Férias Escolares: O que fazer com as crianças neste período

Férias Escolares: O que fazer com as crianças neste período

Já esta chegando o final das férias, aqui seguem nossas 15 dicas para recuperar o tempo perdido.

Começaram as férias e agora? Se as férias fossem suas com certeza levaria as crianças, mas do outro lado não existe esta opção. Muitos pais não têm férias neste período e, conciliar trabalho e diversão não é algo tão complicado assim. Nossa equipe preparou algumas dicas que podem ajudar muito. Afinal, existem os compromissos profissionais que nem sempre permitem a sua ausência. Mas organizando bem sua agenda diária, tenho certeza que vai sobrar aquele tempo para se dedicar pra família. Lembrando que: Não é a quantidade de tempo que você fica com a criança, é a qualidade e dedicação que você dá nos momentos em que estão juntos.
Normalmente as férias duram duas semanas, e se efetivamente não tem como se afastar do trabalho neste período o melhor é optar pela qualidade do tempo junto com a criança. Brincar ao acordar, na hora do almoço, no final de tarde, e aquela passeada recheada de coisas novas e diferentes, mesmo que sejam poucas mas vão fazer a diferença. O Final de semana também são de férias então faça dele um momento em que seu filho vire o protagonista e você o coadjuvante.

Quais são as opções para garantir a felicidade da criançada nas férias?

Inicialmente o melhor é observar o que seu filho mais curte, e também o orçamento que está disponível para as atividades.

1)Cinema

Desenho animado é tudo de bom e as opções de horários das sessões, neste período, tendem a aumentar. Quem sabe dar aquela esticadinha depois do almoço em família e curtir a sessão do início da tarde? Vale fazer uma hora extra depois. Ou quem sabe sair um pouco antes e curtir o filme no fim do dia? Aqui vão algumas dicas dos cinemas aqui na Grande Florianópolis com os filmes do momento – Os Incríveis 2 e Hotel Transilvânia 3

2) Vamos pescar?

Sabe o velho ditado: “Se deres um peixe a um homem faminto, vais alimentá-lo por um dia. Se o ensinares a pescar, vais alimentá-lo toda a vida”. Eis aí a oportunidade de ensinar valores como paciência, persistência, espírito de preservação, e muitos outros, além de viver momentos super divertidos ao lado do seu filho. Santa Catarina tem diversas opções e, na Grande Floripa você encontra oportunidades em trapiches, beira da praia, pesque-pague, rios,…

3) Vamos ao teatro

Teatro Pedro Ivo – OS SALTIMBANCOS

SOBRE O ESPETÁCULO: Uma das mais expressivas obras de teatro musical, dedicada ao publico infantil. Os Saltimbancos, narra as aventuras de quatro bichos que, sentindo-se explorados por seus donos, resolvem fugir para a cidade, e tentar a sorte como músicos. Cada qual bicho com sua personalidade. Esse super espetáculo promete encantar adultos e crianças, com suas musicas, e efeitos visuais, diversão garantida pra toda família. DATAS: 22/07/18  e  29/07/18 HORÁRIOS: 16:00 CLASSIFICAÇÃO:Livre

Educação Infantil Bailarinas do CELS

4) Parque de diversão

O Beto Carrero World inaugurou uma área temática do Hotweels e, com certeza, um dia inteiro de diversão neste mundo encantado é sensacional. Eles sempre estão com descontos e condições especiais para os catarinenses, com certeza, você pode dar uma espiadinha no site e conferir o que está programado para as próximas duas semanas.
Na Grande Florianópolis, o BrincaMundi também é uma opção cheia de diversão para os pequenos.

5) Passear nos parques

Contato com a natureza é algo muito importante. Aqui vão algumas dicas de onde passar um dia, uma tarde ou alguns momentos de muita diversão.

Parque Ecológico do Córrego Grande – Situado no bairro do Córrego Grande, região central de Florianópolis, o Parque Ecológico Municipal Prof. João David Ferreira Lima, mais conhecido como Parque Ecológico do Córrego Grande, ocupa uma área de 21,3 hectares, onde conta com uma infraestrutura diversificada para oferecer ao visitante mais uma alternativa na área de lazer em Florianópolis.

A grande atração do lugar são as trilhas ecológicas e acessíveis a todos. Resultado de uma parceria pública-privada, o projeto tem o objetivo de atender a todos com uma pavimentação ecológica, sem utilização de cimento. Ao longo da trilha, foram instaladas cordas-guia e placas com informações em inglês, espanhol, braile e libras. Ao todo, são 131 metros em meio à mata nativa com mais de 100 espécies de árvores identificadas.

Parque Projeto Tamar – Para minimizar os efeitos predatórios da pesca sobre as tartarugas marinhas, o Projeto TAMAR instalou em 2005 a sua base na região, na praia da Barra da Lagoa, distante 25 km do centro de Florianópolis, na costa leste da ilha.

O Museu do TAMAR, também implantado na área da base, auxilia no trabalho de conscientização e educação ambiental de visitantes, comunidades e pescadores. Conta com infraestrutura que inclui cinco tanques de observação com exemplares de quatro das cinco espécies de tartarugas marinhas que desovam no Brasil, sala de video e exposições, espaço infantil e loja para venda de produtos TAMAR.

Rua Professor Ademir Francisco s/n, Barra da Lagoa.
Telefone: (48) 3236-2015
E-mail: tamarsul@tamar.org.br

Aberto todos os dias, incluindo feriados das 9:30 às 17:30

6) Circo

Está a fim de dar boas gargalhadas e se impressionar com o globo da morte?  A diversão é garantida nas sessões do Circo Vostok, instalado no estacionamento do Shopping Itaguaçu aqui na Grande Florianópolis. Uma opção a mais durante a suas férias da garotada e, vamos combinar, quem aí não gosta de mágica, palhaço, e um lindo espetáculo.

7) Brinquedos de material reciclado

Hei, tenho certeza que você explorou e vasculhou a internet em busca de uma opção de brinquedo com materiais reciclados para uma das nossas tarefas de casa neste primeiro semestre. Que tal buscar alguns dos brinquedos que você não fez e criar ele novamente junto com seu filho? Criatividade e trabalho em família fazem muito bem para o desenvolvimento das crianças. Deixe ele sugerir, faça com tempo, procurem os reciclados juntos. Tenho certeza que a brincadeira será fantástica quando terminarem a criação!
Brinquedos de material reciclados

8) Visita à biblioteca

Estimule-o a ler! Ensinar o valor de um livro, uma boa história, jogos diferentes, … Ir à biblioteca é um passeio maravilhoso e cheio de descobertas.

9) Encontro de amigos em casa

Sim, as famílias também podem compartilhar dos momentos de férias. Um dia num amigo, outro dia no outro. Mas não pense que a casa do amigo é escola, ligar para ver como seu filho está é também oportuno.

10) Piquenique em Família ou com amigos

Em Palhoça, o Lago e o Espelho D’água no Passeio Pedra Branca são opção que também podem ser muito divertidas para as crianças, especialmente se você arrumar uma lancheira e incluir um piquenique no intervalo das brincadeiras.

Piquenique no parque é coisa do CELS

11) Passeio de transporte urbano

Seu filho já andou de ônibus? O que pra nós pode ser comum, para eles pode ser uma descoberta e tanto. Por mais rico que uma família possa ser uma hora sempre poderá ser necessário utilizar este meio de transporte e, nada melhor que conhecer desde cedo. Além disso, ele também descobre novos lugares, ativa seu senso de direção, observa comportamentos,…

12) Plantar algo que eles possam ver crescer

Ensinem suas filhas e filhos a plantar, colher e entenderem a diferença entre um pé de alface e um pé de couve. Você pode não acreditar, mas por falta de ensinamentos básicos muita criança se cria achando que leite é um produto que nasce em caixas. Isso não é engraçado, é um efeito da falta de contato com a natureza e com aquilo que nos rodeia.

13) Dia da guloseima em família

Férias é também tempo de dar aquela escapadinha da alimentação regrada. Que tal aproveitar o friozinho e fazer um delicioso fundi de frutas com chocolate, uma noite da pizza, pipoca doce e brigadeiro de colher para uma sessão de cinema em casa, e até mesmo aproveitar o tempo para fazer junto com seu filho aquela receita da vovó – bolinho de chuva e bolo de chocolate. O importante é não fazer disso uma rotina, pois 15 dias de guloseimas não será nada saudável!

14) Caça ao tesouro dentro de casa

Quer fazer uma atividade onde a criança tem que colocar a “caxola” pra funcionar ao decifrar as pistas que levam direto ao tesouro. Uma aventura onde você pode fantasiar as crianças, criar mapas, prêmios em casa etapa e um baú do tesouro com alguma surpresa legal. Essa atividade pode durar horas ou minutos, tudo depende da idade e da quantidade de pistas que eles terão que decifrar antes de encontrar o prêmio final. Uma coisa é certa, a diversão é garantida!

15) Colônia de Férias

Aqui no CELS as crianças que frequentam o turno integral possuem acesso livre à Colônia de Férias. Brincadeiras, filmes, atividades diferentes, contação de histórias, aula de culinária, e muito mais. São momentos únicos que encantam os pequenos, e totalmente diferentes dos dias tradicionais de aula. O CELS funciona de janeiro a janeiro e, se você está pensando em ter esta tranquilidade, aproveite as últimas vagas para o 2º semestre e traga seu filho para o Centro Educacional Lívia Salgado. Conheça nossa estruturanosso sistema de ensino e tudo que podemos oferecer para que seu filho tenha uma educação de qualidade, vivendo experiências únicas. Aqui se aprende brincando!

Tecnologia ou diversão

Ah, antes de encerrar fica mais uma dica. O importante é que nas férias escolares do seu filho a rotina dos momentos divertidos seja modificada. Não deixe as férias passarem despercebidas pelos seus pequenos. Esses pequenos detalhes farão toda diferença, afinal, o que será que ele vai falar para os colegas na volta às aulas? Sobre jogos no tablet, no celular e no computador? Sim, a tecnologia é legal, mas lembre-se que as crianças da educação infantil tem um mundo de possibilidades para descobrir e explorar fora das telas.
Tecnologia na infância é discutido na escola CELS em Palhoça

*Monte um calendário de férias ou tenha aquele diálogo sobre o que fazer no dia seguinte. Deixe as crianças participarem ativamente deste momento, afinal quem está de férias é ela!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *