiras nacionais e internacionais. Vale ressaltar que Santa Catarina possui a melhor água termal do Brasil e a segunda do mundo e isso não pode ser esquecido.
Tomato Cucina & Vino – A grande novidade é que passada a alta temporada de verão, o Tomato volta abrir para o almoço aos domingos para a alegria dos ilhéus que gostam da excelente gastronomia italiana.
EM DEFESA DO TURISMO
Sem a presença do Ministro do Turismo, que não comparece a evento algum do trade, a Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação – FBHA – participou da reunião com a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo nesta quarta-feira (13) em Brasília. A Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação está empenhada em fortalecer os negócios do setor e ajudar a retomada do crescimento econômico do País. Liderada pelo presidente Alexandre Sampaio, a FBHA tem promovido encontros entre figuras representativas do setor e o governo federal para fortalecer parcerias com os poderes Legislativo e o Executivo. Estiveram presentes as entidades FOHB, Abih e ABR e mais de 200 convidados, entre representantes da câmera, do senado e do ministério do turismo, apresentado os principais pleitos do setor para os atores das leis.
“A FBHA trabalha incessantemente para a realização de ações junto ao Legislativo e ao Executivo. São reuniões semanais para que possamos elaborar medidas capazes de contribuir para o benefício da cadeia produtiva do turismo e, consequentemente, para o desenvolvimento da totalidade da economia brasileira. Queremos colaborar com ideias, propostas sólidas e marcar presença efetiva na tomada de decisões. É o nosso papel”, disse Alexandre Sampaio.
Imperdível a Páscoa numa das melhores águas termais do Brasil, em São Carlos – SC, no Vale da Águas, às margens do Rio Uruguai. Corra e faça a tua reserva. Ainda restam algumas unidades.
ABAV LANÇA PLATAFORMA EAD
A ABAV, por meio do seu Instituto de Capacitação e Certificação (ICCABAV), aposta em 2019 no ambiente digital para a disseminação do conhecimento e para oferecer meios modernos e práticos para a capacitação de profissionais do setor em todo o Brasil. Entrou no ar no último dia 12, a Loja ICCABAV, a primeira das duas plataformas de ensino a distância (EAD) desenvolvidas pelo instituto, ambas com a proposta de proporcionar qualificação profissional e o aprimoramento de técnicas de venda, marketing e entendimento das novas tendências do mercado do turismo.
As duas primeiras capacitações da Loja ICCABAV, já disponíveis para compra, são especialmente voltadas aos agentes de viagens e oferecidas a preços diferenciados para associados ABAV. Para vender mais e melhor: a estratégia certa para sua agência, ministrada por Bruno Fisbhen, diretor da Agência B2A, e Marketing Digital na Prática para Você Vender Mais, conduzida por Thaís Medina, diretora da Business Factory.
“O ICCABAV redefine seu posicionamento neste ano e se torna uma plataforma 100% online para a capacitação dos profissionais do turismo, em suas mais diferentes vertentes de atuação. Temos um longo histórico de capacitação com cursos presenciais realizados com apoio das nossas ABAVs estaduais de norte a sul do país, com ótimos resultados e, agora, investimos no ensino a distância para ampliar as oportunidades de acesso a conteúdos de alta qualidade, quando e onde o profissional quiser”, afirma Geraldo Rocha, presidente da ABAV Nacional.
A melhor Páscoa em família na Serra Catarinense. Ainda existem também algumas vagas. Hotel Fazenda Boqueirão – Resort de Campo – Lages – SC.
ESTRATÉGIAS PARA CAPTAÇÃO DE EVENTOS
Com o OBJETIVO de apresentar as principais tendências do mercado de captação e montar uma estratégia do setor para a cidade, o Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau promove neste dia 22 de março, a palestra Captação de Eventos no Cenário Contemporâneo. A consultora Vaniza Schuler, referência do setor no país, comanda a palestra, que acontece a partir das 10h, no Sibara Flat Hotel. O evento é aberto para profissionais de todos os setores e as vagas são limitadas.
Dentre os temas abordados estão os desafios na captação de eventos, o papel do empresário na maior eficácia da captação, a postura dos clientes, além da transformação do cenário dos eventos ao longo dos anos. As inscrições têm o custo de R$100. Para os associados ao BC Convention a inscrição será gratuita mediante doação de 2kg de alimento não perecível. Interessados podem se inscrever neste link. A ação conta com o apoio do Sibara Flat Hotel e Giga Eventos. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (47) 3360-0696.
MERCADO PORTUGUÊS É MISSÃO DA EMBRATUR NA BTL
O Brasil é um destino importante para o mercado português, que conta com 7 milhões de viagens por ano. A facilidade do idioma, a conectividade aérea com voos diretos para todas as regiões, além de segmentos que agradam o turista deste país atestam essa realidade. Atenta a este potencial, a Embratur está na Bolsa de Turismo de Lisboa, que começou nesta última quarta-feira 13, e termina neste domingo, 17. O objetivo é promover a gastronomia, belezas naturais, atrativos culturais, bem como auxiliar aos profissionais e representantes dos destinos brasileiros presentes na comercialização de seus produtos turísticos para o público internacional. Nesta edição, serão 23 co-expositores no estande brasileiro, sendo 12 destinos e 11 representantes do setor privado, entre operadores, companhias aéreas e meios de hospedagem.
A Paraíba, que tem Secretaria de Turismo, através do seu Secretário Gustavo Feliciano falou sobre a participação do estado na feira e ressaltou que “é uma oportunidade de ouro estar aqui. O Brasil, por meio da Embratur, tem feito um ótimo trabalho na promoção do turismo no exterior. Para nós, estar presente junto com outros estados é fundamental”. “O mercado de Portugal é muito importante, pois é a porta de saída de muitos turistas europeus, uma grande chance de mostrarmos nossas maravilhas naturais”, completou Feliciano. Nagel Mello, do departamento de Marketing de Balneário Camboriú, Santa Catarina, disse que “Portugal é um mercado prioritário para o Brasil. Nossa região também tem uma forte colonização açoriana e a expansão na chegada de turistas da Europa para nosso estado, pode começar pelo público de Portugal”, explicou Mello.
ABRACORP REALIZA 4º FÓRUM NA WTM LATIN AMÉRICA
A velocidade das informações constitui desafio permanente à cadeia de viagens e turismo. Esse é o mote do 4º Fórum Abracorp, que vai promover o debate tematizado em ‘Governança & Compliance no Cenário das Viagens Corporativas’. Evento ocorrerá no dia 2 de abril – abertura da WTM Latin America, das 14h às 15:30h, no Expo Center Norte. O 4º Fórum Abracorp pretende trazer à discussão pontos que geram dúvidas no mundo disruptivo das viagens. Vai abordar, entre outros, temas como contratos, confidencialidade, gestão e proteção de dados. O 3º Fórum, realizado na Abav Expo 2018, debateu ‘preço ou valor, o que é mais importante’. E ressalta que “o tema do 4º Fórum, na WTM, focaliza outros aspectos e valores, numa perspectiva de promover a educação corporativa do nosso segmento”. O debate será protagonizado pelo diretor executivo da Abracorp, Gervasio Tanabe; Carlos Ergolin (IBGC); Eduard Murad (ALAGEV); Rodrigo Sienra (DELTA); e Peterson Prado (AVIPAM).
AVIANCA BRASIL
O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) confirmou o pagamento dos salários, férias e diárias em atraso dos colaboradores da Avianca Brasil. Além disso, a aérea também assumiu o compromisso de não atrasar novamente os pagamentos dos tripulantes. Para comentar sobre as últimas novidades do processo da recuperação judicial da companhia, e repercutir o acordo de intenção de compra pela Azul, o SNA convocou uma nova assembleia que aconteceu nesta sexta-feira, 15, em São Paulo.
Meat Shop, a melhor parrilla no melhor endereço da Ilha da Magia – Jurerê Internacional
PARA LER DEMAIS ARTIGOS CLIQUE AQUI
Venha conhecer mais essa novidade da Bolo da Madre! Com recheio de coco, ameixa e doce de leite cremoso, o Bolo de Noiva vem para trazer à memória os casamentos antigos e todas as suas emoções! – Bolo da Madre – São José – SC.
PARA LER DEMAIS ARTIGOS CLIQUE AQUI
PARA LER DEMAIS ARTIGOS CLIQUE AQUI
Estúdio RKS. Para quem quer estar super afinado antes, durante e depois de malhar. Um novo conceito de saúde e bem estar. Oferecem os serviços de Treinamento Funcional, Pilates, Quiropraxia, Massoterapia, Acupuntura, Nutrição e Psicóloga.
Cadê a ciclovia na via expressa de Florianópolis