Capacitação em LIBRAS para a Polícia Militar em Santa Catarina

Acessibilidade a comunidade surda para um atendimento de correto e de qualidade desde a um ocorrência ou acidente e aos atendimentos nos próprios serviços.

O empenho da Vereadora Cristina de Sousa (PRB SJ), para difundir a Língua Brasileira de Sinais/LIBRAS, a reivindicação mais desejada da Comunidade Surda, ganhou novo avanço e se mantendo no pioneirismo na acessibilidade comunicacional.
Na quarta-feira, dia 07 de fevereiro, no Comando Geral da Polícia Militar de Santa Catarina/PMSJ, uma reunião articulada pela Parlamentar josefense, devido a parceria já existente desde o ano de 2017, com o Cel Araújo Gomes, onde foram feitos vídeos em LIBRAS que garante uma comunicação mais fácil e ágil pelos militares durante o Atendimento Emergencial aos surdos, com a participação do prof dr. Deonísio Schmitt, representando a UFSC, oficializaram a intenção de Capacitar toda a Corporação PMSC em LIBRAS.

Prof. Dionísio ver Cristina de Souza e o Cel. Araújo Gomes

A iniciativa partiu do Ten Cel Eduardo Gonçalves Comandante do 7º BPM em São José, quando convidado à participar da Aula Inaugural da Capacitação em LIBRAS para a Guarda Municipal de São José, no dia 29 de agosto – outra estruturação bem sucedida acertada pela parceria entre Gabinete da Vereadora Cristina de Sousa PRB SJ e o curso de Graduação de Letra-LIBRAS da UFSC, pelo Prof Dr. Deonísio Schmitt para o Projeto de Extensão da GMSJ. Ganhando aprovação entusiasmada do Comandante Geral da Polícia Militar de Santa Catarina, Coronel Araújo Gomes.
O projeto de extensão entre UFSC e PMSC, facilitado pela Vereadora Cristina de Sousa PRB SJ, foi estruturado para que as aulas sejam ministradas de forma concentradas, atendendo as considerações que o Comandante Geral da PMSC, Cel Araújo Gomes apontou com a finalidade de facilitar a organização das Escalas de Trabalho dos participantes.
A Capacitação em Libras para a PMSC, iniciaram no dia 11 de junho, no Auditório do 4BPMSC, local onde serão realizadas as aulas nas terças e quintas-feiras, das 14 horas às 18 horas e 30 minutos, com uma turma de 30 alunos, ministrado pelo acadêmico surdo de Letras-Libras/UFSC André Luiz Conceição, mesclando policiais da Rádio Patrulha, Setor de Trânsito, PROERD entre outros departamentos.
Para tanto, foi aberto um Edital no site oficial, para que os interessados em participar deste curso, aclamado pelos policiais e oficiais militares presentes na Aula Inaugural, como “uma das melhores iniciativas já oferecidas a Corporação”, possam validar pontos de acordo com o Regimento Interno da Polícia Militar de Santa Catarina. Ao final, farão uma avaliação para medir o impacto “na ponta” dos atendimentos, e caso necessário, farão adequações e/ou alterações para melhorias.
Diante disto, nasceu a ideia de entregar aos militares que concluírem essa capacitação, uma insígnia para ser usada em serviço, para que os surdos possam identificar e obterem um atendimento satisfatório, igualitário e humanizado. O símbolo a ser identificado nesta condecoração, será definido pela Corporação Militar e Comunidade Surda catarinense, com mediação da Vereadora Cristina de Sousa PRB SJ.
(foto prof dr Deonísio Schmitt, Vereadora Cristina de Sousa e Coronel Araujo Gomes)

Policiais Militares de São José são capacitados em LIBRAS

Seguindo o comprometimento da Vereadora Cristina de Sousa, em parceria com o Doutor Deonísio Schmitt, rumo a acessibilidade comunicacional para com os surdos em São José, nesta terça-feira, dia 26 de março, foram realizadas as Aulas Inaugurais da Capacitação em Libras para o 7º Batalhão de Polícia Militar de São José, em dois horários às 15 horas e às 19 horas.
Foram duas turmas com 30 alunos em cada, ministradas pelos acadêmicos surdos da Graduação em Licenciatura de LIBRAS da UFSC André Luiz Conceição e Alessandra Alemão. As aulas no 7BPM SJ se realizaram em três dias da semana, nas 3ª, 4ª e 5ª feiras, das 15 horas às 18 horas e das 19 horas às 22 horas, mais concentrada para otimizar a acessibilidade comunicacional no efetivo em São José, totalizando 60h/a.


Na turma vespertina, praticamente 100% dos alunos foram policiais militares. Já na turma da noite foram abertas vagas para os familiares dos policiais, com o objetivo de favorecer na prática a aprendizagem e a retenção da nossa segunda língua oficial do Brasil.
(foto do professor André dando aula)

Foco no atendimento igualitário para os surdos

Seguindo com a reconhecida atuação da Vereadora Cristina de Sousa (PRB), que em parceria com o prof. Dr. Deonísio Schmitt, Chefe do Departamento de Libras da UFSC, na segunda-feira, dia 11 de março às 19 horas, foi realizada a Aula Inaugural da Capacitação em Libras para o 10º Batalhão de Bombeiros Militares de São José, no Setor de Treinamentos do Quartel, contando com a presença de autoridades.

Aula inaugural no 4 Batalhão de Florianópolis

Nessa primeira etapa de Capacitação dos Bombeiros Catarinenses, contemplou apenas os integrantes do efetivo do 10 BBM, com adesão de 42 inscritos, entre Bombeiros Militares, Comunitários e Guarda-vidas, e segundo o Ten Cel Cardoso, Comandante do 10º Batalhão de Bombeiros Militares de São José, durante seu pronunciamento elogiou os alunos que voluntariamente se inscreveram e “escolheram se comprometer para fazer o algo a mais, além do já esperado por aqueles que se identificam com a atuação de bombeiro, sendo militar ou civil, para não apenas qualificar o atendimento durante ocorrências aos surdos, como também melhorarem como pessoas”.
A Parlamentar Josefense, Cristina de Sousa agradeceu todas as Instituições que abriram as portas para trazer a acessibilidade comunicacional aos surdos, que entenderam a importância do atendimento humanizado, respeitando a comunicação, através da aprendizagem em Libras, que é a 1ª língua oficial dos surdos no Brasil.
“Se posicionar no lugar do outro, ainda é a melhor forma de sabermos o que precisam!”, salienta a Vereadora Cristina de Sousa – Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência/PcD da Câmara Municipal de São José/CMSJ e aluna nesta Capacitação.
(foto self na aula inaugural no 10BPM SJ)

Texto e fotos: Alana Grando Rauen

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *