TURISMO DE AVENTURA MOVIMENTA US$ 683 BILHÕES NO MUNDO
Aventura, lazer, descanso, alta gastronomia. Tudo em um mesmo lugar. Não esqueça de fazer a sua reserva para o próximo feriadão. Hotel Fazenda Boqueirão – Resort de Campo.
Dados do Travel Leaders Group e da Adventure Travel Trade Association (ATTA) apontam que o mercado global de turismo de aventura representa atualmente US$ 683 bilhões em negócios. Considerando que em 2013 o valor estimado foi de US$ 375 bilhões, nota-se que é um setor em potencial crescimento. A mudança do perfil dos viajantes de aventura explica esta expansão. Os turistas têm buscado viagens que permitam experiências transformadoras e são ativamente motivados pelo desejo de crescimento e mudança pessoal. Mais da metade está na faixa etária entre 41 e 60 anos, o que mostra que não são só os jovens que têm se interessado por este tipo de turismo. Pessoas entre 29 e 40 anos correspondem a apenas 39.5%. Além disso, segundo os agentes de viagem entrevistados para o estudo, 30% dos seus clientes gastam entre US$ 2 mil e US$ 3 mil com viagens de aventuras, 33% investem entre US$ 3 mil e US$ 5 mil e 22.5% mais de US$ 5 mil.
Infinity Blue Resort & Spa. Cinema, slackline, pista de aventura, mini golf, hidro animação, academia, berçário (atividades para crianças de 0 a 3 anos). Programação especial para dias chuvosos, conheça o Infinity Play!
A busca por contato com a natureza e novas descobertas mundo afora representam um momento oportuno para os destinos, hotéis, operadores, entidades e marcas que movimentam toda indústria. Fato que pode ser comprovado pela pesquisa que consagrou o Brasil, pela terceira vez consecutiva, como o melhor do mundo para se aventurar. O título faz parte do levantamento realizado pelo portal americano US News & World Report, pela consultoria BAV e pela escola de negócios Wharton, da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos. As belas paisagens, o clima favorável e a vasta oferta de atividades que o Brasil oferece aos amantes da aventura foram alguns dos critérios positivos que posicionaram o país em primeiro lugar no ranking. O estudo, apresentado em 2017, incluiu 80 países e mais de 16 mil pessoas foram entrevistadas.
Pensou em reformar? Tudo o que você precisa para construir/reformar sua pousada/hotel/resort, vale a pena no mínimo, consultar
MOMENTO FARROUPILHA NA CAPITAL NACIONAL DA MAÇÃ
Numa parceria entre o Município de Fraiburgo e grupos tradicionistas, a Comissão Municipal de Eventos da Capital Nacional da Maçã, no Vale do Contestado, organiza o Momento Farroupilha. Além das apresentações tradicionalistas, missa crioula, declamações e mateada, também está confirmada para o dia dia 23 de setembro, a partir das 13h30, no Centro de Eventos, o o show nacional com Luiz Marenco. Com quase 30 anos de carreira, uma discografia de 25 obras, 23 CDs e 2 DVDs, o artista é hoje um dos nativistas mais requisitados do sul do Brasil.
PLATAFORMA DIGITAL DE COMERCIALIZAÇÃO
Foto: M&E
Com o objetivo de ampliar e facilitar a comunicação e a comercialização de produtos e destinos turísticos brasileiros, o Instituto Brasileiro de Turismo apresentou, nesta quinta-feira (13), na sede da Braztoa – Associação Brasileira de das Operadoras de Turismo, sua nova ferramenta digital, o Visit Brasil Marketplace. O coordenador-geral de Marketing Digital do Instituto, Tiago Tomazella, realizou a apresentação do novo portal. A Embratur esmiuçou a ferramenta aos operadores associados da Braztoa, considerada uma das mais representativas entidades do setor de turismo no Brasil.
Durante a ABAV Expo 2018, que será realizada de 26 a 28 de setembro, a plataforma será mostrada aos hosted buyers participantes, convidados pelo Instituto, e demais representantes do trade nacional e internacional. A ferramenta é desenvolvida em uma unidade de negócio de Business-to-Bussiness (B2B). Os operadores brasileiros apresentam seus produtos aos compradores internacionais.
CONSERRA E O TURISMO NA SERRA CATARINENSE
O Conselho de Turismo da Serra Catarinense – Conserra, apresentou os dados preliminares do levantamento de capacidade e estrutura de hospedagem dos municípios abrangidos pela Amures. O diagnóstico iniciou mês passado e servirá, dentre outras questões, para traçar planos e ações de fortalecimento do turismo. Só restaurantes foram identificados 221 estabelecimentos com capacidade de acomodação de 14.608 pessoas. Sobre os dados apresentados, o objetivo é quantificar o número de empreendedores formais e informais para realizar um trabalho de formalização das unidades de turismo.
A própria página deles é fraca e desatualizada diante do potencial astronômico da fantástica Serra Catarinense. Até final desse ano, o Conserra pretende dimensionar o impacto econômico real do turismo nos municípios. Na reunião foi tratado também, sobre o Calendário de Eventos da Serra Catarinense para 2019, que deve ser priorizado até final desse ano. Vale comentar que a Serra Catarinense não esteve e nunca está em qualquer espaço da SANTUR, que é gratuito, em qualquer feira de turismo aqui em SC ou nacional. Nunca vi em todos os meus anos cobrindo feiras de turismo. O descaso é gritante.
Pedra Furada – Urubici – Serra Catarinense
ABR MICE 2018
Nesta última quinta-feira (13), a Associação Brasileira de Resorts (ABR) realizou workshop ABR MICE 2018, uma ação dedicada aos profissionais de eventos. A capacitação, que aconteceu no Hotel Grand Mercure São Paulo Ibirapuera, e reuniu 22 resorts associados. Além do intenso networking entre resorts e público final, a ABR também trouxe o debate “Tendências no segmento de eventos”, com especialistas da Gol Linhas Aéreas, da Mapie Consultoria e da Pmweb.
Foto: Caio Gallucci
Após alguns anos de retração, o mercado de eventos corporativos no Brasil vem aos poucos retomando força e os resorts brasileiros são destinos cobiçados para receber essa demanda. A ABR entende a importância de promover um evento dedicado a este segmento e, em conjunto com seu Comitê MICE, formado por executivos dos resorts associados, formatou a melhor estratégia de aproximação do cliente final. “Além de oferecerem estruturas completas para a realização de fóruns, reuniões, confraternizações e convenções, os resorts estão em locais de beleza exuberante e possuem uma gama de atividades de lazer, entretenimento e gastronomia, que tornam a experiência dos participantes completa”, disse Alberto Cestrone, presidente da ABR.
Foto: Filip Calixto – Hotelier News
“Esse novo momento da indústria, com grande presença da Tecnologia e de modelos inovadores de eventos exige dos profissionais de MICE um novo olhar, novas habilidades e critérios bem definidos na hora de escolher o local do evento. Esses serão alguns dos temas abordados em nosso workshop”, complementa Ricardo Domingues, diretor executivo da associação.
A Associação Brasileira de Resorts (ABR) foi fundada em 2001 da iniciativa de 14 dos melhores resorts do Brasil, que se uniram para identificar, avaliar e discutir as oportunidades de desenvolvimento de capacitações, pesquisas de mercado, perfil do consumidor e importantes projetos no trade, a fim de apontar um cenário do desempenho dos resorts e indicar tendências para o segmento. Hoje, a ABR reúne 48 empreendimentos hoteleiros de alto padrão da categoria resort em todo o País, e atua em diversas frentes para o fortalecimento do segmento entre o mercado turístico e o público em geral. Os hotéis associados são certificados pela entidade e podem ser conferidos no site da ABR. Eles oferecem atrativos para um amplo leque de perfis de viajantes – famílias, casais, público jovem, melhor idade, etc. – seja na praia, no campo, em regiões de termas e refúgios ecológicos.
VILA DO SABER ARENA TRANSFORMAÇÃO
Descubra como as novas experiências estão transformando o turismo. O turismo apresenta muitas possibilidades para serem exploradas. E na Arena Transformação da Vila do Saber você vai poder conhecer diferentes formas de aproveitar novos caminhos e ideias. Garanta seu lugar e venha conversar com especialistas e profissionais que já estão vivendo estas experiências. Clique aqui e confira a programação completa: ABAV Expo 2018.
CERTIFICAÇÃO PARA INSTITUIÇÕES DE ENSINO E CURSOS DE TURISMO NO BRASIL
O Ministro destacou que a adesão do Brasil ao programa organizado pela OMT vai elevar o patamar da qualidade dos serviços no nosso país. “Somos conhecidos mundialmente pela nossa receptividade, pela simpatia e gentileza com que tratamos os turistas. Isso é atestado por pesquisas feitas pelo Ministério”.
O Ministério do Turismo realizou nesta quarta-feira (12), em Brasília, o seminário internacional “Qualidade em Educação no Turismo” para apresentar e discutir a metodologia e os benefícios da certificação OMT/TedQual, iniciativa da Organização Mundial do Turismo que certifica os cursos de formação, os programas e as instituições de ensino de turismo. O evento, em parceria com a OMT, contou com apoio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) e visa contribuir para a melhoria dos cursos de formação e qualificação em turismo e, assim, aumentar a qualidade da prestação de serviços e a competitividade do turismo brasileiro no cenário internacional.
Hotel Termas Gravatal – A melhor água termal do Brasil e a terceira do mundo
TERMATÁLIA 2018
Foto: Nilton Rolin / Itaipu Binacional
A Feira Internacional de Turismo Termal, Saúde e Bem-Estar, a Termatalia 2018, foi aberta oficialmente nesta última quinta-feira (13), em Foz do Iguaçu (PR), com a participação de 3 mil profissionais de mais de 30 países. O evento, considerado o maior do turismo termal do mundo, terinou neste sábado (15), com ampla programação. Em pauta debates, concursos e jornadas científicas. Os estandes apresentaram mais de 200 destinos termais do Brasil e do exterior. Alejandro Rubín destacou que: “Foz do Iguaçu foi o centro das atenções do turismo termal mundial”. “Tivemos um evento com atrações nas áreas de negócios e de conhecimento. A passagem da Termatalia deixou um legado de desenvolvimento para o turismo termal, como já aconteceu em destinos do México, Argentina e outros”.
ALPEN PARK KIDS