Regata tem largada no Balneário São Miguel e contorna fortalezas e ilhas
O município de Biguaçu receberá neste sábado (23), o Desafio das Fortalezas, uma regata de percurso médio que passa entre as fortalezas construídas no século XVIII e que formavam o sistema defensivo da barra norte da Ilha de Santa Catarina.
A largada acontece às 12h no Balneário São Miguel e percorre toda a orla da praia. Em seguida segue em direção a Fortaleza de Santo Antônio dos Ratones, na ilha de Ratones Grande, passa em uma boia em frente a Fortaleza de São José da Ponta Grossa, em Florianópolis, contorna a Fortaleza de Santa Cruz, na ilha de Anhatomirim em Governador Celso Ramos e retorna até São Miguel.
O percurso tem aproximadamente 15 milhas náuticas e é aberto a todos os tipos de catamarãs. A chegada, com premiação, é prevista para aproximadamente 17h, conforme condições de navegação. A classificação final é definida por meio de rating.
O Desafio das Fortalezas tem duas opções de percurso. O tradicional, indicado para velejadores mais velozes e experientes, passa nas três fortalezas do sistema defensivo da barra norte de Florianópolis e retornam ao local de largada. O segundo percurso, recomendado para velejadores menos experientes ou aqueles que velejam em barcos mais lentos e antigos, proporciona ao velejador escolher o tamanho da sua aventura. Nesse desafio alternativo, o percurso da regata passa apenas nas fortalezas que se encontram em ilhas, como a Fortaleza de Santo Antônio de Ratones na ilha de Ratones Grande e a Fortaleza de Santa Cruz na Ilha de Anhatomirim.
O evento é patrocinado pela Neokai, Decathlon e Mano’s Comunicação Visual, com apoio dos restaurantes que integram a Rota Gastronômica de São Miguel, Toncat, Isso Xtreme e Federação Náutica Catarinense (FNC). A regata tem apoio institucional da Prefeitura de Biguaçu e do Governo do Estado através da Agencia de Desenvolvimento do Turismo (Santur).
O local de largada e chegada tem entrada gratuita. Inscrições para velejadores e mais informações sobre o evento podem ser acessadas no site www.desafiodasfortalezas.com.