O Procon de São José está de olho nos abusos praticados no comércio em tempos de Páscoa

Procon aponta diferença de 59,13% no chocolate da Páscoa

Levantamento de preços tem objetivo de combater abusos no comércio e evitar prejuízos ao orçamento do consumidor

O Procon de São José está de olho nos abusos praticados no comércio em tempos de Páscoa. Numa barra de chocolate, a diferença de preços entre um estabelecimento e outro chega a 59,13%, variando de R$ 3,45 a R$ 4,99 o preço da unidade 80 gramas. Nos ovos de Páscoa, a diferença também foi considerada significativa pelos fiscais do Procon, chegando a 44,51%. As caixas de chocolates também apresentam 47,09%.

Em defesa do consumidor, o Procon fez um levantamento detalhado dos valores dos itens mais procurados O objetivo é garantir que os preços praticados pelos principais supermercados do Município estejam de acordo com as normas do Código de Defesa do Consumidor.

O órgão visitou e solicitou a tabela detalhada com os preços do ano passado e deste ano, para analisar se houve aumento abusivo. “A variação pode representar uma diferença significativa no orçamento do consumidor. Sugerimos aos consumidores que façam uma pesquisa de preços antes de comprar os produtos de Páscoa”, alertou o diretor do Procon de São José, Cesar Vieira Filho.

O Procon também fez um paralelo entre valores da Páscoa passada com a atual. Foi identificada uma variação de até 71,67% em alguns produtos.

A tabela com as informações levantadas pelo Procon será publicada no site da prefeitura, facilitando o acesso dos consumidores às informações.–

Secretaria de Comunicação Social

Prefeitura de São José

www.pmsj.sc.gov.br