SISTEMA DE ENSINO: MUDANÇAS EM TODO O PAÍS ATÉ 2020
O documento foi homologado em 20 de dezembro de 2017 e prevê mudanças no Sistema de Ensino de todo o País até 2020.
Trata-se de um tema que exige estudos,bem como de debates nas Escolas, na Casa do Educador, ou no próprio Setor Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, porém exige articulações, mobilizações e integrações para defender e construir a educação pública com qualidade social.,sobretudo quanto a conhecer essa nova proposta, a Base Nacional Comum Curricular, vem dialogar com a ideia de trabalhar a sua implementação.
Documento
Parte-se da premissa que, quem tem a missão de ensinar tem o desafio de manter-se atualizado.
Professores, especialistas, coordenadores e assessores pedagógicos assim como a equipe diretiva, devem conduzir o processo pedagógico de ensino e aprendizagem, mas não podem abrir mão do lugar de aprender
Levando em consideração essa linha de análise e por acreditar que a função principal da escola é a construção do conhecimento e só há ensino se há aprendizagem, da mesma maneira, que a aprendizagem demanda o ensino, chega-se a conclusão que boas ideias e intenções não bastam para que isso aconteça. É essencial que os envolvidos atuem conjuntamente para que projetos se tornem práticas efetivas e transformadoras.
Pois com essas conexões sólidas que se chega a Base Nacional Comum Curricular. Apesar de se tratar de um documento de caráter normativo que define o Conjunto Orgânico e Progressivo de aprendizagens essenciais, que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da educação básica
Lei da Diretrizes
Conforme definido na Lei das diret e Bases da Educação Nacional – LDB, Lei nº 9.394/1996, a Base deve,acima de tudo, nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Proposta Curricular
A União dos Dirigentes Municipais de Educação de Santa Catarina – UNDIME-SC, juntamente com a Secretaria de Estado da Educação SED, estão realizando, ao longo deste ano, estudos para adaptação da Base Nacional Comum Curricular com a Proposta Curricular de Santa Catarina, com a finalidade de definir o currículo a ser trabalhado nas unidades de ensino municipais e particulares do Estado.
A Equipe Pedagógica teve acesso ao documento da estrutura e competências da BNCC, ressalta a Diretora de ensino.
Entretanto,ao longo da histórica da educação municipal foram produzidos documentos como os cadernos e a proposta pedagógica,assim sendo, ao receber orientações de como trabalhar com a Base Nacional Comum Curricular é necessário pensá-la como norteadora na construção do currículo. “Todos os setores estão incluídos neste processo , da Educação Infantil ao Ensino Fundamental anos iniciais e finais.
Todos os profissionais devem estar engajados nessa proposta de mudanças no sistema de ensino e construção do nosso currículo.
A Secretária de Educação Lilian Sandin Boeing diz que a Base estabelece conhecimentos, competências e habilidades para que os estudantes possam desenvolvê-la ao longo da sua escolaridade.
“A educação deve contribuir acima de tudo para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade mais justa democrática e inclusiva”sendo a nossa contribuição, fundamental para que esse propósito se efetive.
Por isso,quando transmitimos esperança, quando ensinamos valores humanizados,sobretudo,quando nos comprometemos com o crescimento dos educandos na aprendizagem, e nas atitudes necessárias à formação dos futuros cidadãos”
Secom/PMJS
Leia Também:
São José é a sexta cidade que mais gerou empregos no Brasil em 2017
Horta na Rua: Um exemplo a ser seguido por outras escolas
Acordos internacionais de troca de dados são instrumentos para evitar a evasão fiscal
Baleia a vista ! Promessas de boa temporada em 2018
São José Santa Catarina uma História pra contar
Compliance: Como combater a presença da corrupção no mundo corporativo
Mais Notícias de São José
CATI de São José recebe o Festival da Família neste domingo (06)
Prefeitura investe cerca de R$ 800 mil no fomento da atividade rural em São José
Pronto Atendimento 24 Horas tem recurso garantido pelo Ministério da Saúde
Por isso,
Por fim