VINDIMA DE ALTITUDE ATRAI TURISTAS NA SERRA CATARINENSE
Março é um dos melhores meses do ano para fazer um tour pelas vinícolas do Sul do Brasil, descobrindo os encantos da Serra catarinense, a 100 km do litoral, duas horas distante de Florianópolis e a mais de mil metros acima do nível do mar, região que reúne belas paisagens, comida de primeira e, claro, vinhos de altitude com personalidade e expressão únicas. É a época em que os cachos estão cheios de uvas prontas para serem colhidas e quem desejar poderá participar da animada colheita, conhecendo de perto as vinhas de onde saem alguns dos rótulos mais emblemáticos de Santa Catarina, além de conversar com os próprios produtores em qualquer uma das 14 vinícolas da região de solo pedregoso e rico em macro nutrientes.
A sexta Vindima de Altitude de Santa Catarina, onde se prevê ótima safra de uva com 1 milhão de quilos, será realizada de 1º a 31 de março em meio a um mix irresistível de paisagens naturais, com montanhas e clima de inverno europeu. Os organizadores reservaram aos visitantes uma intensa programação a partir da abertura dos festejos na primeira sexta-feira de março, na Praça Cezário Amarante, no centro de São Joaquim, combinando com perfeição a beleza natural com os premiados vinhos produzidos em lugares cinematográficos e a vibração cultural em um dos principais polos turísticos do Brasil.
No dia da abertura (1) estão incluídas diversas atrações culturais para todos os públicos, com a degustação dos vinhos mais célebres da região, além do queijo produzido ali mesmo. A agenda de eventos se seguirá sempre nos finais de semana, até dia 31. Nesse período os turistas poderão visitar todas as 14 vinícolas, que ficam em locais acessíveis, especialmente aos apaixonados pelo enoturismo que desejam explorar a natureza circulando por estradas repleta de curvas. Cada vinícola criou programação própria com roteiros de visitas, almoços e jantares harmonizados, sunsets e passeios. A agenda prevê shows, cursos, workshops e oficinas sobre a variedade de uvas emblemáticas cultivadas pelos produtores de vinhos de Altitude, análise sensorial de produtos e características olfativas, visuais e gustativas de vinhos tintos, brancos e rosés de altitude.
A Vindima deste ano, organizada pelos produtores integrantes da Associação Vinhos e Vinícolas de Altitude de Santa Catarina – que inclui associados no Meio Oeste do Estado – reúne este ano 14 vinícolas (Abreu Garcia, D’Alture, Hiragami, Suzin, Quinta da Neve, Leone di Venezia, Serra do Sol, Thera, Vivalti, Villa Francioni, Villaggio Bassetti, Villaggio Conti, Vinhedos do Monte Agudo e Pericó), todas localizadas nos municípios de São Joaquim, Campo Belo do Sul, Urubici e Bom Retiro, com pousadas para todos os gostos e preço, deliciosos restaurantes, cafés e hotéis. Trata-se de uma expressiva amostra de uma das mais importantes regiões produtoras de vinho do Brasil. Ela leva o nome “Altitude” por estar no topo de uma cadeia de montanhas, terreno propício ao cultivo graças às características do solo.
A Vindima 2019 é realizada via Lei de Incentivo à Cultura, conta com patrocínio da Engie, Supermercado Zabot, Oxford e Lamar, e apoio do IFSC, Prefeitura Municipal de São Joaquim, Governo do Estado de Santa Catarina, BRDE, Sebrae, Souza Cruz, Terroir Villaggio, SESC, Aproserra e Bocatti. É uma realização da Vinhos de Altitude Produtores e Associados e da Secretaria Especial da Cultura – Ministério da Cidadania do Governo Federal.
José Eduardo Pioli Bassetti, além de proprietário da vinícola Villaggio Bassetti, é presidente da Associação Vinhos e Vinícolas de Altitude de Santa Catarina e com a experiência conquistada em duas décadas, prevê uma ótima safra de uvas este ano. Ele estima que até maio, quando se encerra a colheita, as vinhas de altitude terão produzido 1 milhão de quilos.
Este ano assinala o 20º aniversário dos primeiros plantios de parreiras nos campos de altitude da Santa Catarina. Cinco anos depois vieram os primeiros testes e, em 2005, os vinhos pioneiros, que evoluíram a ponto de o produto estar hoje nas gôndolas, restaurantes e casas especializadas de todo o Brasil. “Em 15 anos, nossos vinhos se tornaram referência em qualidade e ganharam prêmios nacionais e internacionais”, destaca Bassetti com entusiasmo, acrescentando que ele e sua Diretoria da Associação Vinhos e Vinícolas de Altitude de Santa Catarina, estão empenhados “na busca da nossa Indicação Geográfica, com o nome de registro ‘Vinhos de Altitude de Santa Catarina”.
Rio do Rastro Eco Resort – Serra do Rio do Rastro – Bom jardim da Serra, a beira do Aparados da Serra – Faz parte dos Roteiros de Charme do Brasil. O melhor endereço para se curtir a Vindima e o feriadão do carnaval. Tranquilidade, descanso, lazer, sossego e muito vinho.
NOVA PRESIDENTE DA SANTUR
Tomou posse a nova Presidente da SANTUR, órgão oficial de promoção turística de Santa Catarina, e que terá status de Secretária de Estado. Flavia Didomenico, graduada em Turismo e Hotelaria, com especialização em Turismo: Planejamento, Gestão e Marketing é a nova presidente e já atua no trade, tendo passado principalmente pela ramo horteleiro e terá a grande missão de desenvolver um setor que pode contribuir ainda mais com a economia do Estado. O caminho inicial é o fomento de ações integradas valorizando a vocação turística de cada região de SC. A posse aconteceu na tarde desta quinta-feira, nas dependências da na Secretaria de Turismo de Santa catarina, que ainda não foi extinta, pois tal matéria ainda não foi aprovada pelos deputados e caso as regiões turísticas se unam e pressionem seus deputados, uma vez que essa secretaria é estratégica, poderemos sim ter a nossa Secretaria de Turismo.
Flavia possui mais de 25 anos de experiência na área, é acadêmica, atuando como professora em cursos de ensino superior, e também com passagens nas áreas de hotelaria e alimentos e bebidas. A presidente da SANTUR também já realizou consultoria a municípios catarinenses na construção de políticas públicas de Turismo. Flavia assume o cargo ocupado desde 2011 por Valdir Rubens Walendowsky, conhecido e respeitado pelo trade nacional e internacional, considerado um dos grandes responsáveis pelo protagonismo de Santa Catarina, fazendo com que o estado seja por mais de 10 vezes o melhor destino turístico do Brasil.
Todavia o mestre Valdir Rubens Walendowsky não ficará um minuto fora do turismo. Sabiamente já foi convidado e aceitou. Ele assumirá, à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Balneário Camboriú, um dos principais destinos de Santa Catarina. Antes da Santur, Valdir foi diretor-executivo do Joinville Convention & Visitors Bureau entre 1999 e 2002. Em seguida, e até 2007, atuou como diretor de marketing da Santur. Em julho de 2007 assumiu a presidência do órgão até julho de 2010, quando foi empossado como secretário de Estado de Turismo; Cultura e Esporte; permanecendo no pasta até dezembro de 2010.
ILHA DO PAPAGAIO
Essa é para você que quer passar o carnaval ou o feriadão de Páscoa na Grande Florianópolis, só que não quer confusão, muvuca, trânsito… apenas lazer, alta gastronomia, vida mansa, sol, mar, água fresca, ostras… Trata-se da exclusiva Pousada Ilha do Papagaio. Uma Ilha só para você. A ilha faz parte do exclusivo Roteiros de Charme do Brasil. Faça tua reserva correndo pois restam pouquíssimas unidades.
FANPESC, SANTUR E DESTINO CERVEJEIRO
Falando nisso, a Fampesc foi recebida pela presidente da Santur, Flávia Didomênico, para tratar do produto Santa Catarina Destino Cervejeiro do Brasil. O encontro teve a presença do presidente da entidade, Alcides Andrade, da vice-presidente, Rosi Dedekind, além das lideranças do trade turístico e cervejeiro, Ricardo Stodieck (secretário de Turismo de Blumenau), Jeser Batista (Casa Verde Experiência Turística), Renildo Nunes (União Cervejeira), Roberta Kloppel (RDK Turismo) e Alan Claumann (Sebrae SC). O produto Santa Catarina Destino Cervejeiro do Brasil foi criado pelo Fampesc, com apoio do Sebrae, por meio do Grupo de Trabalho de Turismo Cervejeiro, ligado à extinta SOL. O projeto ganhou apoio da Santur em 2018 e foi lançado durante a Oktoberfest. Quatro regiões turísticas já possuem produtos sendo testados e comercializados, enquanto outras desenvolvem a ideia.
Meat Shop, a melhor parrilla no melhor endereço da Ilha da magia – Jurerê Internacional
PORTUGAL EM FLORIPA
Portugal é a bola da vez no turismo mundial. Teremos, se o governo fizer a parte dele, um super aeroporto ainda este ano e a TAP está com as “ASAS BEM ABERTAS” para o nosso destino. É por essas e outras que empresários se reúniram em Florianópolis para conhecer oportunidades de investimentos com Portugal. Palestrantes compartilharam experiências de negócios e ressaltaram os benefícios da internacionalização. O “Doing Business with Portugal”, aconteceu no Magestic Hotel e foi promovido pelo World Trade Center Joinville. Empresários de várias áreas da economia marcaram presença na reunião, interessados principalmente na internacionalização de seus negócios – alguns, inclusive, já no processo de prospecção com o país europeu.
Luciano Montenegro de Meneses (Presidente e CEO do World Trade Center Lisboa), Marcelo Viana Salomão (Sócio presidente de Brasil Salomão e Matthes Advogados), Josias Cordeiro da Silva (Presidente do World Trade Center Curitiba e Joinville), Hector Gusmão (Presidente e co-fundador da Fábrica de Startups Brasil) e Fernando Carvalho (Diretor da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal em São Paulo e Conselheiro Econômico e Comercial na Embaixada de Portugal no Brasil).
O objetivo do WTC é auxiliar e apoiar os associados no desenvolvimento de negócios, tanto em âmbito local quanto internacional. Esse trabalho é feito de várias formas, principalmente por meio de eventos de conteúdo relevante e inovador, assim como pela promoção de networking. O WTC é uma das mais importantes associações de executivos e empresários do mundo, e também a mais completa plataforma de negócios, com 330 unidades em 90 países. No Brasil, além do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, ele está organizado em São Paulo e Minas Gerais.
Hotel Fazenda Boqueirão, Resort de Campo, em Lages, a Princesa da Serra, já está lotado para o carnaval. Não é pra menos, é o ícone do turismo rural nacional. Mas já abriu as reservas para o feriadão da Páscoa.
PROGRAMA EMBAIXADORES DE EVENTOS
Foto: André Kopsch
Nesta quinta-feira (21/2), o Joinville e Região Convention & Visitors Bureau estreou mais uma novidade com o objetivo de fomentar o turismo de negócios e eventos da cidade, o Programa Embaixadores de Eventos de Joinville. A iniciativa inédita vai selecionar renomados profissionais de diversos segmentos, como saúde, educação, ciência, tecnologia, construção, cultura, esporte, entre outros, que atuarão como conexões junto às suas entidades de classe apresentando Joinville como opção de destino para a realização de congressos, conferências e outros eventos. Para o almoço de lançamento do Programa Embaixadores do Turismo, estavam presentes representantes de instituições de ensino superior e profissionalizante, de hospitais e entidades do setor de saúde, entidades esportivas e da área do Direito. O evento teve apoio da Expoville, Combray Gastronomia e Giga Eventos.
GESTÃO HOTELEIRA
O Grupo GJP (Guilherme Paulus) acaba de anunciar ao mercado uma novidade no pool de investimentos da companhia: a associação ao iBooking, software de gestão hoteleira para hotéis de pequeno e médio porte com função de distribuição inteligente e multicanal, além de controle financeiro e administrativo. A iBooking agora entra para o time de unidades de negócio da GJP no Brasil, que desde o ano passado está em busca de empresas de tecnologia na cadeia do Turismo com soluções tecnológicas, foco em inovações de mercado e crescimento acelerado. O iBooking é capaz de otimizar todas as atividades de um hotel de pequeno porte ou pousada, desde a fase de pré-venda às ações para fidelização dos seus hóspedes, além do channel manager, que conecta os estabelecimentos comerciais aos principais canais (OTA´s, operadoras, agências).
Pratas Thermas Resort & Convention. Descanso, lazer, gastronomia, águas termais e ainda às margens do Rio Uruguai. Uma ótima opção para o feriadão
JPA TRAVEL MARKET
Por ser o maior festival de turismo do Norte/Nordeste do Brasil,, despertando a curiosidade do mundo e faltando ainda oito meses para o evento, a 9ª edição do JPA Travel Market já apresenta números inéditos. Aproximadamente 80% do espaço físico já está vendido ou reservado, demonstrando um aumento considerável no interesse de empresas do setor para estarem participando desta edição. O volume negociado supera em 25% o mesmo período do ano passado. Os diretores atribuem a grande procura à internacionalização do evento, que na edição de 2018 ganhou um novo nome, trouxe fortes marcas internacionais e pela primeira vez recebeu buyers de outros países. Esse resultado indica que o JPA terá notoriamente um maior fluxo de negócios nesta edição.
Segundo Claudio Junior, diretor comercial do JPA Travel Market, “A tendência é de que a cada ano aumente a quantidade e qualidade dos agentes, operadores e buyers que visitam o evento, pois buscamos a cada dia crescer também sob este aspecto’’. Além da satisfação dos expositores, que estão renovando sua participação mais cedo graças ao bom resultado do ano anterior, novas empresas estarão participando pela primeira vez este ano. A lista parcial dos expositores encontra-se no www.jpatm.com.br. O evento ocorre nos dias 18 e 19 de outubro de 2019, no Centro de Convenções de João Pessoa e é exclusivo para profissionais do turismo.
Tambaú Hotel – João Pessoa – PB
AVIANCA VOLTA A CORDA BAMBA
O gigantesco cabide de empregos chamado ANAC, voltou a ter o direito de descredenciar aeronaves caso seja procurada por uma empresa de leasing de aeronaves, uma tarefa prevista na Convenção da Cidade do Cabo e que vinha sendo desrespeitada desde dezembro de 2018, quando a Avianca Brasil pediu recuperação judicial, deixou de pagar o aluguel de 46 aviões e conseguiu sucessivas decisões judiciais favoráveis à manutenção da frota. Com isso, a Anac agora pode receber pedidos de devolução de aeronaves por parte dos donos de aeronaves alugadas pela Avianca. A decisão foi tomada pelo desembargador Ricardo José Negrão Nogueira, da segunda câmara reservada de direito empresarial do Tribunal de Justiça de São Paulo, embora ainda não tenha havido qualquer solicitação até o momento.
ALPEN PARK
Foto: Daniela Villar
A prática de atividades esportivas em meio à natureza tem cada vez mais adeptos no Brasil, especialmente em locais adequados, com auxílio de profissionais capacitados e equipamentos de segurança. No Rio Grande do Sul, o Alpen Park é um dos parques que proporcionam diversas opções para quem busca adrenalina nas experiências ao ar livre, sem abrir mão da segurança. Localizado a poucos minutos do centro de Canela, na Serra Gaúcha, o empreendimento tem se destacado nos últimos quinze anos como referência em turismo de aventura e lazer. Entre suas atrações, o parque oferece atividades como tirolesa, arvorismo e quadriciclo. Na tirolesa, o percurso de ida possui 190 metros de extensão e 50 de altura, e o da volta, 110 metros de extensão e 40 de altura, ambas com vista para a paisagem exuberante da Serra Gaúcha. Por fim, há também os passeios de quadriciclo no Alpen Park, com todos os equipamentos de segurança e o auxílio de monitores treinados.
DESTAQUE NA HOTELARIA
Alberto Centrone, (a direita), presidente da Associação Brasileira de Resorts, recebeu a homenagem que a Revista Hotéis, que reconhece os esforços das empresas que trabalham para o setor hoteleiro e premiar aqueles que buscam a excelência nos serviços e produtos que oferecem. Nosso País, ao contrário do que acontece em muitos outros mercados, dá pouca atenção aos selos certificadores. Daí o papel das premiações que incentivam a inovação, a melhoria contínua de processos, a eficácia e eficiência das empresas. Parabéns a esse competente profissional.
INTERNACIONALIZAÇÃO DO PANTANAL
A presidente da Embratur, Teté Bezerra, recebeu o secretário de Desenvolvimento Econômico do Mato Grosso, César Miranda, e o secretário adjunto de Turismo, Jefferson Moreno, para debater ações para o avanço do turismo na região e possíveis iniciativas de promoção de todo o potencial do estado para o setor. Segundo Teté, o Ecoturismo é o principal segmento a ser desenvolvido e promovido no exterior, com grande apelo para mercados estratégicos, como a China. Neste cenário, o Pantanal, que também abrange o estado vizinho Mato Grosso do Sul, tem grande destaque e pode contribuir decisivamente para a internacionalização do estado. Leia mais aqui.
“O potencial do bioma no segmento Turismo de Natureza é reconhecido internacionalmente. É muito importante que o Mato Grosso e outros estados participem das ações de promoção que a Embratur promove no exterior para abertura internacional e a atração de mais estrangeiros para esses destinos”, explica. Além da presença nas feiras internacionais, a presidente defende que o estado esteja inserido nas plataformas digitais do Instituto que conectam o trade nacional e internacional para o fechamento de negócios, como o Visit Brasil Market Place, ambiente digital que pode ser considerada a versão digital das feiras de turismo atuais. A título de comparação, as feiras do segundo semestre de 2018 contaram com 145 vagas para participação de co-expositores nos espaços do Brasil. A expectativa de negócio é superior a US$ 116 milhões para os 12 meses subsequentes às participações.
Tomato Cucina & Vino
ISENÇÃO DE VISTO UNILATERAL
O Governo Federal tem pronta uma minuta de decreto presidencial que permite a isenção unilateral de vistos para turistas americanos, canadenses, japoneses e australianos. De acordo com o jornal Valor, os ministros do Turismo e das Relações Exteriores irão se reuniram nesta última quarta-feira (20) para debater os termos do decreto. Para a equipe jurídica do Turismo, o artigo da lei permite que a isenção unilateral de visto seja feita por meio de decreto, sem necessidade de um projeto de lei ou uma medida provisória para a provar a iniciativa.
Desde a decisão de adotar um sistema de vistos eletrônicos, os turistas dos países citados não necessitam ir a consulados para obter o documento. Entre novembro de 2017 e agosto de 2018, cerca de 200 mil vistos foram emitidos dessa maneira. Segundo o Ministério do Turismo, o governo deixou de arrecadar US$ 19,3 milhões, mas os turistas gastaram no mesmo período US$ 167 milhões no Brasil. Jamais os EUA irão matar esse galinha fantástica dos ovos de ouro. Continuaremos a pagar caro os vistos para entrarmos lá.
FÓRUM DE TURISMO DE NEGÓCIOS DO IGUASSU
Sabendo da importância do marketing digital nos dias de hoje e das ações e demandas que podem trazer bons resultados para negócios, o Fórum de Executivos de Turismo do Iguassu traz a consultora e professora de comunicação, Liliane Ferrari, para Foz do Iguaçu.E inclui apostilas e material de apoio, coffee break, almoço, certificado de participação emitido pela ESPM e estacionamento gratuito no Cataratas JL Shopping. As vagas são limitadas. Quem quiser mais informações pode entrar em contato pelo forum@iguassu.com.br ou whatsApp 45.99129-1104. O curso é baseado na experiência de Liliane Ferrari no mercado de comunicação. No workshop ela aborda a importância do conteúdo no Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest, entre outras plataformas, e alerta que não dá para focar só em uma rede social.
Estúdio RKS. Para quem quer estar super afinado antes, durante e depois de malhar. Um novo conceito de saúde e bem estar. Oferecem os serviços de Treinamento Funcional, Pilates, Quiropraxia, Massoterapia, Acupuntura, Nutrição e Psicóloga.
Venha conhecer mais essa novidade da Bolo da Madre! Com recheio de coco, ameixa e doce de leite cremoso, o Bolo de Noiva vem para trazer à memória os casamentos antigos e todas as suas emoções! – Bolo da Madre – São José – SC.
Cadê a ciclovia na via expressa de Florianópolis?