São José Santa Catarina uma história pra contar
O município de São José, localizado na Grande Florianópolis, é o quarto mais antigo de Santa Catarina e foi colonizado em 26 de outubro de 1750, por 182 casais açorianos, oriundos das Ilhas do Pico, Terceira, São Jorge, Faial, Graciosa e São Miguel. Em 1829, recebeu o primeiro núcleo de colonização alemã do Estado.
O rápido desenvolvimento, aliado ao aumento populacional e poder econômico, fez com que, em 1º de março de 1833, através da Resolução do Presidente da Província, Feliciano Nunes Pires, São José passasse de freguesia a vila (município) e, em 3 de maio de 1856, através da lei Provincial nº 415, foi elevada à cidade.
Pontos Turísticos em Destaque
Bica do Carioca
Estrutura composta de ampla cisterna coberta, alimentada por córrego, construída de tijolos maciços com pináculos na cobertura e tanque com lavatórios de roupas. O que era apenas umas nascente sem infra estrutura, transformou-se em 1840 em um bem montado lavadouro público com cisterna e torneiras para a coleta de água potável. Foram instaladas 14 pedras que serviam para bater a sujeira mais insistente das roupas, trabalho realizado durante muito tempo pelas lavadeiras, escravas ou não. Da mesma forma, vinham os moradores buscar água potável para seu consumo ou para vender, entregando nas casas dos que podiam pagar. Em 1940, passou por nova reforma, e as pedras foram substituídas por artefatos de cimento ondulados. Sua última reforma foi na década de 1980, quando foi pavimentada e ajardinada. É um dos cenários mais marcantes da centenária e tradicional Festa do Divino Espírito Santo.
Beira mar
Beira-Mar de São José foi inaugurada em 20 de março de 2014. Sua estrutura conta com, pista de caminhada, ciclovias, parque infantil, cancha de bocha, equipamentos para alongamento, além do Centro Multiuso de São José.
Casa da Câmara e Cadeia
Praça Hercílio Luz, 04 – Centro Histórico
Sobrado construído em planta retangular coberta em quatro águas com telhas do tipo capa e canal e beiral em cimalha. Inaugurado em 1859, funcionava originalmente no seu piso superior a Câmara Municipal de Vereadores e no inferior as celas da Cadeia Pública. Aos fundos, havia ainda a casa do carcereiro. Arquitetura típica de construções espalhadas pelo Brasil, estes sobrados eram construídos quando as vilas alcançavam foros de cidade. Sofreu diversas alterações durante seus 150 anos de existência, e é um dos poucos exemplares que ainda possui pedras de cantarias em suas aberturas. Em 1950, a Cadeia Pública foi desativada e o prédio passa a ser ocupado por diversos órgãos, tais como: Arquivo, Cartório Eleitoral, Cartório de Registro de Imóveis, Cartório de Registro de Notas, Secretarias Municipais, inclusive a sede da Prefeitura Municipal. Já em 1999, passa a abrigar a Casa da Cultura Municipal.
Escola de Oleiros Joaquim Antônio de Medeiros
Nos séculos XIX e XX, a cidade de São José foi um pólo produtor e exportador de louças de barro. A técnica do torno, trazida pelos imigrantes açorianos, difundiu-se com muita força na localidade de Ponta de Baixo, tornando-se o meio de subsistência de dezenas de famílias do…saiba mais.
Sobrado da Municipalidade
Construído nos finais do século XIX. Já possuía em
1915 a denominação de Casa da Municipalidade. Edificação de esquina em dois pavimentos, tendo no térreo nove portas com bandeira fixa no vidro. No pavimento superior são seis janelas altas na fachada da Rua Homero de Miranda…Saiba mais
O projeto ‘’CONHECER SÃO JOSÉ’’ é uma iniciativa da Fundação Municipal de Cultura e Turismo de São José, que tem como principal objetivo a valorização e difusão da cultura e da história do Município.
Consiste na realização de visitas monitoradas ao Centro Histórico e outras instituições culturais, para que os alunos conheçam como ocorreu o processo de ocupação humana desse espaço ao longo dos anos, suas raízes históricas, como foi construída a sua cultura e que influências receberam das diferentes etnias, para ampliarem a visão de mundo, refletirem sobre os fatos e serem mais críticos.
O Projeto destina-se prioritariamente aos alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental do município de São José, com disponibilização de transporte. Recebe também visitas de alunos de escolas estaduais, particulares e grupos de pesquisa. É uma atividade de caráter gratuito que oportuniza o contato com a riqueza e a diversidade cultural de São José.
Mais informações: conhecersaojose@pmsj.sc.gov.br ou (48) 3259-2368.
Fonte: PMSJ arquivo histórico