Brasil é o 2º destino de sol e praia do mundo

Brasil é o 2º destino de sol e praia do mundo que mais chama a atenção dos turistas dos EUA


Pesquisa encomendada pela Embratur mostra que campanha “Visit Brazil. A wow experience” posicionou o país entre as principais opções dos turistas americanos

O Brasil é o segundo destino de sol e praia do mundo que mais desperta o interesse do cidadão norte-americano. A conclusão vem de uma pesquisa encomendada pela Embratur, logo após a veiculação da campanha publicitária “Visit Brazil. A wow experience”, que ocupou as ruas, TVs e Internet americanas entre os meses de maio e junho de 2022.
 

Entre os 2 mil norte-americanos ouvidos pela pesquisa, 86% (8 em cada 10) dizem já ter realizado viagens para outros países e 89% afirmam pretender viajar internacionalmente. Quando o tema da viagem se refere a destinos de sol e praia, o México (17%) lidera a preferência dos entrevistados, com o Brasil na segunda posição (7%) entre os países estrangeiros — o próprio EUA é citado por 9%.
 

A pesquisa foi realizada com pessoas com idade a partir de 30 anos, das cidades de Washington, Nova York, Los Angeles, Dallas e Houston, praças em que a campanha da Embratur foi veiculada. A margem de erro no total da amostra é de 2,2 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%.
 

“Nossa campanha teve o objetivo de promover o Brasil em um dos mercados mais importantes para o nosso turismo. Essa pesquisa comprova a assertividade das ações da Embratur e soma-se a outros dados importantes: só em OTA’s (Agências de Viagens Online) nossa campanha gerou acréscimo de US$ 3,7 milhões em viagens de norte-americanos ao Brasil “, comemora o presidente da Embratur, Silvio Nascimento.
 

Outro dado importante sobre o entusiasmo dos norte-americanos com o Brasil é que 21% dos viajantes que afirmaram ter visitado o país nos últimos cinco anos, quase metade (48%) pretende voltar ainda no ano de 2022.
 

A imagem que possuem do Brasil é positiva para 64% dos turistas e regular para 24%. Entre quem viu a campanha da Embratur sobre turismo no Brasil, a imagem positiva do país sobe para 85%, representando aumento de 21 pontos percentuais.
 

Além do evidente efeito de percepção do Brasil como possível destino da próxima viagem, a campanha “Visit Brazil. A wow experience” traz resultados práticos de movimentação da economia. Ela gerou, por exemplo, um acréscimo de US$ 3,7 milhões em viagens ao Brasil a partir dos Estados Unidos — dados computados apenas por meio de agências on-line. Além disso, foram mais de 3 milhões de visualizações dos vídeos da campanha nas redes sociais do Visit Brasil e 44 milhões de acessos ao site do Visit.
 

A peça registrou, na TV, 24 milhões impactos — medição utilizada para indicar uma estimativa de quantas vezes as peças foram visualizadas pelo público. Em mídia exterior foram 24 milhões de impactos e mais 80 milhões no conteúdo na internet.
 

A campanha

Entre os meses de maio e junho, a Embratur, em parceria com o Sebrae, trabalhou a marca Brasil em cinco praças totalmente diferentes em termos de interesse e cultura: Nova York, Los Angeles, Dallas, Houston e Washington.
 

A campanha “Visit Brazil. A wow experience” ocupou painéis estratégicos nas cidades, como, por exemplo, na icônica Times Square em Nova York. Mas as ações se estenderam também a peças para TVs abertas e fechadas, redes sociais, banners em sites especializados em turismo, branded content em portais, companhias aéreas e imprensa em geral.
 

De fácil entendimento e usual nos Estados Unidos, as interjeições tipicamente americanas deram à campanha um tom descontraído e de proximidade. Além do “wow”, também estiveram presentes expressões como “yummy”, “oooohhhh”, “yee-haw”, “woo-hoooo”, com as quais a Agência trabalhou particularidades dentro do turismo brasileiro (sol e praia, gastronomia, natureza e cultura) e dentro das especificidades de cada público.
 

A pesquisa encomendada pela Embratur também abordou a linguagem da campanha. Ao atribuírem notas de 1 a 5, em que 1 era “Nada” e 5 era “Muito”, as notas médias dos norte-americanos foram, em geral, altas e iguais ou acima de 4,0. A maior nota média foi de 4,3 para a facilidade de compreensão das peças.

Turistas dos EUA
Foto: Marco Ankosqui/MTur
Embratur
Crédito de imagem divulgação

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *