Encatho & Exprotel, essa 34° edição aborta o tema: Pessoas, Gestão e Experiências

Pessoas, Gestão e Experiências é o tema central do 34º Encatho & Exprotel

O ano de 2023 promete ser o ano de recuperação total do turismo após a pandemia. Os dados mostram que já no primeiro semestre de 2023 as micro e pequenas empresas devem atingir o patamar de estabilidade e, consolidar o crescimento, com patamares pré-crise até o fim do ano.  

O estudo realizado pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas mostra ainda que entre os setores que saem na frente nessa recuperação estão os meios de hospedagens, transporte aéreo e aluguel de bens móveis. Por outro lado, a preocupação fica com os altos custos da rede hoteleira que, mesmo sem hóspedes, mantém uma estrutura de funcionários que, se mal administrada, pode custar a vida de um empreendimento. 

Pensado para profissionais e empresários do turismo

Foi pensando justamente em auxiliar os empresários do macrossetor turístico a obter o melhor retorno, administrando seu negócio através de uma gestão eficiente, com pessoas motivadas e preparadas para fornecer as melhores experiências, que a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina – ABIH-SC, realiza de 08 a 10 de agosto, no CentroSul, em Florianópolis, a 34ª edição do Encatho & Exprotel, o maior encontro de Hoteleiros do Sul do país.

Toda essa movimentação econômica exige preparação tanto da alta direção, quanto dos profissionais que compões a liderança dos diversos setores de um estabelecimento. Nos últimos anos o mercado consumidor e suas exigências mudaram muito. As experiências vividas em um destino já não são as mesmas e todas essas tendências trazem novas oportunidades e formas de se fazer turismo, mas também novos desafios tanto para profissionais quanto para negócios, que devem estar atualizados e adaptados às melhores práticas.

Pessoas, Gestão e Experiências

Pessoas são o centro de tudo

A tríade do sucesso dos empreendimentos ligados ao turismo. As pessoas, independente do segmento, precisam estar sempre no centro de tudo. Sejam clientes ou colaboradores. Uma pesquisa da Harvard Business Review mostrou que colaboradores satisfeitos são 31% mais produtivos, 85% mais eficientes e 300% mais inovadores.

Outro item que ganhou destaque durante a pandemia e envolve tanto os consumidores quanto funcionários, é a saúde. Tanto a saúde física quanto a saúde mental, passaram a fazer parte das estratégias das organizações e também prometem ser um dos destaques quando o assunto é pessoas.  

Gestão é o coração da empresa

Já a gestão, é o coração da empresa. É uma habilidade que a maioria dos empreendedores aprenderam de forma prática, em campo. Ser um bom gestor pode ser um desafio. É preciso ter a visão do todo. Mas a resposta para o fechamento de muitas empresas na pandemia foi a má gestão, tanto de recursos quanto de processos. Aprender sobre indicadores de negócios, gestão de resultados e controle é outro destaque que não pode ficar de fora.

Por mais Experiências felizes

Fechando esse triangulo vem a experiência do consumidor. Estudos comprovam que ter experiências diferentes traz mais felicidade do que comprar bens e, após o período de confinamento, as pessoas estão buscando por experiências fora do comum. Explorar lugares, comer coisas diferentes, praticar esportes radicais ou ter apenas mais contato com a natureza. Independentemente do que o cliente procura, a forma como cada um interage é complexa e diversa, por isso a qualificação das pessoas para operar tudo isso de forma a encantar é o grande diferencial.

Capacitação e oportunidade de negócios

O diretor-presidente da ABIH-SC, Rui Schurmann, lembra que o Encatho & Exprotel é um evento gratuito. “Três dias para que os hoteleiros e profissionais de setor possam se preparar, se atualizar e realizar bons negócios. Temos uma educação focada para o consumo. Aqui os profissionais aprender a fazer uma melhor gestão de produtos para reduzir custos e aumentar a eficiência, e o empresário tem em um mesmo espaços, inúmeras opções em produtos e serviços que se adaptem à realidade de cada empreendimento. Capacitação é o primeiro passo para o sucesso empresarial”, enfatiza Rui.

Para Josiane Castilhos, uma das responsáveis pela programação do evento, o evento é bem completo no que se refere a programação técnica. “São palestras, painéis, Simpósio de Governança, Fórum, além de salas de capacitação e reuniões de entidades do trade. São 3 dias com opções para profissionais de diferentes áreas do negócio, distribuídos ao longo do dia. Sem desculpas para não estar presente”.

34º Encatho & Exprotel

Para Juliana Bossi Castro, responsável pelo Encatho, o evento é muito mais do que qualificação e negócios. “O Encatho & Exprotel tornou-se um importante espaço para reunir lideranças nacionais para discussão de novos produtos turísticos, apresentação de serviços e soluções, e relacionamento com os atuais clientes. A visibilidade proporcionada e a qualidade do público participante fazem do evento o melhor ponto de encontro para quem atua no mercado turístico, sejam profissionais, fornecedores ou lideranças públicas e empresariais”, reforça.

O evento chega na sua 34 edição, mostrando solidez e compromisso com resultados. Na última edição passaram pelo evento, 3024 pessoas, vindas de 205 cidades, 15 estados e dois países. A ampla programação contou com mais de 40 especialistas e, na área de exposição foram 50 empresas representando mais de 300 marcas. Foram 15 reuniões de entidades do trade e autoridades, mostrando a união do público com o privado, em todas as esferas, do regional ao nacional. Um evento que faz parte da agenda de pessoas ávidas por novidades, conhecimento, networking e bons negócios.

Para saber como sua empresa pode participar, tanto na área de exposição, quanto nas salas de capacitação, basta solicitar informações ou reservar o seu espaço, entre em contato com Juliana Bossi Castro pelo e-mail comercial@abih-sc.com.br ou WhatsApp (48) 98843-7659.

Lembrando que as inscrições para o evento são gratuitas e serão liberadas em breve no site www.encatho.com.br

Serviço:

O que: ENCATHO & EXPROTEL

Quando: 8 a 10 de agosto

Onde: CentroSul – Florianópolis

Quanto: Entrada Gratuita

Informações: www.encatho.com.br  

Realização: ABIH-SC